Edital do Enem 2020

TUDO SOBRE O EDITAL DO ENEM 2020

O edital do Enem 2020 foi publicado agora em março (31/03) com todas as informações que você precisa para se preparar para o Enem. Reunimos aqui o que de mais importante foi divulgado pelo Inep para a edição deste ano.
 
Para começar, a prova será realizada novamente em dois domingos consecutivos, dias 1 e 8 de novembro.
 

Cronograma Enem 2020

Veja algumas das principais datas e comece a sua programação:
  • Publicação do Edital:  30 de março
  • Justificativa de falta no Enem 2019: 6 a 17 de abril
  • Inscrição para isenção da taxa: 6 a 17 de abril
  • Inscrições Enem: 11 a 22 de maio
  • Provas tradicionais: sem data prevista
  • Provas digitais: sem data prevista
  • Resultado Enem 2020: 15 de janeiro de 2021

Veja um pouco sobre o que rolou no Edital do Enem 2019, as novidades e tudo o que rolou para a prova:

Adiantamento Enem 2020

As provas do Enem 2020 foram adiadas por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) e o Inep, instituição responsável por realizar a prova.

Por conta do COVID-19, as aulas no Brasil foram suspensas e obrigou os alunos a ficarem em quarentena e, portanto, sem estudo. A medida foi tomada para dar maior tempo para os alunos se prepararem.

A nova data para o Enem digital e as provas impressas ainda não foram definidas.

MUDANÇAS NO ENEM 2020

Com a publicação do Edital Enem, já podemos falar de algumas mudanças que irão ocorrer este ano. Veja quais são as principais mudanças abaixo.

Taxa de inscrição Enem 2020

A inscrição Enem 2020 ocorrerá de 11 a 22 de maio e será no valor de R$85. Elas poderão ser feitas por meio da Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem, que pode ser encontrado nas versões Android e iOs.

Para os candidatos que forem recorrer a isenção do pagamento da taxa, a inscrição deve ser realizada no mesmo período. A único diferença é que, para os isentos, a inscrição será confirmada no mesmo momento quando finalizada. Já no caso dos pagantes, a inscrição só é confirmada quando o pagamento for realizado.

Isenção Enem 2020

Para conseguir ser isento da taxa do Enem é necessário fazer uma inscrição nos dias 6 a 17 de abril na Página do Participante. Porém, não são todos os candidatos que podem conseguir a isenção.

Veja os critérios:

  • Alunos que estejam no último ano do Ensino Médio e em Escola Pública;
  • Alunos que fizeram todo o Ensino médio em escola pública ou privada, porém com bolsa integral e que possuam renda menor do que um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Aluno de baixa renda inscritos no CadÚnico, com renda mensal inferior a um salário mínimo e meio por pessoa ou renda familiar per capita de até três salários mínimos por pessoa.

O reconhecimento para aqueles que serão isentos da taxa do Enem 2020 será no dia 24 de abril. 

 

Novidades na inscrição do Enem

No momento da inscrição do Enem você terá de tomar uma escolha nova:

Você terá de escolher por realizar a prova de maneira tradicional, impressa, ou pelo meio digital. Como este é o primeiro ano que o Inep está lançando a possibilidade do Enem digital, serão disponibilizadas até 100 mil vagas para que os alunos possam se inscrever. A ideia é que até 2026 todo o exame seja realizado de maneira digital.

Além disso, todos os candidatos deverão fazer o upload de um foto pessoal no momento da inscrição do Enem, que será utilizada para o reconhecimento do aluno no dia da prova.

INFORMAÇÕES GERAIS

Como o Edital Enem 2020 já foi publicado, decidimos reunir aqui as principais informações que você precisa saber para o dia da prova:

Nome social

Você poderá solicitar o tratamento pelo seu nome social no dias 25 a 29 de maio, sendo que os resultado serão divulgados no dia 5. Caso o seu pedido não tenha sido atendido, você terá 12 dias para encaminhar a solicitação e o Inep deverá respondê-lo até dia 18 de junho.

Provas

No primeiro dia do exame, que será realizado em 1 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação. Os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para realizar essa prova.

Já no segundo domingo do exame, realizado em 8 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os estudantes terão 5 horas para realizar essa prova.

Como o Enem é uma prova muito conteudista, o segundo domingo apresenta questões com muitos cálculos, o que exige uma concentração alta dos estudantes. Para ajudar, o Enem 2020 trará um espaço para resolução de contas ao final do caderno.

O QUE É O EDITAL DO ENEM 2020?

Se você nunca ouviu falar em edital do Enem, relaxe que a gente vai te explicar! Esse é o documento oficial divulgado pelo Inep, com todas as informações sobre a próxima edição do exame. Ele é divulgado dentro do portal do Inep e no Diário Oficial da União.

Em palavras mais simples, esse documento é um manual da prova para o estudante.

Com o edital do Enem, você fica sabendo de todas as datas do exame – desde a abertura das inscrições até os dias de aplicação de prova.

Você fica por dentro do regulamento, do valor da taxa de inscrição, da forma como é calculada a nota TRI e descobre quais são as competências e habilidades que você precisa ter.

Quer saber o melhor? O edital do Enem revela quais são as matérias que cairão na prova. Legal, né? Você não precisa ficar perdido dentro da infinidade de conteúdos estudados durante o Ensino Médio. Para isso, basta acessar a matriz de referência.

Resumindo, é um documento essencial para ajudar na sua preparação para o grande dia. Então, é bastante recomendado a leitura com atenção para sanar suas dúvidas.

PARA QUE SERVE O EDITAL DO ENEM 2020?

O grande objetivo do edital do Enem é trazer todas as informações sobre a as provas do exame (Linguagens, Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Redação) para servir de diretriz aos candidatos que estão se organizando e se preparando para tentar uma vaga universitária.

Uma forma bastante eficiente de se preparar para a prova do Enem é realizar simulados ao longo do ano. Assim, você já pode se acostumar com a ansiedade durante a prova, entender como é o formato do exame e preparar o seu corpo para esse teste.

Além disso, é uma ferramenta essencial para testar seus conhecimentos e entender em quais matérias você já está mandando muito bem e em quais você precisa dedicar mais atenção para melhorar seu desempenho até o dia da prova.

Para ajudar você nessa importante etapa, o Stoodi realiza simulados gratuitos no formato Enem e com a correção TRI.

COMO USAR O EDITAL NOS ESTUDOS?

Nós falamos tudo o que o edital do Enem é capaz de fazer, mas não te mostramos como turbinar os seus estudos, certo? Pois bem, você pode usar esse documento como um norte.

Na hora em que for montar seu plano de estudos, dê uma olhada no edital com foco em duas informações principais:

1) Quais são as matérias de maior peso na composição da nota da sua carreira específica;

2) Quais são os conteúdos que serão abordados pelas provas.

A primeira dica é estratégica porque cada curso/universidade adota uma política de peso diferente nas notas. Já a segunda te ajuda a garantir que nenhum tópico ficará fora do seu cronograma de estudos.

ONDE EU ENCONTRO O EDITAL DO ENEM 2020?

Você pode acessar o edital do Enem 2020 na página do Inep. Separamos também o caminho para todos os editais das edições anteriores, para que você possa conhecer o padrão desse documento:

Edital ENEM 2019

Edital ENEM 2018          Edital ENEM 2017

Edital ENEM 2016          Edital ENEM 2015

Edital ENEM 2014          Edital ENEM 2013

Edital ENEM 2012          Edital ENEM 2011

Edital ENEM 2010          Edital ENEM 2009

Agora que você já tem as informações essenciais para se preparar para o Enem, configure gratuitamente o seu plano de estudos e vá com tudo em busca da sua vaga universitária.

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!