O que é etnia?

 

O conceito de etnia passa pelo estudo da Antropologia, a ciência que estuda o ser humano e sua relação com a sociedade. Por isso, o tema é amplo e pode ser tratado no Enem e em vestibulares em diversas matérias.

Continue conosco e aprenda mais sobre etnia brasileira e o que diferencia etnia e raça!

Etnia: significado

Etnia (do grego ethhis, “povo”) é, comumente falando, um grupo de pessoas que têm em comum algumas características socioculturais e biológicas. Há certa contradição entre os estudiosos, pois alguns creem que a composição de um grupo étnico pressupõe uma base biológica e outros defendem apenas uma coletividade em torno da religião ou da cultura, por exemplo.

Para entender o que significa etnia, precisamos retomar também o conceito de raça. Acompanhe!

Diferença entre raça e etnia

Enquanto etnia quer dizer coletividade, raça remete ao “conjunto de ascendentes e descendentes de uma família, um povo; geração” (Dicionário Priberam).

Porém, os estudos genéticos têm avançado e hoje não se admite mais a diferenciação racial para humanos, já que, geneticamente, todos temos DNA que não diferencia as etnias. Ou seja, pertencemos à raça humana: indígenas, negros, caucasianos, orientais etc.

Ademais, o uso da palavra raça abre portas para o racismo, como aconteceu na Europa com o Holocausto no século passado.

Exemplos de etnias

Pela composição genética do indivíduo, é possível saber, por meio de um aplicativo, a qual etnia ele pertence e onde ela está mais presente no mundo. Legal, não é?

São exemplos de etnias e onde habitam:

  • guajira (Venezuela e Colômbia);
  • masai (Quênia e Tanzânia);
  • urus (Lago Titicaca — Peru e Bolívia);
  • bribri (Costa Rica);
  • bodi (Etiópia);
  • karen (Birmânia e Tailândia);
  • celtas (norte da Europa);
  • judeus;
  • kalash (Paquistão).

Etnias brasileiras

Como explicado acima, não é correto falar que o povo brasileiro foi composto a partir de diversas raças, mas sim de etnias diferentes. Na História do nosso país, os nativos foram colonizadas por portugueses, que depois trouxeram os negros escravos da África para trabalhar nas lavouras.

Posteriormente, houve uma onda de imigração europeia, sobretudo de italianos e alemães, para o sul do Brasil, a que se seguiram outras etnias, especialmente da Ásia (japoneses) e do Oriente Médio (árabes).

Isso deu origem à miscigenação, ou seja, à mistura de etnias (e não de raças!) que compõem a população brasileira, tão diversa em sabores, culturas, religiões e línguas.

Atualmente, o Brasil é composto por maioria branca, além de uma reduzida parcela de indígenas (cerca de 170 mil), pardos e mulatos. Se uma cultura se julgar superior à outra (etnocentrismo), crises podem ser desencadeadas e até guerras são armadas. Por isso, é preciso compreender bem o que é etnia e valorizar cada povo e cultura como ele merece!

Fique atento a este e outros conteúdos importantes para o Enem em nossa plataforma: temos videoaulas de Sociologia que vão fazer a diferença nos seus estudos!