Publicidade e Propaganda: o guia completo!

A graduação em Publicidade e Propaganda faz parte do time de Comunicação Social, formado pelos cursos de Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas, e atrai muitos vestibulandos que buscam um curso que seja dinâmico e aborde uma gama diferenciada de conhecimentos.

Se identifica com esse perfil e está pensando em investir na carreira de publicitário? Então, continue a leitura porque esse post foi feito especialmente para dar uma força à sua decisão!

Nele, vamos apresentar todas as informações que você precisa saber para entrar com o pé direito em uma das profissões mais criativas do mercado. Para isso, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é Publicidade e Propaganda;
  • Símbolo de Publicidade e Propaganda;
  • Curso de Publicidade e Propaganda;
  • Melhores faculdades para cursar Publicidade e Propaganda;
  • Pós-graduação em Publicidade e Propaganda;
  • Estágio em Publicidade e Propaganda;
  • Como é o mercado de trabalho para publicitários;
  • O profissional de Publicidade e Propaganda.

E aí, pronto para descobrir todas as possibilidades que a profissão de publicitário pode trazer para o seu futuro de sucesso? Então, vamos lá!

O que é Publicidade e Propaganda?

Antes de listar as disciplinas abordadas na graduação, ou mesmo destacar as habilidades indispensável que o profissional precisa desenvolver para se sobressair no mercado, vamos começar falando sobre o conceito de Publicidade e Propaganda.

Para isso, precisamos desmembrar o nome do curso e compreender o que cada um dos termos significa de forma isolada.

Qual é a definição de Publicidade?

Na teoria, a publicidade não se resume somente à ação de promover uma venda. Ela está mais relacionada à ideia de divulgação de um produto, serviço ou marca, apresentando-os ao consumidor e promovendo um exercício de aceitação junto ao público.

Por ter esses objetivos, a publicidade busca informar e entreter de forma criativa com intuito de gerar o famoso “boca a boca”, fazendo com que as pessoas falem sobre a empresa de forma mais espontânea.

O que é a Propaganda?

Por outro lado, a propaganda chega para efetivamente vender uma ideia e, para isso, utiliza técnicas de persuasão em seu discurso com o objetivo de motivar uma ação, seja ela de compra ou de adesão a uma causa.

Na prática, esses dois conceitos andam de mãos dadas e funcionam de forma bastante complementar — tanto que o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) chega a considerá-los como sinônimos. Por isso, é interessante que a graduação reúna essas duas áreas em uma única formação.

Símbolo: Publicidade e Propaganda

O símbolo escolhido para representar a profissão do publicitário é o galo. Isso mesmo: o galo! E, tendo em mente que essa ave acorda antes de todos os animais e dá o seu grito a plenos pulmões para ser o primeiro a anunciar o início do dia, a escolha faz todo o sentido!

Afinal, cabe aos publicitários o desafio de apresentar os produtos e serviços de seus clientes antes da concorrência, chamando a atenção do público de forma eficiente.

Curso de Publicidade e Propaganda

Agora que você já aprendeu o conceito de Publicidade e Propaganda e conhece até o símbolo que identifica a profissão, chegou a hora de falar um pouco mais sobre o curso superior. Continue a leitura e saiba mais!

A graduação em Publicidade e Propaganda

Quando comparada a cursos mais tradicionais, como Medicina, Direito ou Letras, a faculdade de Publicidade e Propaganda ainda é bastante nova no mercado: segundo a pesquisa divulgada pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), o primeiro curso superior de Comunicação Social foi oficializado apenas entre os anos 1950 e 1960.

Apesar do pouco tempo de existência, hoje, a graduação focada na área de Publicidade e Propaganda já é uma das mais concorridas do país e apresenta uma rica grade de disciplinas, além de modalidades diferenciadas de ensino, como você poderá conferir nos tópicos a seguir.

Publicidade e Propaganda EAD

Para quem já está no mercado de trabalho ou mora longe da faculdade e não consegue chegar a tempo para frequentar as aulas, o ensino a distância é uma ótima solução para garantir uma formação superior.

No EAD, as aulas são transmitidas ao vivo, via satélite, e ficam armazenadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma plataforma online em que os alunos também têm acesso a outros recursos, como:

  • materiais complementares de estudo;
  • apresentações e apostilas;
  • exercícios;
  • vídeos e áudios.

Além disso, também é possível trocar informações e tirar dúvidas com os professores e colegas de curso por meio de chats e fóruns de discussão.

O segredo para se sair bem na modalidade e garantir o diploma é ficar atento aos prazos para entrega de atividades e marcar na agenda as datas para comparecer ao polo de apoio presencial para a realização das provas e apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Duração do curso

Independentemente da modalidade escolhida — presencial ou a distância —, o bacharelado em Publicidade e Propaganda tem duração média de 4 anos, durante os quais os alunos poderão desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre o dia a dia da profissão.

Dependendo da instituição de ensino escolhida, a diferença vai se apresentar na grade horária e nos conteúdos abordados ao longo do curso. Mas isso é assunto para o próximo tópico. Veja a seguir!

Grade curricular: Publicidade e Propaganda

Tendo em vista que a área de Publicidade e Propaganda é repleta de possibilidades, as disciplinas oferecidas a cada semestre também apresentam uma grande diversidade de assuntos, o que possibilita uma formação ainda mais ampla.

Nos primeiros semestres, geralmente são apresentadas matérias comuns a outros cursos de comunicação, como Antropologia, Sociologia, Filosofia, Psicologia e Língua Portuguesa, além de conteúdos ligados à área de Gestão e Negócios, como Gestão Estratégica, Economia e Marketing e Vendas.

No âmbito mais específico da Publicidade, no entanto, os alunos entrarão em contato com assuntos relacionados ao cotidiano da profissão. Podemos listar as seguintes matérias:

  • Teoria da Comunicação;
  • História da Propaganda;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Semiótica;
  • Estética;
  • Ética e Legislação Publicitária;
  • Estatística;
  • Economia e Mercado;
  • Tecnologias da Comunicação;
  • Criação Publicitária;
  • Redação;
  • Direção de Arte;
  • Design;
  • Fotografia;
  • Atendimento Publicitário;
  • Planejamento de Marketing e Comunicação;
  • Análise Mercadológica;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Comportamento do Consumidor;
  • Mídia;
  • Produção Gráfica;
  • Produção Sonora e Audiovisual;
  • Produção Digital;
  • Promoção de Vendas e Merchandising;
  • Administração de Marketing;
  • Comunicação Institucional;
  • Comunicação Política;
  • Marketing de Relacionamento;
  • Branding e Gestão de Marcas.

Algumas instituições de ensino superior oferecem, ainda, a experiência de colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula por meio de empresas-júnior ou agências experimentais.

papel publicidade e propaganda

Melhores faculdades: Publicidade e Propaganda

Para atestar o nível de excelência de uma instituição de ensino superior, é preciso avaliar uma série de fatores, como indicadores de qualidade, reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), grade curricular, qualificação dos professores, além de outros diferenciais como parcerias com outras universidades conceituadas ou projetos de iniciação científica.

A partir dos resultados obtidos, é possível apontar as faculdades que obtiveram as melhores avaliações e, a seguir, você poderá conferir um ranking com as 15 melhores faculdades que oferecem o curso de Publicidade e Propaganda de acordo com a avaliação do Ministério da Educação (MEC).

  1. Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), no Mato Grosso do Sul, com nota máxima em todos os conceitos;
  2. Faculdade de Campinas (FACAMP), no estado de São Paulo;
  3. Universidade Federal do Ceará (UFC);
  4. Faculdade Promove de Sete Lagoas, em Minas Gerais;
  5. Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), em São Paulo;
  6. Faculdade Estácio de Sá do Rio Grande do Norte (FATERN);
  7. Faculdade Estácio de Sá do Pará (Estácio FAP);
  8. Faculdade Estácio de Sá de Vitória (FESV), no Espírito Santo;
  9. Universidade Estácio de Sá (UNESA);, no estado do Rio de Janeiro;
  10. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
  11. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  12. Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), no Paraná;
  13. Universidade Paulista (Unip);
  14. Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo;
  15. Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).

Como é possível perceber, a maior parte das faculdades que oferecem o curso de Publicidade e Propaganda é particular, o que pode acabar dificultando o ingresso de quem não pode arcar com as mensalidades.

Nesse aspecto, é importante destacar a possibilidade que os alunos têm de conseguir financiamentos estudantis, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ou de conquistar uma bolsa de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou de outras iniciativas oferecidas pela própria instituição de ensino.

Nota de corte: Publicidade e Propaganda

Por ser uma opção bastante concorrida, a nota de corte do curso de Publicidade e Propaganda é mais elevada tanto nas faculdades públicas quanto nas instituições particulares de ensino.

Tendo como base a nota do Enem, o menor índice de pontuação para essa graduação é de 450 pontos, no Instituto de Ensino Superior de Teresina (IEST), e a maior é de 789 pontos, no vestibular da Universidade de São Paulo (USP).

Pós-graduação: Publicidade e Propaganda

Após a conclusão da graduação, uma especialização maior na área pode garantir pontos positivos para o currículo. Por isso, neste tópico, vamos listar algumas opções interessantes de pós-graduação para publicitários.

  • Marketing e Vendas;
  • Comunicação e Marketing Digital;
  • Gestão de Marcas e Branding;
  • Design;
  • Marketing de Serviços;
  • Trade Marketing.
  • Marketing Estratégico;
  • Inteligência de Mercado;
  • Comunicação Corporativa;
  • Produção Audiovisual;
  • Produção e Criação de Conteúdo.

A escolha vai depender do segmento que o profissional escolheu seguir, aliado às habilidades que ele deseja desenvolver para aprimorar o exercício da profissão.

Estágio: Publicidade e Propaganda

Ainda que o estágio não seja uma prática obrigatória para garantir a conclusão no curso de Publicidade e Propaganda, poder conhecer o dia a dia da profissão antes de encerrar a graduação é um ponto bastante importante para que o aluno tenha contato com outros profissionais e conheça de perto os desafios e pontos altos da carreira.

Neste tópico, podemos destacar algumas boas possibilidades de estágio às quais o futuro publicitário pode se candidatar:

  • agências de publicidade;
  • departamentos de marketing de companhias de diversos segmentos;
  • gráficas e empresas de comunicação visual;
  • veículos de mídia — canais de televisão, rádios, revistas, jornais ou sites.

Uma boa sugestão é buscar oportunidades em diferentes modelos de negócio ao longo do curso para agregar experiências valiosas logo no início da sua trajetória profissional.

Publicidade e propaganda: mercado de trabalho

Conforme apontamos no item sobre notas de corte, a carreira de publicidade é bastante concorrida desde o vestibular e, no mercado de trabalho, essa dinâmica não é diferente. Por outro lado, os profissionais têm pela frente uma gama extensa de possibilidades de atuação que vão além do trabalho nas agências de propaganda.

Símbolo do glamour da profissão, as famosas agências contam com diversos departamentos, como atendimento, tráfego, planejamento, criação, mídia e produção gráfica, nos quais os publicitários podem exercer atividades de acordo com suas habilidades e especializações.

Dentro das empresas, é possível atuar nos departamentos de marketing e comunicação, em conjunto com profissionais das áreas de jornalismo e relações públicas para cuidar da imagem da empresa frente aos públicos interno e externo e intermediar o relacionamento da empresa com as agências de propaganda.

Outro campo com boas oportunidades de trabalho é nos veículos de comunicação, negociando espaços de mídia para que os anunciantes divulguem seus produtos e serviços.

Por fim, com o avanço das novas tecnologias e um mundo cada vez mais conectado, os publicitários têm pela frente o desafio de se adaptar às mudanças e sair dos meios tradicionais para estabelecer estratégias que atinjam seus públicos-alvo e garantam a interação dos consumidores com as marcas.

Esse momento abre as portas para boas oportunidades em um mercado online, nas áreas de marketing digital, marketing de conteúdo, mídias sociais e e-commerce.

Publicidade e Propaganda: salários

Com tantas possibilidades de atuação, a área de publicidade também apresenta remunerações bastante diversas, variando não apenas de acordo com o cargo ocupado, mas também com o segmento de mercado de tipo de empresa.

De acordo com os dados do Guia de Profissões e Salários da Catho, a média salarial do publicitário gira em torno de R$ 1.300,00, levando em consideração tanto os salários pagos pelas agências quanto pelas empresas, onde se encontram as oportunidades com melhores benefícios do ponto de vista financeiro.

O profissional de Publicidade e Propaganda

Criativos, comunicativos e cheios de estilo, os publicitários contam com diversas habilidades para executar suas atividades de forma diferenciada, superando as expectativas de seus clientes.

E, depois de conhecer mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda e conferir um panorama do mercado de trabalho para os profissionais da área, chegou o momento de descobrir se você possui o perfil para ingressar na carreira. Vamos lá?

O perfil do publicitário

Aqui, vamos listar algumas das principais características que o publicitário deve desenvolver para se destacar perante a concorrência, independentemente do seu cargo e segmento de atuação.

Boas habilidades de comunicação

Tendo em mente que a graduação em Publicidade e Propaganda é uma das habilitações da área de Comunicação Social, essa primeira habilidade é uma das competências indispensáveis a qualquer profissional do segmento.

Aqui, destacamos a importância tanto da comunicação verbal quanto escrita para apresentar as ideias às empresas e clientes e também para saber como encantar o público, estimulando-o a consumir os produtos ou serviços divulgados.

Bom relacionamento interpessoal

Como já dissemos logo acima, saber como conversar com os seus clientes e convencê-los de que a sua campanha pode ajudar a empresa a atingir seus objetivos de marketing e vendas é algo imprescindível.

Além disso, estabelecer bons contatos no mundo da publicidade é muito importante para garantir parcerias de sucesso não apenas nos projetos atuais, mas também para trabalhos futuros que contribuam para o crescimento da sua carreira.

pessoas publicidade e propaganda

Habilidades para trabalhar em equipe

Todos os projetos da área de publicidade são realizados em conjunto. No dia a dia de uma agência, por exemplo, é muito importante que o trabalho da criação siga as orientações do planejamento, previamente aprovado com o time de atendimento.

Além disso, todas as orientações precisam ser compreendidas pelo departamento de mídia e produção gráfica para garantir que o resultado do projeto saia de acordo com o esperado.

Por fim, todos os projetos necessitam, ainda, da aprovação do cliente, representado pela equipe de marketing que deverá verificar se a campanha atendeu às expectativas e definir, junto à agência, os passos seguintes.

Senso estético

Garantir a entrega da mensagem alinhando a harmonia visual do anúncio e os objetivos de venda é um dos grandes talentos dos profissionais da publicidade.

Por isso, além dos conhecimentos mercadológicos, de técnicas de persuasão e de um estudo detalhado do perfil do público consumidor, é essencial que o publicitário tenha um olhar cuidadoso para garantir a beleza do resultado final.

Aqui, entram em jogo alguns elementos importantes, como fotografia, escolha das melhores fontes, cores, elementos gráficos e disposição equilibrada dessas unidades no layout.

Boa capacidade de escuta

Nós sabemos como é tentadora aquela vontade de apresentar para o seu cliente todos os conceitos incríveis que a sua equipe elaborou para que a empresa dele conquiste o coração do público de uma forma inovadora e criativa.

No entanto, é importante lembrar que ninguém entende mais do negócio do cliente do que ele mesmo e, por isso, saber escutar o que ele tem a dizer é essencial para garantir o sucesso da campanha.

Aqui, a dica é estabelecer um bom relacionamento que permita a troca saudável de informações para ir além da relação de compra e venda e chegar a um resultado realmente satisfatório, conquistando o resultado esperado em todas as ações.

Dinamismo e flexibilidade

Para lidar com a rotina agitada do mundo publicitário, dinamismo e flexibilidade são duas competências bastante importantes e que atuam em conjunto em diversos momentos.

Afinal, para atender a diferentes clientes e compreender seus objetivos, o profissional deve ter uma ampla capacidade de se adaptar às diferentes demandas e lidar com diversos desafios ao mesmo tempo, apresentando as melhores soluções de comunicação a cada caso, com agilidade, criatividade e eficiência.

Senso crítico e visão analítica

Um bom publicitário está sempre de olho nas novidades do mercado e busca as tendências mais atuais para fazer com que o seu cliente se destaque da concorrência oferecendo ao público aquilo que ele busca, de uma forma diferenciada.

Para isso, é importante que o profissional tenha uma capacidade analítica elevada, avaliando as potencialidades e desafios do cenário atual, e um senso crítico apurado para equilibrar os objetivos da empresa e as demandas dos consumidores para chegar a um resultado realmente satisfatório.

Aqui, entra em cena também um grande faro de oportunidade e empreendedorismo para identificar as melhores oportunidades de negócio e driblar os desafios, assumindo riscos calculados para superar expectativas.

Objetividade

O poder de síntese é mais uma das diversas características de um publicitário de sucesso. Afinal, apresentar suas ideias de forma objetiva é essencial em dois diferentes momentos da carreira:

  • para apresentar ideias aos clientes de forma direta, mas sem deixar de apresentar o processo criativo e os dados de mercado por meio de números e gráficos;
  • para apresentar todos os benefícios de um produto ou serviço ao público no curto espaço de 30 segundos ou com apenas uma frase em um outdoor.

Proatividade e liderança

Com uma rotina tão repleta de atividades, é bastante normal que alguns percalços cruzem o caminho do publicitário, fazendo com que os planos não saiam exatamente como o planejado.

Nesses momentos, não tem segredo: é preciso respirar fundo e manter a tranquilidade para tomar a frente da situação, solucionando os problemas de forma ágil e minimizando ao máximo os prejuízos para o andamento do projeto.

Por fim, é importante frisar que a carreira em Publicidade e Propaganda vai muito além dos festivais, premiações e festas de lançamento de campanha. No dia a dia, a profissão exige trabalho duro, força de vontade para superar os desafios e muito estudo para ficar sempre por dentro das últimas tendências.

E aí, se identificou com o curso e acha que pode ser uma boa escolha para o seu futuro profissional? Então, aproveite para conferir os planos de estudo, aulas e exercícios do Stoodi e prepare-se para arrasar no vestibular e garantir a sua vaga no curso dos seus sonhos!