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Exercícios de Literatura

Listagem de exercícios

UPE 2014

TEXTO 1

 

JOÃO GRILO – Padre João! Padre João!
PADRE (aparecendo na igreja) – Que há? Que gritaria é essa?
CHICÓ – Mandaram avisar para o senhor não sair, porque vem uma pessoa aqui trazer um cachorro que está se ultimando para o senhor benzer.
PADRE – Para eu benzer?
CHICÓ – Sim.
PADRE (com desprezo) – Um cachorro?
CHICÓ – Sim.
PADRE – Que maluquice! Que besteira!
JOÃO GRILO – Cansei de dizer a ele que o senhor não benzia. Benze porque benze, vim com ele.
PADRE – Não benzo de jeito nenhum.
CHICÓ – Mas, padre, não vejo nada demais em o senhor benzer o bicho.
JOÃO GRILO – No dia em que chegou o motor novo do Major Antônio Morais, o senhor não benzeu?
PADRE – Motor é diferente, é uma coisa que todo mundo benze. Cachorro é que eu nunca ouvi falar.
[...]
JOÃO GRILO – Eu disse que uma coisa era o motor e outra o cachorro do Major Antônio Morais.
PADRE – E o dono do cachorro de quem vocês estão falando é Antônio Morais?
JOÃO GRILO – É. Eu não queria vir, com medo de que o senhor se zangasse, mas o Major é rico e poderoso e eu trabalho na mina dele. Com medo de perder meu emprego, fui forçado a obedecer, mas disse a Chicó: o padre vai se zangar.
PADRE (desfazendo-se em sorrisos) – Zangar nada, João! Quem é o ministro de Deus para ter direito de se zangar?
Falei por falar, mas também vocês não tinham dito de quem era o cachorro.
SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. 31 ed. Rio de Janeiro, 1992.

 

TEXTO 2

 

Ardor em coração firme nascido!
Pranto por belos olhos derramados!
Incêndio em mares de água disfarçado!
Rio de neve em fogo convertido!

 

Tu, que um peito abrasas escondido,
Tu, que em um rosto corres desatado,
Quando fogo em cristais aprisionado,

Quando cristal em chamas derretido.

 

Se és fogo, como passas brandamente?
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai! Que andou Amor em ti prudente.

 

Pois para temperar a tirania,
Como quis que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu parecesse a chama fria.
MATOS, Gregório de Matos Guerra. Antologia poética. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.

 

TEXTO 3

 

[...]
Já no largo Oceano navegavam,
As inquietas ondas apartando;
Os ventos brandamente respiravam,
Das naus as velas côncavas inchando;
Da branca escuma os mares se mostravam
Cobertos, onde as proas vão cortando
As marítimas águas consagradas,
Que do gado de Próteu são cortadas.

 

Quando os Deuses no Olimpo luminoso,
Onde o governo está da humana gente,
Se ajuntam em concílio glorioso,
Sobre as cousas futuras do Oriente.
Pisando o cristalino Céu fermoso,
Vem pela Via Láctea juntamente,
Convocados, da parte de Tonante,
Pelo neto gentil do velho Atlante.
[...]
CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. 4. ed. - Lisboa: Instituto Camões, 2000.

 

Sobre os textos 1, 2 e 3, analise as afirmativas a seguir e coloque V nas verdadeiras ou F nas falsas.

 

( ) Os três textos, segundo a visão aristotélica dos gêneros literários, pertencem ao gênero dramático, pois apresentam diálogos em linguagem coloquial, apenas sofrendo diferença no tocante às questões temáticas.
( ) O texto 1, fragmento do Auto da Compadecida, do escritor paraibano, radicado no Recife, conforme indica a própria palavra “Auto” pertence ao gênero dramático, ao passo que o texto camoniano revela-se pela temática e pelo lirismo, com traços de dramaticidade.
( ) O texto 2 apresenta uma perspectiva contraditória do sentimento amoroso e pertence ao gênero lírico. Caracteriza-se também como Barroco por apresentar-se rico em figuras de linguagem, tal como paradoxos, nos versos 3 (três) e 4 (quatro) da primeira estrofe, e metáforas, nos versos um e dois da terceira estrofe
( ) Em Auto da Compadecida, há o resgate da cultura popular, tendo em vista que João Grilo é uma personagem da Literatura de Cordel, que passa a integrar a dramaturgia do autor paraibano, valendo-se do processo de intertextualidade, muito usado pelos autores contemporâneos.
( ) Os três textos, pelas características estéticas que os compõem, pertencem, respectivamente, aos gêneros dramático, lírico e épico e foram produzidos nos séculos XX, XVII e XVI, sendo, portanto, integrantes dos Movimentos Armorial, Barroco e Classicismo.

 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

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