Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Arte Brasileira no Século XIX

Voltar para Arte Brasileira no Século XIX

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Arte Brasileira no Século XIX dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Arte com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UERJ 2015
    A pintura histórica alcançou no século XIX importante lugar no projeto político do Segundo Reinado. Esse gênero artístico mantinha intenso diálogo com a produção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Por meio da pintura histórica, forjou-se um passado épico e monumental, em que toda a população pudesse se sentir representada nos eventos gloriosos da história nacional. O trabalho de Araújo Porto Alegre como crítico de arte e diretor da Academia Imperial de Belas Artes possibilitou a visibilidade da pintura histórica com seus pintores oficiais, Pedro Américo e Victor Meirelles. CASTRO, Isis Pimentel de. Adaptado de periodicos.ufsc.br. Considerando as imagens das telas e as informações do texto, as pinturas históricas para o governo do Segundo Reinado tinham a função essencial de:
  2. 2. FUVEST 2014
    Em seu contexto de origem, o quadro acima corresponde a uma 
  3. 3. UEL 2016
    A imagem acima foi produzida por Debret. Sobre o artista e a imagem, considere as seguintes afirmativas: 1) Debret fazia parte da Missão Artística Francesa, que chegou no Brasil em 1816. 2) A imagem foi feita com base nas observações do artista da vida cotidiana do Rio de Janeiro. No entanto, graças à característica muito inventiva de Debret, não se pode considerá-la para entender a ralidade brasileira da época. 3) Podemos observar elementos de uma sociedade hierarquizada, patriarcal e escravista na imagem. Estão corretas:
  4. 4. UFMG 2009
    Analise estas duas representações do chamado Grito do Ipiranga, de 7 de setembro de 1822 A partir da análise dessas duas representações e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que, em ambas
  5. 5. ENEM 2009
    Distantes uma da outra quase 100 anos, as duas telas seguintes, que integram o patrimônio cultural brasileiro, valorizam a cena da primeira missa no Brasil, relatada na carta de Pero Vaz de Caminha. Enquanto a primeira retrata fielmente a carta, a segunda — ao excluir a natureza e os índios — critica a narrativa do escrivão da frota de Cabral. Além disso, na segunda, não se vê a cruz fincada no altar. Ao comparar os quadros e levando-se em consideração a explicação dada, observa-se que
  6. 6. CFTMG 2015
    TEXTO 1 TEXTO 2 “A ciência e a arte, dentro de um processo intrincado, fabricavam realidades mitológicas que tiveram, e ainda têm vida prolongada e persistente”. COLI, Jorge. A invenção da descoberta. In: Como estudar arte brasileira no século XIX? São Paulo: Senac, 2005, p. 23. Sobre os documentos referentes ao Descobrimento do Brasil e à arte produzida no século XIX, é correto afirmar que
  7. 7. MACKENZIE 2010
    Neste ano, em que comemoramos as relações Brasil-França, verificamos que as interfaces que ligam as duas nações são marcantes ao longo de toda a nossa história. A presença da família real portuguesa no Brasil, em 1808, motivou, entre outros eventos, a vinda da Missão Artística Francesa, em 1816, porque
  8. 8. UEL 2008
    Observe a imagem e leia o texto a seguir: (MEIRELLES, V. Primeira Missa no Brasil. 1860) Victor Meirelles foi aluno da Academia Imperial de Belas Artes durante o segundo reinado no Brasil. A pintura revela a influência do Romantismo no trabalho do artista. Esse movimento, ao lado do Neoclassicismo, orientou o trabalho dos artistas da Academia nesse período. Sobre o Romantismo no Brasil, é correto afirmar: I. Significou ruptura total em relação a modelos anteriores, consagrados pela História da Arte. II. Estava diretamente relacionado ao chamado projeto civilizatório da elite política e cultural do século XIX brasileiro. III. Buscou a idealização por meio da razão e de formas eruditas resgatadas do passado clássico, capazes de expressar valores universais e eternos. IV. Procurou valorizar o índio e a exuberância da natureza tropical, com a finalidade de construir uma identidade nacional. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
  9. 9. ENEM 2008
    Na obra "Entrudo", de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), apresentada acima,
  10. 10. UERJ 2010
    (Pedro Américo, Independência ou morte.) Essa tela foi produzida entre 1886 e 1888, momento de crise do Estado Imperial e de expansão do republicanismo. A imagem da independência do Brasil nela representada enfatiza uma memória desse acontecimento político entendido como:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login