Equação de 1º grau: como resolver?

 

Quem estuda para o vestibular constantemente se depara com equações de 1° grau para resolver, não é mesmo? Saber como fazer uma equação é uma parte importante dos seus estudos, tendo em vista o alto volume de perguntas que cobram esse cálculo.

Neste artigo, você pode conferir as principais informações sobre a equação de 1º grau e suas formas de resolução. Boa leitura!

Como fazer equação de 1º grau?

A equação de 1° grau exprime uma igualdade entre expressões, sendo necessário encontrar o valor da incógnita. Assim, ela compreende os números reais na equação: ax + b = 0, sendo que a não pode ser zero.

Para encontrar a incógnita, isto é, o x, é necessário isolá-la e fazer a conta normalmente. Nesse caso, a fórmula isolada fica: x=0-b/a.

Equação de 1º grau: exercícios

Durante os estudos, é imprescindível a realização de exercícios que fixem o conteúdo aprendido. Assim, você se familiariza com o tema e, quando chegar o grande dia, consegue realizar as questões com facilidade.

Confira alguns exercícios básicos:

  • 19x – 50 = 35;
  • 23x – 16 = 14 – 17x.

Sistema de equação do 1º grau

As equações, muitas vezes, podem aparecer em sistemas. Mas o que isso quer dizer? Na verdade, um sistema de equação de 1º grau apresenta um cálculo com mais de uma equação, ou seja, mais de uma incógnita.

Assim, é preciso identificar valores que tragam resultados satisfatórios de forma simultânea para todas as equações.

Sistema de equação do 1º grau: exercícios

Assim como as equações de 1° grau, você pode — e deve! — realizar diversos exercícios de sistemas de equação para garantir bons resultados no vestibular. Confira um exemplo básico para, depois, aprimorar-se com as nossas atividades.

x+y = 12 e 3x-y=20.

Estudar equações de 1° grau e seus sistemas é fundamental para mandar bem nos vestibulares e entrar no ensino superior. Lembre-se de revisar o conteúdo com frequência e aprimorar os seus conhecimentos com os nossos materiais didáticos!