O que é mito?

 

A mitologia remete a um conjunto de mitos, ou seja, de histórias de uma determinada cultura. Podemos falar de mitologia grega, romana, asteca, nórdica e até brasileira — as lendas indígenas são uma espécie de mito.

O que é um mito na Filosofia?

No senso comum, mito pode significar “mentira”, “pegadinha”, “absurdo”. Por exemplo, existem mitos sobre o vestibular, isto é, crenças populares que podem ou não ter um fundo de verdade.

Porém, para a Filosofia, trata-se de um relato fantástico, geralmente protagonizados por seres que encarnam forças da natureza e aspectos gerais da condição humana” (Dicionário Houaiss). Pelo mito, as sociedades conseguiam explicar a origem das coisas e os conceitos mais abstratos, como amor, coragem ou ganância.

O que é Mito da Caverna?

Uma das narrativas mais comuns da mitologia grega é a Alegoria ou o Mito da Caverna. Platão explica a ignorância da humanidade por meio da seguinte história: dentro de uma caverna, alguns seres humanos conseguiam ver apenas o que se projetava como sombras do mundo exterior. Eles acreditavam que aquilo era a realidade e se recusaram a crer na verdade.

O mito mostra como as pessoas são apegadas às suas crenças e vivem presas em seus próprios mundos, julgando-os únicos.

Mito de Narciso

Narciso era um rapaz grego tão bonito quanto arrogante. Como castigo, apaixonou-se pela própria imagem refletida na água e ali morreu. A deusa Afrodite, então, o transformou em uma flor, chamada Narciso. Vem daí a palavra narcisismo, característica de quem faz uma avaliação exagerada de si mesmo: empáfia, soberba, convencimento.

Aprendeu um pouco mais sobre a origem da Filosofia e dos mitos? Esse é um tema caro às discussões acadêmicas e às provas de vestibulares, por isso, inclua-o em seu plano de estudos! Aproveite para descobrir, em nossa página de exercícios, como ele pode ser cobrado no Enem!