UFPR: o guia completo!

Tudo o que você precisa saber sobre o tema!

INTRODUÇÃO

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) é a instituição de ensino mais antiga do Brasil a ser concebida como uma universidade. Foi fundada em 19 de dezembro de 1912, com o nome de Universidade do Paraná. A UFPR se distribui em vários campi espalhados em Curitiba e em outras cidades do Paraná.

O processo seletivo da UFPR é considerado um dos mais complexos, concorridos e de maior dificuldade do Brasil entre as federais, e são ofertados diversos cursos nas mais variadas modalidades, do presencial ao ensino a distância.

Você conhece a UFPR? Vai fazer o vestibular e quer saber mais? Então continue com a gente lendo este guia completo!

História da UFPR

A ideia de se criar uma Universidade no Paraná surgiu em 1892, quando José Francisco da Rocha Pombo colocou, no Largo Ouvidor Pardinho, a pedra fundamental da UFPR. Entretanto, o projeto foi frustrado pelo Movimento Federalista, que à época impediu a construção da instituição de ensino.

Apenas duas décadas mais tarde, em 1912, os esforços para a criação da UFPR voltaram a ser empregados, com muito custo. Isso porque o Paraná se desenvolvia à base da produção de erva-mate, e o governo estadual estava desobrigado de oferecer ensino à população. Dessa forma, Victor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo da Silva lideraram a fundação daquela que seria a Universidade do Paraná.

Inicialmente uma instituição privada de ensino, a Universidade do Paraná deu início às atividades no ano de 1913. Os primeiros cursos foram os de Ciências Jurídicas e Sociais, Engenharia, Medicina e Cirurgia, Comércio, Odontologia, Farmácia e Bioquímica.

No decorrer dos anos seguintes, os planos de expansão idealizados pelo então reitor Victor Ferreira do Amaral foram adiados pela recessão decorrente da Primeira Guerra Mundial. Em 1915, com a alteração da legislação federal sobre as instituições de ensino, a Universidade do Paraná teve que se desmembrar em faculdades isoladas, de modo que pudesse manter seu funcionamento.

Ao longo de 31 anos, a instituição permaneceu funcionando nesses moldes. Assim, em 1946, com uma nova alteração nas leis, foi possível criar universidades fora do âmbito público federal, o que tinha sido vetado anteriormente.

A recriação da Universidade do Paraná resultou, em 1951, na federalização da instituição. Assim, a Universidade assumiu o nome de Universidade Federal do Paraná, sob a sigla UFP.

Sob o regime da Ditatura Militar, a UFP passou por várias reformas educacionais, tendo sua constituição alterada e a estrutura bastante reduzida. As faculdades foram substituídas por setores e a sigla da instituição passou para UFPR, de modo que não houvesse confusão com as outras universidades criadas pelo regime ao redor do Brasil.

Hoje, a UFPR conta com diversos campi, setores e outras estruturas, distribuídos da seguinte maneira:

Curitiba

  • Campus Reitoria
  • Campus Batel
  • Campus Juvevê
  • Campus Cabral
  • Campus Centro Politécnico
  • Campus Jardim Botânico
  • Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT)
  • Complexo Hospital das Clínicas
  • Setor de Ciências da Saúde
  • Maternidade Victor Ferreira do Amaral
  • Centro da Visão

Pontal do Paraná

  • Centro de Estudos do Mar (CEM)

Matinhos

  • UFPR Litoral

Palotina

  • UFPR Palotina

Jandaia do Sul

  • Campus Avançado de Jandaia do Sul

Toledo

  • Campus Toledo

Como funciona o vestibular da UFPR?

O ingresso em um curso de graduação da UFPR pode ser feito de quatro formas diferentes. Todos os anos, a universidade realizada seu vestibular, que acontece em duas etapas. Já as vagas remanescentes para o segundo semestre são preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Enem, pelo Processo Seletivo Estendido (PSE), ou ainda pelo Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar UFPR).

Vestibular

O vestibular UFPR é realizado todos os anos com o objetivo de preencher as vagas de graduação da instituição. Geralmente, as inscrições são abertas no mês de agosto, e as provas realizadas em novembro ou dezembro.

São duas fases: a primeira traz 90 questões de múltipla escolha, de conhecimentos gerais. Já a segunda é aplicada apenas para aqueles candidatos aprovados na primeira etapa, incluindo redação e questões discursivas de conhecimentos específicos.

Processo Seletivo Estendido (PSE)

O Processo Seletivo Estendido é voltado para alguns cursos específicos. Os candidatos aprovados na segunda etapa do vestibular são convidados a frequentar duas disciplinas no primeiro semestre do ano seguinte, tendo uma vivência completa da Universidade.

Após o primeiro semestre, quem for aprovado nas duas disciplinas (notas iguais ou maiores a 50 pontos) e estiver entre os melhores colocados em todas as três etapas é selecionado para se matricular na UFPR. Já quem não for escolhido, mas for aprovado nas matérias, recebe um certificado que pode ser utilizado para pedir equivalência na própria instituição, no futuro, ou em outras universidades.

A ideia do PSE é dar condições e oportunidades mais igualitárias aos candidatos, avaliando não apenas o conhecimento acumulado para o vestibular, mas também sua capacidade de aprendizado.

Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

Como você já deve saber, o Ministério da Educação (MEC) tem um sistema eletrônico voltado para a oferta de vagas pelas universidades públicas de todo o país para aqueles candidatos que concluíram o Ensino Médio e obtiveram nota maior que zero no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse sistema é o SiSU.

A abordagem do SiSU UFPR é um pouco diferente se comparada à maioria das universidades brasileiras, que selecionam seus alunos unicamente pelo sistema. Aqui, a nota do SiSU é utilizada para preencher as vagas remanescentes do primeiro semestre.

Ou seja, após as matrículas regulares do primeiro semestre, o SiSU é acionado para preencher as possíveis vagas restantes.

Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar)

Por fim, a UFPR ainda dispõe de um processo bastante específico para ocupar vagas restantes em seus cursos de graduação. Quando existem vagas não preenchidas pelo vestibular ou pelo SiSU, ou quando há algum tipo de desistência, a UFPR aciona o Provar. São seis modalidades diferentes:

  • Mudança de turno, de habilitação ou de campus, exclusivo para alunos da UFPR;
  • Transferência externa;
  • Reopção de curso de alunos dentro da UFPR;
  • Reintegração de ex-alunos;
  • Complementação de estudos, para quem se graduou em uma habilitação e pretende obter outra dentro do mesmo curso;
  • Aproveitamento de Ensino Superior, para aqueles que se graduaram há 2 anos ou mais e desejam cursar outra graduação.

O que levar e o que não levar no dia da prova?

Para a prova UFPR 2018, algumas regras devem ser observadas. Assim, segundo o edital do concurso 2018/2019,

Na sala de provas e durante sua realização, não será permitido ao candidato:

  • manter em seu poder relógios, armas e aparelhos eletrônicos ou qualquer objeto identificável pelo detector de metais;
  • usar bonés, gorros, chapéus ou quaisquer outros acessórios que cubram as orelhas;
  • usar fone ou qualquer outro dispositivo no ouvido, exceto quando autorizado por meio de solicitação de Atendimento Especial;
  • portar líquidos, exceto se o recipiente for transparente e sem rótulo;
  • comunicar-se com outro candidato, usar calculadora e dispositivos similares, livros, anotações, réguas de cálculo, lapiseiras, impressos ou qualquer outro material de consulta;
  • portar carteira de documentos/dinheiro ou similares;
  • usar óculos escuros, ressalvados os de grau, exceto quando autorizado por meio de solicitação de Atendimento Especial;
  • receber de outros candidatos quaisquer materiais para realização da prova.

Além disso, o candidato deve levar algum documento de identificação oficial e válido, com foto. Não são aceitos documentos que sejam apresentados de forma eletrônica. O vestibulando também deve levar o comprovante de ensalamento, a ser apresentado junto com a documentação.

Sobre o material, o candidato poderá levar lápis, apontador, caneta esferográfica feita de material transparente e de tinta preta e borracha, sendo que nenhum dos materiais poderá ter anotações.

Como fazer sua inscrição UFPR?

Para quem quer saber quando e como ingressar na UFPR, a inscrição para o vestibular 2019 da UFPR já foi encerrada, de modo que estas datas podem servir apenas como uma referência para o próximo ano. As inscrições aconteceram entre 13 de agosto e 11 de setembro, exclusivamente pelo site do Núcleo de Concursos.

Para o ano de 2018, a taxa de inscrição não foi reajustada, se mantendo em R$ 120,00. Para os treineiros, a taxa foi de R$ 119,00. Estudantes que comprovarem que não podem arcar com o pagamento da taxa por meio da inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) tiveram do dia 13 ao dia 19 de agosto para pedir a isenção.

Vestibulandos que cursaram todo o ensino médio em rede pública (ou foram bolsistas integrais em escolas privadas) e comprovarem que têm renda familiar menor que um salário mínimo por pessoa puderam requerer a isenção entre 13 e 23 de agosto.

Por fim, o vestibular da UFPR garante uma reserva de vagas para alunos provenientes de escolas públicas e para aqueles que se declararem pretos, pardos ou indígenas. Além disso, ao menos uma vaga por curso é destinada aos candidatos com deficiência. As autodeclarações passam pelo crivo da banca de validação. Quem não for aprovado nessa banca pode continuar no processo pela ampla concorrência.

Nota de corte UFPR

Assim como acontece em várias universidades que realizam seus próprios vestibulares, a Universidade Federal do Paraná não divulga claramente as notas de corte do seu processo seletivo. Entretanto, é possível ter uma ideia por meio da nota do SiSU. Abaixo, listamos as maiores e menores notas de corte para o preenchimento das vagas remanescentes da UFPR.

Maiores notas de corte

Abaixo, uma lista para você ter ideia da nota de corte UFPR 2017, pelo SiSU:

  1. Medicina (Campus Centro Reitoria – Integral), 826;
  2. Engenharia Civil (Campus Centro Politécnico – Integral), 806;
  3. Direito (Campus Centro Reitoria – Manhã), 805;
  4. Engenharia Mecânica (Campus Centro Politécnico – Integral), 798;
  5. Direito (Campus Centro Reitoria – Noite), 793;
  6. Engenharia Aeronáutica (Campus Centro Reitoria – Integral), 802;
  7. Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Campus Centro Politécnico – Integral), 792;
  8. Engenharia Mecânica (Campus Centro Politécnico – Noite), 791;
  9. Engenharia Civil (Campus Pontal do Sul – Tarde), 786;
  10. Engenharia Química (Campus Centro Politécnico – Integral), 782;
  11. Letras Português e Inglês (Campus Centro Reitoria – Manhã), 781;
  12. Biomedicina (Campus Centro Reitoria – Integral), 779;
  13. Letras Francês (Campus Centro Reitoria – Noite), 775;
  14. Letras (Português/Alemão/Grego/Latim) (Campus Centro Reitoria – Manhã), 774;
  15. Medicina Veterinária (Campus Palotina – Integral), 773;
  16. Letras Português e Italiano (Campus Centro Reitoria – Manhã), 767;
  17. Ciências da Computação (Campus Centro Politécnico – Manhã), 765;
  18. Medicina Veterinária (Campus Agrárias – Integral), 765;
  19. Letras Português (Campus Centro Reitoria – Noite), 759;
  20. Letras Inglês (Campus Centro Reitoria – Noite), 758.

Menores notas de corte

Agora, seguem os 20 cursos com menor nota de corte UFPR 2017, pelo SiSU:

  1. Ciências Exatas (Campus Palotina – Noite), 590;
  2. Ciências da Computação (Campus Jandaia do Sul – Manhã), 596;
  3. Ciências da Computação (Campus Palotina – Noite), 603;
  4. Ciências Exatas (Campus Jandaia do Sul – Tarde), 605;
  5. Engenharia de Aquicultura (Campus Palotina – Integral), 614;
  6. Turismo (Campus Litoral – Noite), 622;
  7. Ciências Exatas (Campus Pontal do Sul – Noite), 623;
  8. Gestão Imobiliária (Campus Litoral – Noite), com 624;
  9. Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (Campus Litoral – Noite), 631;
  10. Gestão Ambiental (Campus Litoral – Manhã), 640;
  11. Gestão e Empreendedorismo (Campus Litoral – Noite), 642;
  12. Saúde Coletiva (Campus Litoral – Manhã), 648;
  13. Engenharia Agrícola (Campus Jandaias do Sul – Manhã), 660;
  14. Agroecologia (Campus Litoral – Manhã), 663;
  15. Serviço Social (Campus Litoral – Noite), 668;
  16. Engenharia de Aquicultura (Campus Pontal do Sul – Manhã), 668;
  17. Secretariado (Campus Centro Politécnico – Noite), 669;
  18. Negócios Imobiliários (Campus Centro Politécnico – Noite), 676;
  19. Pedagogia (Campus Centro Reitoria – Noite), 678;
  20. Educação Física (Campus Litoral – Noite), 679.

Provas UFPR

Como explicamos anteriormente, a prova de vestibular da UFPR é dividida em duas fases, sendo que a primeira fase é eliminatória. Para certos cursos que exigem habilidades específicas, há ainda uma terceira fase.

Primeira Fase

A primeira fase do vestibular da UFPR é eliminatória, apresentando 90 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:

Segunda Fase

A segunda fase continua com provas discursivas de Matemática, Biologia, Física, Química, Geografia, História, Sociologia e Filosofia (para os cursos que optam por provas desse tipo), além da prova de Compreensão e Produção de Texto (Redação) e das provas de Habilidades Específicas de Música, de Design e de Arquitetura e Urbanismo.

Como entrar na UFPR: o que estudar para o vestibular?

A prova da UFPR apresenta particularidades, sendo necessário entender seu funcionamento e, principalmente, treinar seu modelo de questão. Com um dos conteúdos programáticos mais bem estabelecidos do Brasil, o vestibular da UFPR aborda vários assuntos do Ensino Médio.

Disciplinas UFPR

Citamos anteriormente as disciplinas que constam nas provas. Confira o Programa Oficial de Prova do Vestibular 2018/2019 para ter uma noção do vasto conteúdo do concurso e se preparar da melhor maneira possível.

Prova de redação UFPR

A prova de redação da UFPR tem como objetivo avaliar a capacidade dos candidatos de produzir textos dos mais diversos gêneros textuais. Geralmente a prova exige um texto dissertativo, sendo que o limite máximo para o texto é de apenas 12 linhas. Os seguintes aspectos são avaliados:

  • fidelidade ao pedido do enunciado e domínio da leitura dos textos base;
  • organização e coerência do texto;
  • coesão;
  • domínio da língua culta;
  • sintaxe;
  • legibilidade e ortografia.

UFPR: livros do vestibular

O vestibular da UFPR exige a leitura integral de oito obras literárias para sua prova. Para o concurso 2018/2019, estes foram os livros recomendados:

  • O Uraguai, de Basílio da Gama;
  • Últimos cantos, de Gonçalves Dias;
  • Várias histórias, de Machado de Assis;
  • Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto;
  • Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri;
  • Relato de um certo oriente, de Miltom Hatoum;
  • Nove noites, de Bernardo Carvalho;
  • Clara dos Anjos, de Lima Barreto.

Resultado do vestibular da UFPR: onde encontrar?

Como o vestibular da UFPR é interno, todo o processo de inscrição, aplicação e divulgação dos resultados do concurso são divulgados exclusivamente pelo Núcleo de Concursos da UFPR, em seu portal. Vale lembrar que, para casos específicos, como a entrada por vagas remanescentes pelo SiSU, o sistema federal assume essa divulgação.

UFPR: cursos

A Universidade Federal do Paraná oferta mais de 100 cursos em seus diversos campi. Para ser mais exato, são 112 cursos de graduação, divididos da seguinte forma:

Campus Curitiba

Campus Pontal do Paraná

  • Ciências Exatas (licenciatura)
  • Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Aquicultura
  • Oceanografia

Campus Avançado Palotina

  • Agronomia
  • Ciências Biológicas
  • Computação (licenciatura)
  • Ciências Exatas (licenciatura)
  • Engenharia de Aquicultura
  • Engenharia de Energias Renováveis
  • Medicina Veterinária
  • Biotecnologia

Campus Matinhos

  • Artes (Licenciatura)
  • Ciências (Licenciatura)
  • Educação Física (Licenciatura)
  • Gestão Ambiental
  • Gestão e Empreendedorismo
  • Gestão Pública
  • Informática e Cidadania
  • Linguagem e Comunicação (Licenciatura)
  • Saúde Coletiva
  • Serviço Social
  • Agroecologia
  • Gestão Imobiliária
  • Gestão de Turismo

Campus Jandaia do Sul

  • Engenharia de Produção
  • Engenharia de Alimentos
  • Engenharia Agrícola
  • Computação (licenciatura)
  • Ciências Exatas (licenciatura)

Pós-graduação UFPR

A Universidade Federal do Paraná possui um dos maiores e mais complexos programas de pós-graduação. Com cursos de mestrado e doutorado, atua nas seguintes áreas do conhecimento:

  • Administração
  • Agronomia (Produção Vegetal)
  • Alimentação e Nutrição
  • Antropologia
  • Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável
  • Assistência Farmacêutica
  • Bioenergia
  • Bioinformática
  • Biologia Celular e Molecular
  • Botânica
  • Ciência Animal
  • Ciência Política
  • Ciências (Bioquímica)
  • Ciências Biológicas (Entomologia)
  • Ciências do Solo
  • Ciências Farmacêuticas
  • Ciências Geodésicas
  • Ciências Veterinárias
  • Comunicação
  • Contabilidade
  • Desenvolvimento Econômico
  • Desenvolvimento Territorial Sustentável
  • Design
  • Direito
  • Ecologia e Conservação
  • Educação
  • Educação em Ciências e em Matemática
  • Educação Física
  • Educação: Teoria e Prática em Ensino
  • Enfermagem
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia em Alimentos
  • Engenharia em Bioprocessos e Biotecnologia
  • Engenharia em Construção Civil
  • Engenharia em Manufatura
  • Engenharia em Produção
  • Engenharia em Recursos Hídricos e Ambiental
  • Engenharia e Ciência dos Materiais
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Florestal
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Química
  • Ensino em História
  • Farmacologia
  • Filosofia
  • Fisiologia
  • Física
  • Genética
  • Geografia
  • Geologia
  • Gestão da Informação
  • História
  • Informática
  • Letras
  • Matemática
  • Matemática em Rede Nacional
  • Medicina (Clínica Cirúrgica)
  • Medicina Interna e Ciências da Saúde
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento
  • Meio Ambiente Urbano e Industrial
  • Mestrado Profissional em Rede Nacional Para Ensino das Ciências Ambientais
  • Microbiologia, Parasitologia e Patologia
  • Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular
  • Métodos Numéricos em Engenharia
  • Música
  • Odontologia
  • Planejamento Urbano
  • Políticas Públicas
  • Profbio – Ensino de Biologia em Rede Nacional
  • Profnit – Propriedade Intelectual e Transferência em Tecnologia Para Inovação
  • Psicologia
  • Química
  • Saúde Coletiva
  • Saúde da Criança e Do Adolescente
  • Saúde da Família
  • Sistemas Costeiros e Oceânicos
  • Sociologia
  • Tecnologias em Bioprodutos Agroindustriais
  • Tocoginecologia
  • Turismo
  • Zoologia
  • Zootecnia

Provas anteriores UFPR para você estudar

O Núcleo de Concursos fornece em seu sistema praticamente todas as suas provas anteriores UFPR, bem como os documentos relacionados ao processo seletivo desde 2002/2003. Você pode conferir a prova UFPR 2017 e muitas outras no Portal do NC ou diretamente por meio dos links abaixo:

Curtiu nosso guia? Vai prestar o vestibular da UFPR em 2019? Então que tal começar logo sua preparação, dando uma olhada no nosso incrível banco de exercícios e nossa plataforma de videoaulas? Você também pode ver muito mais conteúdos como este no Blog do Stoodi!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!