Edital do Enem 2019

TUDO SOBRE O EDITAL DO ENEM 2019

O edital do Enem 2019 foi publicado no dia 25 de março com todas as informações que você precisa para se preparar para o exame. Reunimos aqui o que de mais importante foi divulgado pelo Inep para a edição deste ano.
Para começar, a prova será realizada novamente em dois domingos consecutivos, dias 3 e 10 de novembro.
Veja algumas das principais datas e comece a sua programação para o Exame Nacional do Ensino Médio:

1º a 10 de abril                           Solicitação de isenção da taxa de inscrição

1º a 10 de abril                           Justificativa de ausência do Enem 2018

6 a 17 de maio                            Inscrição Enem 2019

3 e 10 de novembro                Prova do Enem

A Laura do Stoodi e o nosso querido Igor, professor de Química, fizeram uma live contando todos os detalhes sobre o edital do Enem 2019. Confere aí:

INFORMAÇÕES GERAIS

De acordo com o edital do Enem 2019, a taxa de inscrição foi reajustada e custará R$ 85 este ano. Alunos da rede pública e bolsistas de escola particular, com renda per capita dentro das faixas estabelecidas, podem pedir a isenção de pagamento da taxa.

No primeiro dia do exame, que será realizado em 3 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação. Os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para realizar essa prova.

Já no segundo domingo do exame, realizado em 10 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os estudantes terão 5 horas para realizar essa prova.

Como o Enem é uma prova muito conteudista, o segundo domingo apresenta questões com muitos cálculos, o que exige uma concentração alta dos estudantes. Para ajudar, o Enem 2019 trará um espaço para resolução de contas ao final do caderno.

MUDANÇAS NO ENEM 2019

A edição deste ano do exame não apresenta mudanças significativas em relação ao ano passado. O formato da prova, os dias de aplicação de cada caderno e o tempo disponível seguem os mesmos.

Vale destacar como pontos importantes para o Enem 2019 os seguintes itens:

  • Um novo sistema de inscrição;
  • Opção de incluir uma foto no ato da inscrição;
  • Linhas para rascunho no desenvolvimento da redação;
  • Espaço para cálculos ao final do caderno de questões;
  • Deficientes auditivos e surdocegos poderão informar, no ato da inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

 

O QUE É O EDITAL DO ENEM 2019?

Se você nunca ouviu falar em edital do Enem, relaxe que a gente vai te explicar! Esse é o documento oficial divulgado pelo Inep, com todas as informações sobre a próxima edição do exame. Ele é divulgado dentro do portal do Inep e no Diário Oficial da União.

Em palavras mais simples, esse documento é um manual da prova para o estudante.

Com o edital do Enem, você fica sabendo de todas as datas do exame – desde a abertura das inscrições até os dias de aplicação de prova.

Você fica por dentro do regulamento, do valor da taxa de inscrição, que este ano é de R$ 85, da forma como é calculada a nota TRI e descobre quais são as competências e habilidades que você precisa ter.

Quer saber o melhor? O edital do Enem revela quais são as matérias que cairão na prova. Legal, né? Você não precisa ficar perdido dentro da infinidade de conteúdos estudados durante o Ensino Médio. Para isso, basta acessar a matriz de referência.

Resumindo, é um documento essencial para ajudar na sua preparação para o grande dia. Então, é bastante recomendado a leitura com atenção para sanar suas dúvidas.

PARA QUE SERVE O EDITAL DO ENEM 2019?

O grande objetivo do edital do Enem é trazer todas as informações sobre a as provas do exame (Linguagens, Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Redação) para servir de diretriz aos candidatos que estão se organizando e se preparando para tentar uma vaga universitária.

Uma forma bastante eficiente de se preparar para a prova do Enem é realizar simulados ao longo do ano. Assim, você já pode se acostumar com a ansiedade durante a prova, entender como é o formato do exame e preparar o seu corpo para esse teste.

Além disso, é uma ferramenta essencial para testar seus conhecimentos e entender em quais matérias você já está mandando muito bem e em quais você precisa dedicar mais atenção para melhorar seu desempenho até o dia da prova.

Para ajudar você nessa importante etapa, o Stoodi realiza simulados gratuitos no formato Enem e com a correção TRI.

COMO USAR O EDITAL NOS ESTUDOS?

Nós falamos tudo o que o edital do Enem é capaz de fazer, mas não te mostramos como turbinar os seus estudos, certo? Pois bem, você pode usar esse documento como um norte.

Na hora em que for montar seu plano de estudos, dê uma olhada no edital com foco em duas informações principais:

1) Quais são as matérias de maior peso na composição da nota da sua carreira específica;

2) Quais são os conteúdos que serão abordados pelas provas.

A primeira dica é estratégica porque cada curso/universidade adota uma política de peso diferente nas notas. Já a segunda te ajuda a garantir que nenhum tópico ficará fora do seu cronograma de estudos.

ONDE EU ENCONTRO O EDITAL DO ENEM 2019?

Você pode acessar o edital do Enem 2019 na página do Inep. Separamos também o caminho para todos os editais das edições anteriores, para que você possa conhecer o padrão desse documento:

Edital ENEM 2018          Edital ENEM 2017

Edital ENEM 2016          Edital ENEM 2015

Edital ENEM 2014          Edital ENEM 2013

Edital ENEM 2012          Edital ENEM 2011

Edital ENEM 2010          Edital ENEM 2009

Agora que você já tem as informações essenciais para se preparar para o Enem, configure gratuitamente o seu plano de estudos e vá com tudo em busca da sua vaga universitária.

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!