Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UTFPR 2009

A Contra-Reforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes e foi organizada por meio do Concílio de Trento (1545-1563). Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contra-Reforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica. Sobre esse assunto, analise as afirmações abaixo:

I) Uma das principais medidas tomadas pela Contra-Reforma foi a criação da Companhia de Jesus. Designados como um braço da Igreja, os jesuítas deveriam expandir o catolicismo ao redor do mundo. Contando com uma estrutura hierárquica rígida, os jesuítas foram os principais responsáveis pelo processo de catequização das populações dos continentes americano e asiático.

II) De acordo com a Contra-Reforma, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. O Concílio de Trento condenou o culto às imagens e revogou o celibato.

III) De acordo com os teóricos contrareformistas, a pessoa nascia com sua vida predestinada por Deus e a salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto, essa idéia atraiu muitos burgueses e banqueiros para o lado do Papa.

IV) Pela Contra-Reforma, a Inquisição, instaurada pelo Tribunal do Santo Ofício, tinha como principal função combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas. Além de perseguir protestantes, a Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis.

Estão corretas apenas as afirmações: