Vestibular de Direito: o que estudar, provas e simulados!

INTRODUÇÃO

Estudar para o vestibular faz parte da rotina de qualquer jovem que busca uma qualificação no mercado de trabalho. Durante essa fase é normal sentir-se perdido diante de tantas opções, apesar disso, existem pessoas que estão decididas a atuarem com advocacia e áreas afins. Se você é uma delas, não pode perder o texto de hoje: tudo o que você precisa saber sobre o vestibular de Direito.

Muitas inseguranças rodeiam a cabeça de quem está fazendo essa escolha pela primeira vez, mesmo assim, o curso de Direito aparece como uma opção de destaque, visto que ele oferece uma carreira sólida com várias áreas interessantes.

Pensando exatamente nisso, criamos este guia prático de como passar no vestibular de Direito. Confira agora o conteúdo completo!

O que estudar para o vestibular de Direito?

Basicamente, as provas de qualquer faculdade cobram todas as disciplinas do Ensino Médio, independentemente do curso que você for escolher. Dessa maneira, é importante revisar o conteúdo completo que você viu em sala de aula durante os últimos anos na escola.

Se você ainda está pensando o que estudar para o vestibular de Direito, saiba que pegar mais pesado em Português e História traz bons resultados na hora do exame. Essas duas matérias têm mais peso nos critérios de avaliação de algumas faculdades, além de que essa profissão exige um conhecimento da norma culta da língua e da história do Brasil e do mundo.

Simulado do vestibular de Direito

Preocupado em como passar no vestibular de Direito? Saiba que uma boa opção é realizar os simulados. O estudante deve treinar sempre no modelo do exame que vai realizar para estar acostumado e não se assustar na hora. Essas provas costumam ser grandes e cansativas, portanto, você deve adquirir preparo e não fadigar.

O simulado ensina a administrar o tempo da prova, isso quer dizer que é necessário ter o raciocínio pronto para compreender e resolver cada questão em um tempo específico. Assim, experimentar esse tipo de exercício é muito importante para que o aluno conheça o formato do vestibular e consiga dar o seu melhor dentro do tempo exigido.

Prova de vestibular de Direito

Diversas universidades estão contando com a nota obtida no Enem para avaliar o ingresso no curso de Direito. Apesar disso, instituições públicas e privadas ainda utilizam seus próprios vestibulares como método avaliação. Confira algumas dicas de como de escolher um bom vestibular para Direito:

  • observe se a faculdade é reconhecida pelo MEC;
  • confira a lista de cursos de Direito criticados pela OAB;
  • informe-se sobre as estatísticas de estudantes formados na faculdade que estão no mercado de trabalho;
  • busque saber a opinião dos estudantes que formaram na faculdade;
  • leia o currículo dos professores;
  • veja a grade curricular do curso;
  • pesquise sobre o funcionamento do programa de estágios da faculdade.

Vestibular de Direito 2018

advogado vestibular de direito

Já dissemos que a maioria das universidades que oferecem o curso de Direito utiliza a nota do Enem como forma de ingresso na instituição. Caso você esteja por fora do assunto, o edital do Enem foi publicado em Março e suas inscrições terminaram em maio deste ano. As provas já estão próximas e se a sua inscrição não foi realizada, resta apenas esperar pelo ano que vem.

O vestibular UEG 2018 foi realizado em Setembro, o resultado das provas será abordado adiante. A Universidade Estadual de Goiás tem destaque no curso de Direito e seu vestibular simplificado pode ser uma boa opção.

Dentre outras faculdades, estudar Direito na FGV também pode ser uma boa alternativa. Seu vestibular já foi encerrado, mas nada impede você de tentar ano que vem!

Inscrições abertas

Perdeu a inscrição do Enem? Não se preocupe, ainda dá tempo de prestar vestibular para Direito esse ano. A Faculdade Milton Campos oferece um curso de referência nessa área e está com as inscrições abertas. Acompanhe o processo!

  • vestibular agendado: realizar a inscrição exclusivamente pela internet do dia primeiro de setembro de 2018 até 31 de janeiro de 2019;
  • vestibular tradicional: realizar a inscrição exclusivamente pela internet do dia primeiro de setembro até 14 de novembro deste ano;
  • Enem: o estudante pode disputar as vagas remanescentes por meio da nota obtida no Enem — são consideradas as notas do Enem de 2014 até 2018.

Vestibular de Direito 2019

Algumas faculdades já começaram o processo seletivo do curso de Direito para 2019. Uma delas é a Fundação Getúlio Vargas, confira o cronograma!

São Paulo

  • 09 de Outubro: encerramento das inscrições;
  • 11 de Janeiro: encerramento das inscrições via Enem.

Rio de Janeiro

  • 25 de Setembro: encerramento das inscrições;
  • 11 de Janeiro: encerramento das inscrições via Enem.

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) está disponibilizando 40 vagas de Direito para o ano que vem. Quem estava interessado deveria ter realizado a inscrição até o dia 25 de julho pagando uma taxa de R$ 80,00. Duas dessas vagas serão exclusivas para moradores de comunidades quilombolas. Acompanhe o cronograma:

  • 29 de agosto: divulgação do local da prova;
  • 02 de setembro: aplicação da prova em Iporá, das 13h10 até 18h10;
  • 03 de setembro: divulgação do gabarito;
  • 31 de outubro: publicação do resultado final.

Resultados do vestibular de Direito

Prestou vestibular para Direito esse ano e está esperando o resultado? Não precipite-se com ansiedade e sofrimento antes da hora. O mais natural é aguardar com o sentimento de ter dado o seu melhor.

Confira agora o resultado do processo seletivo UEG 2018 curso de Direito:

Agora que está bem informado sobre o vestibular de Direito, você é capaz de escolher uma boa universidade para estudar. Não perca o foco na reta final, seu sucesso depende do seu esforço.

Gostou das dicas? Então confira um ótimo texto sobre o vestibular de Medicina, essa pode ser a sua oportunidade. Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e esteja entre os melhores!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!