Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Arte Brasileira - Pós-1950

Voltar para Arte Brasileira - Pós-1950

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Arte Brasileira - Pós-1950 dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Arte com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. ENEM 2012
    Capa do LP Os Mutantes, 1968. Disponível em: http://mutantes.com. Acesso em: 28 fev. 2012 A capa do LP Os Mutantes, de 1968, ilustra o movimento da contracultura. O desafio à tradição nessa criação musical é caracterizado por
  2. 2. ENEM 2017
    Elaborada em 1969, a releitura contida na Figura 2 revela aspectos de uma trajetória e obra dedicada à
  3. 3. Stoodi
    Os filmes "Rio 40 graus", de Nelson Pereira dos Santos e "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha são obras do cinema brasileiro que procuravam exprimir a realidade concreta do país, com toda a sua crueza e brutalidade. Tais obras enquadram-se numa manifestação do cinema nacional conhecida, na década de sessenta, por:
  4. 4. Stoodi
    Ligado a UNE (criado em 1961), teve influências em atividades ligadas ao teatro, cinema, música, literatura... Em seu manifesto afirmou: a arte do povo é "de ingênua consciência", sem outra função que "a de satisfazer necessidades lúdicas e de ornamento". Através da adequação da produção artística à "sintaxe das massas", o CPC "pretendia tirá-las da alienação e da submissão”. O nome do movimento e o tipo de produção cultural ao qual o fragmento se refere está indicado corretamente na seguinte alternativa:
  5. 5. Stoodi
    Apesar da forte censura que caracterizou o Regime Militar, o Brasil, de 1964 a 1985, foi palco de uma série de movimentos artísticos de relevante expressividade estética. Sobre a produção cultural desse período, assinale a alternativa correta.
  6. 6. Stoodi
    Leia o excerto da canção escrita por Heitor Carillo Este é um país que vai pra frente, que integrava o álbum do grupo Os incríveis, lançado em 1976. Este é um país que vai pra frente Rô Rô Rô Rô Rô De uma gente amiga e tão contente Rô Rô Rô Rô Rô Este é um país que vai pra frente De um povo unido, de grande valor É um país que canta, trabalha e se agiganta É o Brasil de nosso amor! O excerto
  7. 7. Stoodi
    Observe as canções que seguem: I Sobre a cabeça os aviões, Sob os meus pés os caminhões Aponta contra os chapadões meu nariz. Eu organizo o movimento, eu oriento o carnaval Eu inauguro o monumento no Planalto Central do país. Viva a bossa-sa-sa. viva a palhoça-ça-ça-ça-ça. II Se você disser Que eu desafino amor. Saiba que isso em mim Provoca imensa dor. Só desafinados têm ouvidos iguais ao teu. Eu possuo apenas o que Deus me deu. Ambas as canções fazem parte da cultura brasileira e estão vinculadas, respectivamente, aos movimentos musicais:
  8. 8. Stoodi
    Leia com atenção os textos abaixo, a respeito do Festival Internacional da Canção ocorrido no Rio de Janeiro em 1968, e depois escolha a alternativa correta. Vou voltar/Sei que ainda vou voltar para o meu lugar/ Foi lá e é ainda lá/Que eu hei de ouvir cantar/ Uma sabiá Sabiá. Chico Buarque de Hollanda e Tom Jobim Vem vamos embora que esperar não é saber/ Quem sabe faz a hora não espera acontecer Pra não dizer que não falei das flores. Geraldo Vandré As 20 mil pessoas que estavam no Maracanãzinho [em 1968] transformaram-se em coral dessa variante melódica do conceito marighelista de que ‘a vanguarda faz a ação’. ‘Sabiá’ derrotou ‘Caminhando’, mas Tom Jobim mal conseguiu tocá-la. A arquibancada vaiou-o por 23 minutos. Talvez tenha sido a mais longa das vaias ouvidas nos auditórios do país. Não era a Tom que se apupava, muito menos ao júri, que deixara ‘Caminhando’ em segundo lugar. A vaia era contra a ditadura, e aquela seria a última manifestação vocalista das multidões brasileiras. Passariam uma década em silêncio, gritando pouco mais que ‘gol’. Poucas semanas depois, o governo proibiu a execução de ‘Caminhando’ nas rádios e em locais públicos. Temia que se tornasse ‘o ponto de partida para a aceleração e ampliação de um processo de dominação das massas’. Gaspari, Elio, A ditadura envergonhada. São Paulo, Companhia das Letras, 2002, p. 322.
  9. 9. Stoodi
    (...) O sol se reparte em crimes Espaçonaves guerrilhas Em cardinales bonitas Eu vou (...) Em caras de presidentes Em grandes beijos de amor Em dentes, pernas, bandeiras Bomba e Brigitte Bardot... (...) Ela nem sabe até pensei Em cantar na televisão O sol é tão bonito Eu vou... (Caetano Veloso. Alegria, alegria, 1967.) A letra da canção de Caetano Veloso, apresentada no III Festival da Música Popular Brasileira, em 1967, faz várias alusões ao contexto da época. Entre elas, podemos citar
  10. 10. Stoodi
    Antes do golpe de 64, o Centro Popular de Cultura (CPC), órgão da União Nacional dos Estudantes (UNE), catalisou a proposta de deselitizar a arte e a cultura, levando-as ao povo e revitalizando - quando necessário - expressões da cultura popular como o teatro mambembe e a literatura de cordel. Sobre essa nova concepção de cultura, desenvolvida nos anos cinquenta do século passado, pode-se afirmar que:
  11. 11. Stoodi
     “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. A frase acima mencionada refere-se a um dos principais movimentos cinematográficos da história do Brasil. Ele está corretamente caracterizado pela alternativa:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login