A cerca ou acerca: qual o certo?

Uma coisa é certa: a língua portuguesa pode ser muito confusa às vezes. Afinal, existem muitos termos parecidos que significam a mesma coisa, aumentando a dificuldade de compreensão do idioma, mesmo que seja a sua língua materna. Uma das expressões que mais causam dúvida é “a cerca” ou “acerca”. Afinal, qual é o certo?

Neste artigo, explicamos o significado de ambas para você utilizá-las com perfeição. Boa leitura!

Acerca ou a cerca: significado

Como você já deve ter percebido, as duas formas estão corretas e podem ser aplicadas com tranquilidade na sua redação. No entanto, cada uma apresenta um significado diferente e, por isso, são utilizadas em contextos distintos.

A palavra “acerca” normalmente vem acompanhada da preposição “de”, pois o seu significado nada mais é do que uma referência a algo, sendo substituída pelas expressões “sobre” ou até mesmo “a respeito de”.

Já o termo “a cerca” é compreendido como um sinônimo de aproximação, referindo-se às distâncias entre um ponto e outro. No caso, o utilizamos com maior frequência como substituição das expressões “perto de” e “aproximadamente”.

Acerca: exemplos

Vamos pensar em alguns exemplos para facilitar? Confira os melhores ditados para fixar o conceito de “acerca”:

  • vamos conversar acerca de tudo;
  • elas jogam conversas fora acerca de futebol;
  • estávamos conversando acerca da viagem;
  • ninguém disse nada acerca do que aconteceu ontem.

A cerca: exemplos

Agora que você já conheceu os principais exemplos de “acerca”, que tal dar uma olhada nas aplicações do termo “a cerca” para saber como utilizá-lo na sua redação? Acompanhe:

  • Brasília fica a cerca de 208 km de Goiânia;
  • ela foi encontrada a cerca de 10 metros do acidente;
  • ele está a cerca de dois passos do local de encontro.

Utilizar “acerca” ou “a cerca” nas redações é uma excelente forma de mostrar conhecimento e domínio da língua portuguesa. Agora que você já sabe como aplicá-los corretamente, não precisa ter medo de errar, não é mesmo?

Aproveite esse momento para revisar o conteúdo e conhecer o nosso plano de estudos, buscando fortalecer o seu planejamento e organização para entrar com segurança na graduação.

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!