O que é simetria?

 

Quando algo pode ser dividido em duas partes iguais, dizemos que é simétrico, ou seja, que tem simetria. Esse conceito é utilizado na matemática, na geometria, na arte e até em nosso cotidiano ou na natureza. Uma borboleta ou uma folha podem apresentar simetria.

Você sabe qual a importância de entender a simetria? Veja em nosso post!

Simetria: significado

Simetria significa que as duas partes de um elemento são iguais, podendo ser sobrepostas, de forma que coincidam. Algumas formas geométricas, objetos artísticos, itens presentes na natureza ou mesmo corpos humanos são simétricos. No caso do corpo ou rosto humano, a simetria é associada à harmonia das formas e, portanto, à beleza.

Simetria e assimetria

Como explicamos, simetria é quando os dois lados de um elemento são idênticos, com paridade na altura, largura e comprimento. A assimetria, por sua vez, é o contrário disso. Quando não existe padrão ou semelhança entre as partes, dizemos que o elemento em questão é assimétrico.

Simetria e assimetria são antônimos, ou seja, palavras com significados opostos.

Tipos de simetria

Existem tipos diferentes de simetria, que variam conforme o eixo do elemento. Vale lembrar que eixo é uma linha, real ou imaginária, que atravessa o centro da figura.

Simetria bilateral

Na simetria bilateral, ou real, o eixo divide o elemento (ou corpo) em dois lados iguais. Esse tipo de simetria normalmente classifica os seres vivos.

Simetria radial

Na simetria radial, todas as retas, ou eixos, passam pelo centro ou irradiam dele para fora. Em geral, figuras redondas apresentam esse tipo de simetria. Um exemplo é a figura de estrela.

Perfeita simetria

A simetria perfeita ocorre quando um elemento é dividido em dois lados exatamente iguais.

O conceito de simetria é importante e pode ajudar a resolver questões de geometria ou de matemática. Aproveite para assistir nossas aulas sobre o tema e solucionar questões para testar seus conhecimentos!