UPE 2016

Considerando os textos abaixo, analise as afirmativas a seguir:

 

Número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060, diz IBGE Amparado pela maior expectativa de vida, o número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060, confirmando a tendência de envelhecimento acelerado da população já apontada por demógrafos.

BBC Brasil, 29 ago. 2013.

 

Brasil cai 27 posições e ocupa 58ª em ranking de bem-estar de idosos

BBC Brasil, 1 out 2014.

 

1. Indicadores demográficos de envelhecimento da população brasileira estão intrinsecamente associados a condições socioeconômicas, como educação e renda, por exemplo. Além das particularidades biológicas, existem diferenças regionais em nosso país que despontam como fundamentais na longevidade e, consequentemente, na qualidade do envelhecimento.

2. A transição etária no Brasil segue o mesmo ritmo acelerado da ocorrida nos países europeus ocidentais, trazendo um lento declínio do ritmo de crescimento populacional, o que implica um aumento, em termos relativos, da população jovem no país.

3. A estrutura etária brasileira vem experimentando um rápido processo de desestabilização, que acarreta acentuadas mudanças nas relações intergeracionais, confirmando a tendência de declínio no número de nascimentos nas próximas décadas e o aumento das taxas de dependência de idosos na área de seguridade social.

 

Está CORRETO o que se afirma em

Escolha uma das alternativas.