Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Arte

Listagem de exercícios

UPE 2016

Graciliano Ramos, Clarice Lispector e Guimarães Rosa produziram nos mesmos gêneros textuais narrativos; são romancistas e contistas, cujas produções são referenciadas nacional e internacionalmente.

 

Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Graciliano Ramos, em seu romance Vidas Secas, retoma um dos problemas vivenciados pelo homem nordestino, que, apesar de remontar ao início do século passado, haja vista a alusão a ele realizada no título do romance de Raquel de Queiroz, O Quinze, ainda persiste na atualidade. Do mesmo modo, Patativa de Assaré também tratou da seca em seus poemas populares, e a televisão não se cansa de transmitir as consequências desse fenômeno.

 

II. Clarice Lispector, em A Hora da Estrela, parece dar sequência à temática de Vidas Secas,quando trata da trajetória de Macabéa, imigrante nordestina no Rio de Janeiro. Por sua vez, Fabiano e sua família, no último capítulo de Vidas Secas, deixam a fazenda. O romance termina em aberto; dentre outras possibilidades, sugere o início de uma nova vida na cidade, onde os meninos poderiam até ir à escola.

 

III. Há pontos comuns entre a produção dos três autores, pois os textos por eles criados demonstram, dentre outros aspectos, preocupação com a linguagem, a interioridade e a condição humana, além de as narrativas se desenrolarem no campo, tendo a cidade apenas como plano de fundo. Essas afirmações se confirmam nos romances Vidas Secase A Hora da Estrelae no conto A Menina de Lá,integrante da coletânea Primeiras histórias,de João Guimarães Rosa.

 

IV. Em A Hora da Estrela,há dois discursos narrativos que se intercruzam, assim como ocorre em Vidas Secase Famigerado,pois o narrador onisciente e intruso analisa cada uma das personagens dos três romances, revelando minuciosamente suas interioridades. Isso interfere na continuidade da narrativa que sofre rupturas constantes, as quais resultam dos comentários do narrador intruso.

 

V. Os contos dos três autores, Clarice Lispector, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa são psicológicos, tal como Amor,pertencente à coletânea Laços de Família,de Clarice Lispector; O Relógio do Hospital,de Graciliano Ramos, integrante de Insôniae O Espelho,de Primeiras Histórias,de Guimarães Rosa. Acresce-se, ainda, que todos eles, com exceção de Amor,são narrados em primeira pessoa, imprimindo-lhes um tom emotivo e confessional.

 

Está CORRETO,apenas, o que se afirma em

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login