UPE 2014

Entre os vários fenômenos atmosféricos que ocorrem no Brasil, a geada é um dos que causam muitos prejuízos, principalmente com relação à agricultura e à economia do país. Muitas vezes, o impacto social e econômico pelos danos das geadas é significativo, uma vez que envolve fatores, tais como a produção e o preço de alimentos.
ALGARVE, Viviane Regina. Geadas no Brasil. São José dos Campos: INPE, CPTEC, S/D.

 

Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:

 

I. As geadas ocorrem em qualquer época do ano, desde que haja uma inversão térmica de forte intensidade agindo na Região Sudeste do Brasil.
II. Geralmente, a massa de ar frio polar começa a atingir o sul do Brasil no mês de abril, prolongando-se até o mês de outubro, embora, em algumas localidades serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, possam ocorrer geadas em outros meses.
III. A geada caracteriza-se pela ocorrência de temperaturas do ar abaixo de 0°C, com a formação de gelo nas superfícies expostas, como pode acontecer no Agreste de Pernambuco e até nas áreas mais elevadas do Sertão do São Francisco.
IV. A intensidade de uma geada varia e pode ser forte quando resulta da associação da incursão da massa Polar Atlântica sobre o continente, seguida de perda noturna de energia pela superfície por causa da emissão de radiação infravermelha para o espaço.

 

Está(ão) CORRETA(S) apenas

Escolha uma das alternativas.