Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UTFPR 2009

A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo e a preponderância do capital mercantil sobre a produção. A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu um processo de transformação acompanhado pelo desenvolvimento tecnológico. Com base nesse entendimento, analise as afirmações abaixo:

I) Até a primeira metade do século XVIII, a grande indústria inglesa era a de tecelagem de lã. Mas a primeira a mecanizar-se foi a do algodão, feito com matéria-prima colonial.

II) A Grã-Bretanha possuía grandes reservas de ferro e de carvão mineral em seu subsolo, principais matérias-primas utilizadas neste período. Dispunham de mão-de-obra em abundância desde a Lei dos Cercamentos de Terras, que provocou o êxodo rural. Os trabalhadores dirigiram-se para os centros urbanos em busca de trabalho nas manufaturas.

III) A Grã-Bretanha firmou vários acordos comerciais vantajosos com outros países. Um desses acordos foi o Tratado de Methuen, celebrado com a decadência da monarquia absoluta portuguesa, em 1703, por meio do qual conseguiu taxas preferenciais para os seus produtos no mercado português.

IV) Desde seus primórdios, a Revolução Industrial despertou a preocupação das autoridades inglesas para que as fábricas constituíssem bons ambientes de trabalho, além da proibição do emprego do trabalho infantil e feminino e estabelecimento de política salarial, férias, auxílio doença e descanso semanal remunerado.

Estão corretas apenas as afirmações:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.