UPF 2017

Na transição do mundo antigo para o mundo medieval, duas ondas migratórias, cada uma com suas peculiaridades, marcaram o movimento de populações a que a historiografia denomina de “invasões germânicas” ou de “invasões bárbaras”. A primeira dessas invasões instalou visigodos na Espanha, ostrogodos na Itália, vândalos na Tunísia e burgúndios no norte da Itália. A segunda invasão promoveu a conquista da Gália (França) pelos francos e da Inglaterra pelos anglo-saxões.

Sobre esses deslocamentos populacionais, analise as seguintes afirmativas. 

I. O avanço dos hunos pressionou algumas dessas tribos germânicas e uma forma de negociação com os romanos permitiu a instalação pacífica de ostrogodos e visigodos no interior das fronteiras do Império.
II. Os germanos falavam uma língua indo-europeia, eram originários da Península Escandinava, praticavam a agricultura, a pecuária, a pilhagem e tinham uma organização social baseada no clã.
III. A primeira onda migratória fortaleceu a civilização urbana, promovendo o aumento das relações comerciais e o crescimento das vilas, que eram centros de produção agrícolas autossuficientes e voltados para o mercado.
IV. A segunda onda migratória foi responsável pela introdução do cristianismo em regiões do centro da Europa, promovendo, com isso, o enfraquecimento do poder imperial.

Estácorreto o que se afirma em 

Escolha uma das alternativas.