UPF 2016

No Brasil, a década de 1930 caracterizou-se pelo aparecimento de agrupamentos ideológicos polarizados que se traduziram em organizações político-partidárias.

Sobre essa conjuntura, analise as afirmações que seguem e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
 

( ). A Ação Integralista Brasileira (AIB) constituía-se em um partido de extrema-direita, sob a liderança de Plínio Salgado, e se definia como uma doutrina nacionalista, que estava assentada em princípios unificadores representados pelo tripé  “Deus, Pátria e Família”.

( ). A Aliança Nacional Libertadora (ANL) consistia em um agrupamento de tendências socialistas, comunistas e de remanescentes do tenentismo de esquerda e tinha como liderança principal Luis Carlos Prestes.

( ). O programa da ANL tinha conteúdo nacionalista e defendia a reforma agrária, a nacionalização das empresas estrangeiras e a suspensão do pagamento da dívida externa.

( ). A AIB identificava como seus inimigos o liberalismo, o socialismo e o capitalismo financeiro internacional, o qual afirmavam estar nas mãos dos judeus.

( ). AIB e ANL se enfrentaram diretamente ao longo dos anos 1930. Os dois movimentos tinham, entretanto, pontos em comum: a crítica ao Estado liberal, a valorização do partido único e o culto da personalidade do líder.

A sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:

Escolha uma das alternativas.