Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UPF 2014

O Brasil cantava a marchinha que embalou a vitória brasileira na Copa do Mundo de 1970, em plena ditadura militar:

 

Noventa milhões em ação

Pra frente Brasil

Do meu coração

 

Todos juntos vamos

Pra frente Brasil

Salve a Seleção!

 

De repente é aquela corrente pra frente

Parece que todo o Brasil deu a mão

Todos ligados na mesma emoção

Tudo é um só coração!

 

Todos juntos vamos

Pra frente Brasil! Brasil!

Salve a Seleção!

 

Nesse contexto embalado pela letra ufanista, analise as afirmações que seguem.

 

I. O período foi do governo Médici, que usou a propaganda como um dos recursos para neutralizar as oposições. A promoção da ideia do “Brasil grande potência” foi realizada por meio da Assessoria Especial de Relações Públicas (AERP).

II. A TV Globo foi beneficiada pelo apoio do governo e expandiu-se até tornar-se rede nacional e alcançar praticamente o controle do setor. Em 1960, apenas 9,5% das residências urbanas tinham televisão; em 1970, essa porcentagem chegava a 40%. A propaganda governamental passou a ter um canal de expressão como nunca existira na história do país.

III. Em termos econômicos, ocorreu o chamado “milagre”, que previa um grande crescimento econômico e índices baixos de inflação. A fórmula do “milagre”, no entanto, tinha como pontos fracos a excessiva dependência do sistema financeiro e do comércio internacional e indicadores muito baixos no que tange à qualidade de vida da população.

IV. Enquanto Médici saudava a Seleção, o braço repressivo do governo reduzia drasticamente, por meio da tortura, de prisões e assassinatos, o número de ativistas da luta armada, restando praticamente apenas um foco de guerrilha, que o PCdoB começou a instalar no Araguaia.

 

É verdadeiroo que se afirma em: 

Escolha uma das alternativas.