Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UPF 2012

Analise as afirmativas sobre a ocupação e organização do espaço do Rio Grande do Sul.

I. O oeste constitui a chamada Campanha gaúcha, cuja vegetação é predominantemente de campos. A atividade pecuária é expressiva e praticada em extensas propriedades, mas nos últimos anos vem dividindo espaço com lavouras mecanizadas.

II. O norte, especialmente o chamado Planalto Médio, é formado por terras elevadas e relativamente planas. Ocupado mais efetivamente no início do século XX por descendentes de imigrantes alemães e italianos, é uma zona agrícola de uso intensivo de verão e intensivo de inverno.

III. O centro constitui uma área plana e baixa, drenada pelo rio Jacuí e seus afluentes. Zona agrícola de cultura diversificada, é o principal reduto da imigração italiana e da exploração da vitivinicultura.

IV. O leste é marcado pela costa litorânea, de terras baixas e arenosas e, a exemplo de todo o litoral brasileiro, de intensa ocupação populacional. Com uma forte influência espanhola, apresenta uma economia baseada na atividade pesqueira e industrialização e exportação do pescado, destacando-se neste ramo os municípios do norte, especialmente Mostardas e Torres.

É correto o que se afirma em:

Escolha uma das alternativas.