Enem 2023

Enem 2023 | Inscrições, dicas de estudo, gabarito e mais.

Vai tentar uma vaga na universidade e quer saber tudo sobre o Enem 2023? Então vem com a gente que vamos contar tudo o que você precisa saber para se preparar para o exame mais popular do país.

Para começar, o Inep divulgou as datas das provas do Enem 2023 e você já pode colocar no seu calendário: as provas serão realizadas nos dias 05 e 12 de Novembro. O período de inscrição também já teve suas datas divulgadas: de 05 a 16 de Junho.

Agora você vai ficar por dentro da estrutura da prova, entender o que é a nota TRI, aprender como fazer a sua inscrição e quais os principais conteúdos que mais caem no Exame Nacional do Ensino Médio, além de saber as principais datas.

Vamos começar?

O que é o Enem?

Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos maiores exames aplicados no país e serve como porta de entrada para milhares de estudantes entrarem na faculdade, mas nem sempre foi assim. Antes, ele não era utilizado como meio de acesso à educação superior. Quer saber mais sobre o exame? Confira um resumo completo sobre ele abaixo!

Datas atualizadas do Enem 2023

  • Pedido de isenção de taxa: 17/04 a 28/04/2023;
  • Inscrições para a prova: 05/6 a 16/6/2023;
  • Pagamento da inscrição: 05/06 a 21/06/2023;
  • Pedido de Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social: 05/06 a 16/06/2023; – Resultado: 26/06/2023;
  • Recurso para Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social: 26/06 a 30/06/2023; – Resultado do recurso: 05/07/2023;
  • Data de realização das provas: 05/11 e 12/11/2023;
  • Realização da prova PPL / Reaplicação: 12 e 13/12/2023;
  • Gabarito: 24/11/2023antecipado para o dia 14/11/2023;
  • Resultados: 16/01/2024.

Você pode conferir mais informações no guia do cronograma Enem, com um roteiro detalhado de como seguir com sua preparação para o exame!

Inscrições Enem 2023

As inscrições do Enem desse ano, inicialmente, foram divulgadas com o período de 08 a 19 de Maio!

Em Março, as inscrições para o Enem 2023 foram adiadas! Por uma questão logística, o Inep estabeleceu o período de inscrição do Enem 2023 do dia 05 ao dia 16 de Junho, para não coincidir com as datas de inscrição do Encceja (22 de Maio a 02 de Junho).

Na inscrição, é preciso que tudo seja preenchido corretamente, para que o estudante não tenha problemas na hora da prova ou até mesmo no pós-Enem, na hora de usar o resultado para tentar uma vaga na universidade por meio do Sisu, Prouni ou Fies.

Vale a pena conferir o conteúdo do nosso guia com o passo a passo para a inscrição do ENEM.

Taxa de inscrição Enem 2023

Ano após ano, o Inep estima um valor para a taxa de inscrição que o estudante deve arcar para conseguir realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. Esse valor é voltado para a produção da prova, impressão e, também sua aplicação.

O valor é variável a cada ano, em  2022 o valor foi de R$ 85,00. Para o ano de 2023, o valor da taxa de inscrição para o Enem foi mantido em R$ 85,00, como divulgado via edital pelo Inep.

Isenção da taxa de inscrição Enem 2023

O período para solicitação de Isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 vai de 17/04 a 28/04/2023.

Para conseguir isenção do pagamento de inscrição, o candidato deverá se enquadrar em um dos seguintes critérios:

  • Concluir o Ensino Médio na rede pública;
  • Ter cursado todo o nível médio em escola pública — ou em instituição privada com bolsa integral — e comprovar renda familiar mensal igual ou menor do que um salário mínimo e meio por membro da família (de acordo com termos da lei 12.799);
  • Ser inscrito no CadÚnico.
  • Os candidatos devem solicitar a isenção da taxa antes da inscrição. 

Mas, atenção! Nos dois últimos casos, é preciso esperar o pedido ser deferido para garantir a isenção. Caso seja negado, será gerado um boleto para pagamento da taxa. Fique atento também ao período de recurso.

Além disso, o MEC divulgou os números do Enem 2017 e anunciou que teve prejuízos com candidatos que se inscreveram como isentos e não compareceram nos dias de prova.

Nesse caso, se o candidato faltou no ano passado e deseja pedir isenção novamente, será preciso comprovar a ausência. Se isso não for possível, a taxa deverá ser paga normalmente.

Resultado do Enem 2023

Após realizar a prova do Enem, a ansiedade que fica é saber quando sai o resultado do Enem, não é mesmo?

O Inep já definiu a data para a divulgação do resultado do Enem 2023: 16 de Janeiro de 2024.

O resultado do Enem 2023 poderá ser acessado somente através da área do participante, no site do Inep.

Com o resultado do Enem 2023 em mãos, é possível usá-lo para aumentar as suas chances de entrar na Universidade através de programas como o Sisu e o Prouni.

Resultado Enem 2022

Se você está procurando o resultado do Enem 2022, fique tranquilo…

As notas do Enem 2022 já estão disponíveis!

O Inep antecipou a divulgação das notas para o dia 9 de fevereiro de 2023, mesmo já tendo publicado oficialmente o dia 13 de fevereiro como a data de divulgação. Essa antecipação foi fruto de uma força tarefa dos colaboradores do Ministério da Educação, com o compromisso de impulsionar a retomada da qualidade do processo do Enem e dos projetos de incentivo á educação do país.

Já no período da manhã de quinta-feira, 9 de fevereiro, os candidatos do tiveram acesso ao resultado do exame, com as notas das duas provas de múltipla escolha e da redação, através da página do participante do site do Enem.

Como estudar para o Enem?

O ano de 2020 chegou com uma grande surpresa que acabou entrando na vida de muitos brasileiros: a quarentena. Com a chegada de uma pandemia mundial no Brasil, o COVID-19, coronavírus, fez com que muitas escolas e cursinhos presenciais tivessem que encerrar suas aulas, deixando milhares de alunos sem estudos.

Em 2021 muitas mudanças e adaptações foram necessárias, e algumas delas permanecem para auxiliar você em 2023 a entrar na universidade. Com o Stoodi você pode estudar em casa!

Acompanhe o Stoodi e fique por dentro das melhores dicas, técnicas e ferramentas na sua jornada de estudos para o exame.

Edital Enem 2023

O edital é o documento oficial do Inep que direciona os candidatos sobre as principais datas do processo de realização da prova, além de dicas e formato do exame.

O edital é publicado todos os anos, podendo trazer algumas alterações nas normas da prova e ter mais de uma edição com maiores informações e atualizações. Este ano, a primeira edição do edital ainda não foi publicada. O Inep disponibilizou apenas uma Portaria publicada no primeiro Diário Oficial do ano, com o cronograma macro do Enem 2023.

Continue acompanhando o Blog do Stoodi para ficar por dentro das atualizações do Edital do Enem 2023.

Quem pode fazer o Enem 2023?

Qualquer pessoa que quiser fazer o Enem pode participar do exame. Ele é aberto ao público em geral e a sua nota pode ser usada das mais variadas formas.

Seja para testar os conhecimentos, tentar uma vaga em universidade pública por meio do Sisu, uma bolsa de estudos em instituição particular usando o Prouni ou até mesmo o financiamento estudantil do Fies.

Os estudantes que ainda não estiverem no 3º ano do Ensino Médio e quiserem conhecer o exame podem prestá-lo como treineiros, sem que a nota possa ser usada nos programas do governo.

Além disso, a prova também pode ser feita por pessoas privadas de liberdade, que estejam cumprindo algum tipo de pena. Para esses casos, existe um edital próprio.

Também existem atendimentos especiais para estudantes que estiverem amamentando ou forem gestantes. Nesse caso, é preciso, no ato da inscrição, informar a opção lactante ou gestante.

Perfil do inscritos no Enem 2023

A maioria dos inscritos do Enem do ano anterior já havia concluído o Ensino Médio. Esse grupo de participantes representou 49,5% do total.

Os concluintes em 2020 representaram 65,6% dos inscritos e aqueles que irão concluir o Ensino Médio depois de 2020 representam 33,8% do total. Apenas 0,6% não estava cursando e não havia concluído o Ensino Médio.

As mulheres continuaram sendo a maioria: 61,5% das inscrições confirmadas eram do sexo feminino. Os participantes do sexo masculino representaram 38,5%.

Isenção Enem 2023

A inscrição para solicitar a isenção do Enem 2023 acontecem de 17/04 a 28/04/2023.

Para se antecipar e se inscrever na isenção de taxa, veja quais são as etapas que devem ser seguidas.

Quem consegue a isenção do Enem 2023?

O Enem 2023 pode sair de graça para aqueles que:

  • Estiverem no terceiro ano do Ensino Médio, em escola pública;
  • Tiver cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou escola privada, com bolsa integral e com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoal ou o total de até três salários mínimos, sendo identificado pelo NIS (Número de Identificação Social).

Documentação Enem 2023

Você deve digitalizar todos os documentos necessários no formado de PDF, JPG ou PNG, em até 2MB, fazendo o upload no site do Inep. Os documentos serão analisados pelo Instituto, de maneira que, caso seja encontrada alguma irregularidade, o candidato deverá arcar com os custos da prova.

Regras de prevenção à Covid-19 no Enem 2023

Para a edição de 2021, o uso de máscara e álcool em gel foram obrigatórios durante a realização da prova, e os protocolos de saúde foram aplicados, conforme determinação em edital, prevendo até possível desclassificação do candidato.

Assim como em 2022, os protocolos de prevenção à Covid serão aplicados conforme definição da Secretária de Saúde de cada estado, vigentes no ato da prova. 

Vale a pena ficar atento ás informações divulgadas em edital pelo Inep, e procurar se atualizar sobre os protocolos da cidade em que você vai realizar a prova ás vésperas do dia da aplicação da mesma, para evitar imprevistos. 

Provas do Enem 2023

Se você vai prestar o Enem 2023 é importante entender como a prova funciona, quantas questões tem, quais os conteúdos mais cobrados, mas, acima de tudo, estar adaptado para ela.

O Enem é uma prova muito comprida, famosa por enunciado longos. Por isso, treinar para o grande dia é a melhor decisão que você pode tomar. Treine para as provas do Enem com todas as edições, desde 2012 até 2020 no site do Stoodi. As provas são gratuitas e você pode fazer o download delas em PDF para treinar em casa.

Acesse agora e treine para a prova do Enem!

enem 2023

Quanto tempo dura a prova do Enem?

O tempo de prova do Enem varia de acordo com o dia em questão. Veja:

  • Dia 05 de novembro: duração de 5 horas. Horário de término: 19h
  • Dia 12 de novembro: duração de 4h30. Horário de término: 18h30

Se antecipe no dia da prova para evitar atraso! Os portões dos locais de prova fecham as 13h (horário de Brasília-DF). Seja pontual para não perder a prova.

Confira as melhores dicas para se preparar no dia das provas.

Quando sai o local da prova do Enem?

O local da prova do Enem varia de candidato para candidato. Alguns semanas antes do exame o Inep libera os locais de prova na página do participante pelo Cartão de Inscrição. Geralmente a prova é realizada em escolas e universidades próximas ao endereço de moradia do candidato.

Esse documento disponibilizado na plataforma Gov.br pelo Inep, apresenta informações como o número de inscrição, data, horário e local de prova; além de registrar que a pessoa deverá contar determinado atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.

É recomendado que nos dias do exame Enem, o estudante compareça ao local de prova portando o Cartão de Confirmação de Inscrição, que está disponível acessando a Página do Participante do Enem 2023.

Quantas questões tem o Enem?

Além da Redação, o Enem é composto por 4 cadernos:

Ao todo, o exame conta com 180 questões de múltipla escolha. No primeiro domingo, o estudante precisa responder 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e ainda, a Redação do Enem. No segundo domingo, é dia de resolver as 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Como se preparar para o Enem 2023?

Em 2021 a matriz do Enem foi alterada, para acompanhar as mudanças que chegaram com o Novo Ensino Médio.

Entender como irá funcionar o Enem 2023, é muito importante para você escolher como se preparar para se dar bem no exame. Veja o que você pode fazer:

  • Simulados Enem: praticar simulados de provas do Enem, percebendo como será o grande dia, pode ser um diferencial para a sua prova. Você irá testar alternativas e desenvolver resistência para ter atenção na prova durante muitas horas;
  • Videoaulas: por meio de aulas em vídeo você pode estudar em casa e ter todo o conteúdo otimizado e adequado para o Enem. Assim, você não perde tempo e garante toda a matéria;
  • Exercícios: treine muito! São por meio dos exercícios que você irá provar no exame se está entendendo do conteúdo. Por isso, não deixe de estudar por meio dos exercícios;
  • Provas anteriores: realizar as provas do Enem também pode ser uma ótima ideia para conseguir entender o formato do exame e como é desenvolvido. Assim, você não é pego de surpresa;
  • Dicas para o Enem: é importante você estar atento a alguns macetes de como mandar bem no Enem. Para isso, você pode acompanhar algum Blog especializado no Enem e, assim, ficar por dentro de tudo;
  • Pratique a redação: a redação é um dos pontos mais importantes da prova! Ela pode te ajudar a recuperar aquela matéria que você não mandou tão bem e te colocar na universidade. Por isso, pratique muito, entenda como é a avaliação do Enem sobre a redação e boa sorte;
  • Esteja atento aos temas mais cobrados: para conseguir mandar bem na redação do Enem 2023, é importante entender quais são os temais mais prováveis de serem cobrados e, assim, estar pronto para eles. Por isso, fique atento às notícias!

O que estudar para o Enem 2023?

As provas do Enem nunca são iguais de um ano para o outro, mas os conteúdos essenciais do exame tendem a seguir uma mesma linha ao longo do tempo. Os quatro cadernos tendem a seguir uma linha de conteúdo ano após ano e, saber o que apareceu nas últimas edições ajuda na preparação para o grande dia. 

Confira as dicas para ver o que pode cair no Enem 2023:

1. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Neste grupo estão as questões relacionadas às disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

Esse caderno sempre traz notícias, quadrinhos, charges e gráficos — e você precisará interpretá-los e relacioná-los com outras informações (dadas ou não na prova), além de entender o contexto, para marcar a resposta correta

Os textos dessa área costumam ser extensos e, por isso, é preciso ler tudo com muita calma e atenção.

História:

  • Segundo Reinado
  • Era Vargas
  • Política indigenista no Brasil

Geografia:

  • Urbanização
  • Agropecuária
  • Fases do Capitalismo
  • Vegetação

Filosofia:

  • Ciência Moderna
  • Verdade
  • Escola de Frankfurt
  • Pré-Socráticos ou Filósofos da Natureza

Sociologia:

  • O Poder da Política
  • As Desigualdades
  • Trabalhadores do Brasil
  • O Estudo da Antropologia

2. CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Essa grande área de conhecimento traz exercícios baseados nas matérias de Física, Química e Biologia.

Como você pode imaginar pelo nome, além de questões do universo técnico-científico, esse caderno tem situações relacionadas ao meio ambiente e a tópicos como recursos hídricos, reciclagem de materiais, sistemas naturais, impactos oriundos de atividades socioeconômicas etc.

Portanto, se você costuma acompanhar os noticiários, ler reportagens e matérias sobre esses temas, já está no caminho certo!

Biologia:

  • Matéria e Energia nos Ecossistemas
  • Impactos e Problemas Ambientais
  • Biotecnologia e Engenharia Genética
  • Citoplasma

Física:

  • Eletrodinâmica – Corrente, Potência e Resistores
  • Trabalho, Energia e Potência
  • Calorimetria
  • Acústica

Química:

  • Substâncias Puras e Misturas
  • Equilíbrio Químico
  • Estudo de Moléculas
  • Eletroquímica – Pilhas Eletroquímicas

3. MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Esse caderno é bem direto e objetivo! São questões de Matemática que demandam o raciocínio lógico do candidato, além da habilidade de relacionar dados, porcentagens e gráficos com as informações contidas na prova para resolver as situações-problema.

Lendo os comandos com atenção e interpretando bem as questões, você consegue respondê-las corretamente — mesmo se cálculos e operações não são o seu forte!

Matemática:

  • Porcentagem
  • Razões e Proporções
  • Leitura e Interpretação de Gráficos
  • Medidas para Dados Simples
  • Prismas
  • Regra de Três

4. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Esse caderno contém questões das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (espanhol ou inglês) e Artes.

Os exercícios dessa área também costumam ser extensos e trazem diversos gêneros e tipos textuais, como publicidades, quadrinhos, trechos de obras literárias e notícias.

Como em todo o exame, o candidato deve atentar-se para a interpretação, mas, aqui, é ainda mais importante ler as questões com calma e interpretá-las de modo adequado.

Quanto à língua estrangeira, você deverá escolher, no ato da inscrição, se quer fazer a prova de inglês ou de espanhol. A dica aqui é: não invente! Escolha aquela com a qual você tem mais afinidade, para garantir uma boa nota!

Língua Portuguesa:

  • Fundamentos de Interpretação de Textos
  • Semântica
  • Variações Linguísticas
  • Funções da Linguagem

Artes:

  • Modernismo Europeu
  • Arte Contemporânea
  • Realismo

Literatura:

  • Modernismo no Brasil – 3ª Fase
  • Modernismo em Portugal
  • Figuras de Linguagem

Inglês:

  • Tipos de Questões

Espanhol:

  • Leitura e Compreensão de textos

Gabarito Enem 2023

O gabarito oficial do Enem é divulgado alguns dias após a prova. Nele você poderá ver a resposta e a resolução de cada questão da sua prova, com detalhes, explicado pelo próprio Inep. Inclusive as questões que são anuladas, caso ocorra algum erro com a questão.

No ano de 2022, foi no dia 23 de novembro; e a previsão para a edição de 2023 é a divulgação no dia 24 de novembro. Porém, ao final do segundo dia de provas da edição de 2023, foi anunciada uma nova data para a disponibilidade do gabarito do Enem: dia 14/11 (terça-feira).

Antecipando a divulgação do gabarito oficial do Enem 2023, o Ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, divulgaram que os cadidatos que realizaram o exame terão acesso ao gabarito oficial a partir das 19h do dia 14 de novembro, na página do participante, no site do Inep.

As questões que fizeram parte das provas, suas respostas explicadas, assim com a questão que foi anulada no segundo dia de aplicação do exame, estarão disponíveis oficialmente para consulta.

Aplicativo Enem 2023

Você sabia que o Enem possui um aplicativo oficial, completamente pronto para o candidato ter as principais informações sobre o exame na palma das mãos?

O aplicativo Enem já está disponível na App Store e no Google Play. Com ele, você tem acesso a um cronograma oficial do Enem, além de ter acesso as principais dúvidas dos alunos, sendo respondidas pelo próprio Inep.

Além disso, você também recebe notificações no seu celular, lembrando das próximas datas importantes para o exame e, também tem acesso ao gabarito oficial do Enem, com acesso as suas informações cadastrais, notas e resultados do Enem.

A única informação que o aplicativo pede é seu CPF e a senha de cadastro na Página do Participante. Assim você já consegue ter acesso a todas as funcionalidades do app!

O Stoodi também está conectado e preparado para a palma das suas mãos. Com um aplicativo prático, que te dá acesso às principais ferramentas de estudo para sua preparação para o Enem. Não perca tempo e baixe o aplicativo!

Prepare-se para o ENEM 2023: faça o melhor cursinho pré-vestibular do país!

Stoodi é o maior cursinho online preparatório do país. Somos o cursinho com o maior índice de satisfação dos alunos, e boa parte dos alunos que fazem um vestibular no Brasil, incluindo treineiros, são nossos alunos que tentarão uma vaga de primeira na Fuvest, no ENEM, na Unicamp, etc.

Possuímos os professores mais qualificados do mercado, com uma ementa estruturada e capaz de fazer você passar na prova do vestibular logo na primeira tentativa. Faça seu cursinho pré-vestibular no Stoodi e tire uma nota maior do que a necessária para fazer o curso dos seus sonhos.

Além das aulas virtuais, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.

O que prova que o Stoodi é o que mais aprova?

Fizemos um estudo com mais de 12 mil estudantes e comprovamos que quem utilizou o Stoodi regularmente teve um desempenho no Enem 35% melhor em relação aos outros concorrentes.

Ou seja, quanto mais você fazer exercícios, assistir as aulas e seguir nosso cronograma de estudos, maior é a chance de você passar no curso e universidade dos seus sonhos!


Com o Stoodi sua nota no Enem pode sair de 550 para 740!

Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos cursos preparatórios por 14 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento.

E então, está esperando o que? Fale com um de nossos especialistas ou faça o seu cadastro, e comece a estudar para a prova do Enem e do vestibular o quanto antes, assim, estará mais preparado no grande dia. Até a próxima!