UPF 2014

Muitas impurezas contidas na água são de natureza coloidal, ou seja, ficam dispersas uniformemente, não sofrendo a sedimentação pela ação da gravidade. Para resolver esse problema, adicionam-se coagulantes químicos à água, os quais promovem a aglutinação das partículas em suspensão ou em dispersão coloidal, facilitando sua disposição na forma de flóculo. O coagulante mais utilizado no Brasil é o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3(s)), que é adicionado à água juntamente com o óxido de cálcio (CaO(s)). Dessa adição, resulta a formação de um sólido, o qual adere às impurezas, formando os flóculos.  

Considerando as condições descritas, analise as afirmações a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:

(  ) A remoção dos sólidos, nesse caso, ocorre devido à diferença de densidade, sendo o processo utilizado conhecido por decantação.

(  ) Numa dispersão coloidal, as partículas podem ser observadas com o auxílio de um ultramicroscópio.

(  ) Ao adicionar o óxido de cálcio em água, em quantidade suficiente, a solução aquosa resultante apresentará comportamento ácido, isto é, seu pH será menor que 7,0.

(  ) Considerando a água como meio dispersante e de densidade 1 g cm-3, nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), somente irão sedimentar os flóculos com densidade inferior à da água.

(  ) No tratamento da água, as diversas substâncias e impurezas presentes no meio, devido às suas características físicas, constituem um sistema eutético. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Escolha uma das alternativas.