Quanto ganha um Piloto de avião?

Um emprego que permite trabalhar em diversos países e conhecer culturas do mundo todo é o sonho de muita gente. Dentre as profissões que oferecem essa possibilidade, se destacam aquelas ligadas ao serviço de companhias aéreas, como piloto e comissário de bordo. Mas, afinal, quanto ganha um piloto de avião?

A profissão, tão glamourizada, também é bem remunerada, mas como qualquer outra, tem os seus desafios. Aliás, você sabe exatamente como é essa carreira? O que fazer para ser um profissional da área? Continue a leitura e confira!

O que um faz um piloto?

Essa pergunta pode parecer um pouco óbvia. De súbito, a resposta será: pilota avião, oras! No entanto, a profissão vai além disso. Quem quer seguir a carreira, deve saber quais são as atribuições de um piloto. Entre as funções do profissional, estão:

  • o manuseio e o controle de aeronaves, que podem ser militares, comerciais ou particulares;
  • o monitoramento dos sistemas;
  • o planejamento do voo;
  • a comunicação com a torre de controle;
  • o zelo pela segurança dos passageiros e/ou da carga;
  • a participação em treinamentos frequentemente;
  • a submissão de exames de forma regular.

Quanto um piloto de avião ganha?

Chegou a hora de esclarecer o tema central deste post. Bom, o salário de um piloto de avião pode variar muito conforme o ramo de atividade e o cargo (comandante e copiloto).

Algumas áreas pagam mais, outras menos. Vale dizer que o piloto é o profissional com maior salário entre os profissionais da aviação, como o engenheiro aeronáutico e a aeromoça.

O piso salarial do comandante é de pouco mais de 4 mil reais e o do copiloto é de quase 3,5 mil reais. Porém, a remuneração média no Brasil está bem acima desse valor.

Isso porque a maioria desses profissionais recebe extras, que contribuem para aumentar o valor total e deixar o salário mais robusto, como adicional noturno, horas de voo, periculosidade, diárias e adicionais para voos em domingos e feriados, e horas de reserva.

Em geral, pode-se dizer que um piloto brasileiro tem média salarial de 16 mil reais, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Aviação. No entanto, de acordo com o mesmo documento, 66% recebem por volta de 11 mil, enquanto 5% ganham menos de mil reais.

Quanto ganha um piloto de avião comercial?

O piloto comercial é aquele que faz as viagens dos aviões das grandes empresas. Além do salário, é comum as companhias aéreas oferecerem bônus, gratificações e diversos benefícios, como:

  • auxílio para creche;
  • planos de saúde e odontológico;
  • seguro de vida;
  • vale-refeição;
  • vale-alimentação;
  • vale-transporte;
  • previdência privada.

Então, quanto ganha um piloto de avião comercial? Os salários partem de 12 mil reais a 18 mil reais nas empresas aéreas brasileiras. Já para o copiloto, a remuneração é de 8 mil a 15 mil reais.

Quanto ganha um piloto de avião internacional?

A carreira na aviação internacional é, talvez, a mais cobiçada entre as áreas. Viajar pelo mundo todo e ganhar dinheiro por isso é um dos desejos de muita gente. E quanto ganha um piloto de avião internacional?

A remuneração está entre as mais altas do setor aeronáutico. Os salários giram em torno de 25 a 28 mil reais. Mas algumas companhias aéreas pelo mundo podem oferecer ganhos de até 100 mil reais mensais, simplesmente, porque falta tripulação qualificada para o cargo.

Quanto ganha um piloto de avião nos EUA?

Muita gente tem a vontade de ir trabalhar nos Estados Unidos, e na aviação isso não é diferente. Por ser um país desenvolvido, é uma ótima oportunidade de crescimento na carreira, principalmente pelo acesso às tecnologias mais recentes.

Fora isso, o mercado de trabalho tem constante demanda, pois não há profissionais suficientes. Você sabe quanto ganha um piloto de avião nos EUA? A remuneração da categoria em céus americanos varia entre 200 mil a 300 mil dólares por ano, o que dá de 66 mil a 100 mil reais por mês.

piloto quanto ganha

Quanto ganha um piloto de avião particular?

E se eu não quiser pilotar para uma grande empresa, quanto ganha um piloto de avião particular? Como nesse caso o profissional trabalha para uma pessoa ou família em específico, o salário pode variar bastante conforme as possibilidades do contratante.

Então, podemos dizer que o profissional ganha o piso salarial, que é de 4 mil reais por 40 horas semanais, acrescidos de bônus, gratificações e benefícios ou não. Tudo dependerá da relação empregador/empregado.

Como se tornar um piloto?

Para se destacar na carreira de piloto, é preciso muito esforço e dedicação, o que envolve uma série de cursos, incluindo o de piloto em uma escola privada reconhecida pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

O requisito mínimo para inscrição no curso é ter 18 anos e ter concluído o ensino médio. A grade curricular conta com disciplina teórica e prática, sendo que a segunda só é iniciada após a avaliação da primeira, assim como na habilitação de carro.

Como é a carreira do piloto?

A carreira de piloto conta com muitas possibilidades de atuação. Além das que já falamos aqui, que são da esfera civil, temos a área militar, para pilotar caças, aeronaves civis, como aviões presidenciais, e aviões de tropas e bombardeios. Também é possível pilotar táxi aéreo, aviões agrícolas, aviões de paraquedistas, aviões executivos e ser instrutor de voo.

Para quem deseja ser piloto de linhas aéreas, é preciso ter 21 anos, licença de piloto e mínimo de 1500 horas de voo. Para fazer carreira internacional, ter um segundo idioma é imprescindível, principalmente o inglês.

Viu quanto ganha um piloto de avião? Essa profissão oferece diversas oportunidades de trabalho, com boa remuneração e carreira promissora. Para se dar bem, é preciso se dedicar e se capacitar para atender às demandas do mercado e ter um futuro brilhante pelos céus do mundo inteiro.

Bom, agora que você já sabe quanto um piloto de avião ganha, que tal começar desde já a se preparar? O Stoodi pode ajudar. Confira as nossas videoaulas, planos de estudos, exercícios e muito mais. Experimente!