Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UPF 2016

No Brasil, a década de 1930 caracterizou-se pelo aparecimento de agrupamentos ideológicos polarizados que se traduziram em organizações político-partidárias.

Sobre essa conjuntura, analise as afirmações que seguem e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
 

( ). A Ação Integralista Brasileira (AIB) constituía-se em um partido de extrema-direita, sob a liderança de Plínio Salgado, e se definia como uma doutrina nacionalista, que estava assentada em princípios unificadores representados pelo tripé  “Deus, Pátria e Família”.

( ). A Aliança Nacional Libertadora (ANL) consistia em um agrupamento de tendências socialistas, comunistas e de remanescentes do tenentismo de esquerda e tinha como liderança principal Luis Carlos Prestes.

( ). O programa da ANL tinha conteúdo nacionalista e defendia a reforma agrária, a nacionalização das empresas estrangeiras e a suspensão do pagamento da dívida externa.

( ). A AIB identificava como seus inimigos o liberalismo, o socialismo e o capitalismo financeiro internacional, o qual afirmavam estar nas mãos dos judeus.

( ). AIB e ANL se enfrentaram diretamente ao longo dos anos 1930. Os dois movimentos tinham, entretanto, pontos em comum: a crítica ao Estado liberal, a valorização do partido único e o culto da personalidade do líder.

A sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login