Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Física

Listagem de exercícios

UPF 2014

Muitas impurezas contidas na água são de natureza coloidal, ou seja, ficam dispersas uniformemente, não sofrendo a sedimentação pela ação da gravidade. Para resolver esse problema, adicionam-se coagulantes químicos à água, os quais promovem a aglutinação das partículas em suspensão ou em dispersão coloidal, facilitando sua disposição na forma de flóculo. O coagulante mais utilizado no Brasil é o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3(s)), que é adicionado à água juntamente com o óxido de cálcio (CaO(s)). Dessa adição, resulta a formação de um sólido, o qual adere às impurezas, formando os flóculos.  

Considerando as condições descritas, analise as afirmações a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:

(  ) A remoção dos sólidos, nesse caso, ocorre devido à diferença de densidade, sendo o processo utilizado conhecido por decantação.

(  ) Numa dispersão coloidal, as partículas podem ser observadas com o auxílio de um ultramicroscópio.

(  ) Ao adicionar o óxido de cálcio em água, em quantidade suficiente, a solução aquosa resultante apresentará comportamento ácido, isto é, seu pH será menor que 7,0.

(  ) Considerando a água como meio dispersante e de densidade 1 g cm-3, nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), somente irão sedimentar os flóculos com densidade inferior à da água.

(  ) No tratamento da água, as diversas substâncias e impurezas presentes no meio, devido às suas características físicas, constituem um sistema eutético. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login