Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UPE 2016

Considerando os textos abaixo, analise as afirmativas a seguir:

 

Número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060, diz IBGE Amparado pela maior expectativa de vida, o número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060, confirmando a tendência de envelhecimento acelerado da população já apontada por demógrafos.

BBC Brasil, 29 ago. 2013.

 

Brasil cai 27 posições e ocupa 58ª em ranking de bem-estar de idosos

BBC Brasil, 1 out 2014.

 

1. Indicadores demográficos de envelhecimento da população brasileira estão intrinsecamente associados a condições socioeconômicas, como educação e renda, por exemplo. Além das particularidades biológicas, existem diferenças regionais em nosso país que despontam como fundamentais na longevidade e, consequentemente, na qualidade do envelhecimento.

2. A transição etária no Brasil segue o mesmo ritmo acelerado da ocorrida nos países europeus ocidentais, trazendo um lento declínio do ritmo de crescimento populacional, o que implica um aumento, em termos relativos, da população jovem no país.

3. A estrutura etária brasileira vem experimentando um rápido processo de desestabilização, que acarreta acentuadas mudanças nas relações intergeracionais, confirmando a tendência de declínio no número de nascimentos nas próximas décadas e o aumento das taxas de dependência de idosos na área de seguridade social.

 

Está CORRETO o que se afirma em

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login