Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UTFPR 2009

A Contra-Reforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes e foi organizada por meio do Concílio de Trento (1545-1563). Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contra-Reforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica. Sobre esse assunto, analise as afirmações abaixo:

I) Uma das principais medidas tomadas pela Contra-Reforma foi a criação da Companhia de Jesus. Designados como um braço da Igreja, os jesuítas deveriam expandir o catolicismo ao redor do mundo. Contando com uma estrutura hierárquica rígida, os jesuítas foram os principais responsáveis pelo processo de catequização das populações dos continentes americano e asiático.

II) De acordo com a Contra-Reforma, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. O Concílio de Trento condenou o culto às imagens e revogou o celibato.

III) De acordo com os teóricos contrareformistas, a pessoa nascia com sua vida predestinada por Deus e a salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto, essa idéia atraiu muitos burgueses e banqueiros para o lado do Papa.

IV) Pela Contra-Reforma, a Inquisição, instaurada pelo Tribunal do Santo Ofício, tinha como principal função combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas. Além de perseguir protestantes, a Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis.

Estão corretas apenas as afirmações:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login