Você já deve ter reparado que nossos miniposts sempre trazem significados e conceitos diferentes aqui no Blog, certo?

Mas já parou para pensar que nunca discutimos o significado da palavra… conceito? Isso acaba agora! Descubra agora o que é conceito!

O que é um conceito?

Um conceito pode ser traduzido como a concepção ou a caracterização de algo. De maneira mais profunda, podemos dizer que o conceito corresponde à formulação de ideias por meio de palavras ou, então, de recursos visuais.

Tendo surgido a partir do termo em latim conceptus, que significa “coisa concebida” ou “formada na mente”, o conceito pode ser expresso como uma ideia sobre algo ou alguma coisa.

O conceito é, então, aquilo que é concebido em pensamento sobre algo ou alguém. É a maneira como pensamos sobre algum assunto, elemento, objeto ou pessoa.

Dessa forma, podemos dizer que somos capazes de classificar conceitos por meio de nossa opinião, emitindo classificações como bom ou mau conceito. Aqui, o conceito é sinônimo, também, de reputação.

Na prática, ainda podemos dizer que o conceito corresponde à avaliação utilizada em ambientes escolares para classificar o desempenho de um aluno. Geralmente, o conceito é comportamental ou, então, varia de A a E.

Exemplos da palavra conceito

Abaixo, alguns exemplos de uso da palavra “conceito”:

  • Deus é um conceito pelo qual medimos o nosso sofrimento (John Lennon);
  • Depois desse vacilo, você caiu no meu conceito!

O que é conceito e definição?

Enquanto o conceito é algo concebido pelo pensamento de alguém, podendo variar de pessoa para pessoa, a definição representa uma explicação mais objetiva.

Definição é, portanto, o significado de algo. Apesar de muitas vezes utilizarmos “conceito” e “definição” como sinônimos, é importante ressaltar que há uma diferença considerável em seus significados.

E aí, aprendeu o que é conceito? Não deixe de conferir o nosso plano de estudos para aprender novos conceitos e definições!