UNESPAR 2010

A Bienal de São Paulo é uma mostra de arte, criada em 1951, que se transformou em um evento reconhecido internacionalmente. A exposição é organizada por um conselho e dirigida por diferentes curadores a cada edição. A I Bienal reuniu e premiou “artistas concretos suíços que tiveram grande influência no Concretismo brasileiro”, conforme afirmação de Santos (2002, p. 249). Quais são as referências e artistas do movimento Concreto e do Concretismo brasileiro? Identifique e correlacione referências, artistas e cada movimento.

 

Referências

 

1) O termo arte concreta foi redefinido, em 1936, por Max Bill, como uma expressão artística construída objetivamente a partir de informações matemáticas e geométricas.

2) O Concretismo foi formado por artistas integrantes de dois grupos, localizados nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Diferenciados quanto ao entendimento da arte concreta, cada grupo desenvolveu uma produção.

3) O Grupo do Rio de Janeiro ampliou o entendimento da linguagem geométrica do concretismo.

4) O Grupo de São Paulo pregava maior rigor quanto ao entendimento das propostas do concretismo.

 

Artistas

 

I) Ivan Serpa, Lygia Clark e Helio Oiticica pertenciam ao Grupo do Rio de Janeiro.

II) Max Bill, artista suíço, foi premiado na I Bienal de São Paulo com a obra Unidade Tripartida.

III) Os artistas Waldemar Cordeiro, Geraldo de Barros e Lothar Charoux eram partidários e seguiam os princípios matemáticos da arte concreta.

IV) O concretismo brasileiro foi um movimento artístico integrado por Ivan Serpa, Lygia Clark, Helio Oiticica, Waldemar Cordeiro, Geraldo de Barros e Lothar Charoux, entre outros participantes.

 

Movimento

 

i) Movimento Concreto.

ii) Movimento Concretismo, Grupo de São Paulo.

iii) Movimento Concretismo, Grupo do Rio de Janeiro.

iv) Concretismo brasileiro.

 

 

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

 

Escolha uma das alternativas.