UPF 2012

A Terra é um sistema vivo, com sua dinâmica evolutiva própria. Montanhas e oceanos nascem, crescem e desaparecem, num processo dinâmico. Enquanto os vulcões e os processos orogênicos trazem novas rochas à superfície, os materiais são intemperizados e mobilizados pela ação dos ventos, das águas e das geleiras. Os rios mudam seus cursos, e fenômenos climáticos alteram periodicamente as condições de vida e o balanço entre as espécies.

Cordani e Taioli, In: Almeida e Rigolin, 2008, p. 39

 

Sobre a dinâmica interna da Terra afirma-se:

I. Os _______________________ compreendem os deslocamentos e deformações das rochas que constituem a crosta terrestre.

II. Os _____________________ocorrem quando as rochas sofrem uma série de deformações quando submetidas a um esforço proveniente do interior da Terra.

III. Os ________________________ ocorrem quando as rochas são submetidas a um esforço interno de grande intensidade no sentido vertical ou inclinado.

IV. Os ___________________ é uma montanha que se forma da erupção de material magmático em estado de fusão. Um dos maiores desastres causados por esse fenômeno ocorreu em 1883 em Sonda, no arquipélago da Indonésia, tirando do mapa uma parte da ilha, destruindo cidades e vilas e matando milhares de pessoas.

V. Uma das manifestações mais temidas e destruidoras dos movimentos da crosta terrestre são os ______________________________, que são causados pela ruptura das rochas provocadas por acomodações geológicas de camadas internas da crosta ou pela movimentação das placas tectônicas.

A alternativa que completa corretamente as afirmativas é:

Escolha uma das alternativas.