UPE 2016

As células, menores unidades estruturais e funcionais de um ser vivo, foram descobertas pelo cientista inglês Robert Hooke em 1665 e são consideradas a base do estudo da Biologia. Nesse sentido, teorias foram formuladas para explicar a origem e a evolução das células eucarióticas e procarióticas. Entre estas, destaca-se a teoria endossimbiótica, cuja hipótese sugere que as mitocôndrias e os cloroplastos são descendentes de organismos procariontes autotróficos, que foram fagocitados por outras células e passaram a viver em simbiose.

Com base nessa teoria, sobre os cloroplastos e as mitocôndrias, analise os itens a seguir:

 

I - São organelas que nas células das plantas e dos procariotos mantiveram o mesmo mecanismo de síntese proteica, provavelmente porque foram originadas a partir de organismos procariotos.

II - Assemelham-se a bactérias em tamanho e função, além da semelhança genética e bioquímica, o que sugere que possam ter ancestrais eucarióticos.

III - Possuem material genético próprio sob a forma de DNA ou RNA, sendo capazes de fazer sua replicação, independentemente da replicação nuclear.

IV - Possuem macromoléculas, que se associaram ao seu próprio sistema de membranas internas, originando os precursores das células primitivas.

V - Apresentam ribossomos próprios, semelhantes aos ribossomos procarióticos e, portanto, diferentes daqueles encontrados em uma célula eucariótica.

 

Estão CORRETOS apenas

Escolha uma das alternativas.