Tenha acesso completo ao Stoodi

Plano de estudos, correção de redação, todas as aulas e muito mais!

Exercícios de Arte Contemporânea

Voltar para Arte Contemporânea

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Arte Contemporânea dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Arte com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFF 2007
    Criado na década de 1970, o RAP (rhythm and poetry) é um gênero musical desenvolvido nos Estados Unidos da América. Sobre essa expressão da cultura popular pode-se afirmar:
  2. 2. ENEM 2009
    Quatro olhos, quatro mãos e duas cabeças formam a dupla de grafiteiros “Osgemeos”. Eles cresceram pintando muros do bairro Cambuci, em São Paulo, e agora têm suas obras expostas na conceituada Deitch Gallery, em Nova Iorque, prova de que o grafite feito no Brasil é apreciado por outras culturas. Muitos lugares abandonados e sem manutenção pelas prefeituras das cidades tornam-se mais agradáveis e humanos com os grafites pintados nos muros. Atualmente, instituições públicas educativas recorrem ao grafite como forma de expressão artística, o que propicia a inclusão social de adolescentes carentes, demonstrando que o grafite é considerado uma categoria de arte aceita e reconhecida pelo campo da cultura e pela sociedade local e internacional. Disponível em: http://www.flickr.com. Acesso em: 10 set. 2008 (adaptado). No processo social de reconhecimento de valores culturais, considera-se que
  3. 3. ENEM 2013
    O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações. Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para
  4. 4.
    O acervo do Museu da Língua Portuguesa é o nosso idioma, um “patrimônio imaterial” que não pode ser, por isso, guardado e exposto em uma redoma de vidro. Assim, o museu, dedicado à valorização e difusão da língua portuguesa, reconhecidamente importante para a preservação de nossa identidade cultural, apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos. Disponível em: www.museulinguaportuguesa.org.br. Acesso em: 16 ago. 2012 (adaptado).   De acordo com o texto, embora a língua portuguesa seja um “patrimônio imaterial”, pode ser exposta em um museu. A relevância desse tipo de iniciativa está pautada no pressuposto de que
  5. 5. ENEM 2017
    A instalação Dengo transformou a sala do MAM-SP em um ambiente singular, explorando como principal característica artística a
  6. 6. UEL 2014
    Na perspectiva de Argan (1998), a arte está inserida no cotidiano da cidade e envolve, entre outros elementos, a arquitetura, o urbanismo e o design. A obra de arte determina o espaço urbano. São espaço urbano também os ambientes das casas particulares; e o retábulo do altar da igreja, a decoração do quarto de dormir ou da sala de jantar, até mesmo o vestuário e o ornamento com que as pessoas se movem, recitam a sua parte na dimensão cênica da cidade. (Adaptado de: ARGAN, G. C. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p.2-3.) As imagens a seguir representam obras que se inserem, de múltiplas formas, no cotidiano das cidades. Relacione-as com os respectivos períodos da História da Arte. (A) Arte Medieval (B) Arte Moderna (C) Arte Contemporânea (D) Arte Barroca (E) Arte Neoclássica Assinale a alternativa que contém a associação correta.
  7. 7. ENEM 2016
    CASTRO, A.Sem título. Escultura em aço, Minas Gerais, 1990. Disponível em: www.institutoamilcardecastro.com.br. Acesso em: 2 ago. 2013 A escultura do artista construtivista Amílcar de Castro é representativa da arte contemporânea brasileira e tem o traço estrutural marcado por elementos como
  8. 8. UEPB 2013
    No final da década de 60 do século passado, havia um tipo de ativismo político dos mais radicais. Nos EUA e em alguns países da Europa, a palavra de ordem era “lutar contra o sistema”, mesmo que não se soubesse que tipo de novo sistema político seria implantado sobre os “escombros do velho sistema burguês e capitalista”. Jovens desses países eram os militantes deste tipo de ativismo, e o Rock n’ RolI era a trilha sonora de suas manifestações. Assinale a única alternativa INCORRETA. 
  9. 9. UEL 2014
    Leia o texto a seguir. A partir das mudanças ocorridas na arte desde a década de 1950, houve uma expansão nesse campo, com o surgimento de novas linguagens e novos meios. Na década de 1960, ocorreu uma tendência de desmaterialização artística a partir de questionamento das categorias tradicionais estabelecidas e da intenção de integrar a arte com a vida. A arte conceitual significou o deslocamento da obra de arte enquanto objeto físico para o conceito, visando ao estudo da linguagem artística, sua natureza e sua função no circuito mercadológico. Com a ampliação das possibilidades de expressão, os artistas contemporâneos têm encontrado no espaço público uma forma de deselitização e um espaço de problematização da natureza da arte. A ideia torna-se tão importante quanto a matéria, a participação do público na obra passa a ser fundamental, independentemente de técnicas e materiais utilizados. (Adaptado de: RIBEIRO, M. A. Neovanguardas: Belo Horizonte – anos 60. Belo Horizonte: C/Arte, 1997. p.46.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre arte a partir da década de 1950, relacione as imagens, os conceitos e suas definições correspondentes. (A) Instalação (B) Graffiti (C) Intervenção (D) Arte Minimalista (E) Arte Conceitual (I) Busca desenvolver uma ideia ou conceito por intermédio da disposição de vários elementos no espaço ou da junção simultânea de vários suportes diferentes: objetos, pessoas ou mesmo animais. Procura criar um ambiente que traduza a ideia artística, utilizando-se, para isso, muitas vezes, de recursos cênicos. (II) Surge a partir das periferias das metrópoles como forma de expressão contra a opressão provocada pela sociedade industrial e invade os centros urbanos e as instituições artísticas. De pichações de signos ou frases de efeito rápido, evolui para uma forma gráfica em que a cor é bastante valorizada. (III) Aberta para a ideia e a informação, renuncia ao tradicional objeto de arte como artigo de luxo único, permanente, portátil e vendável. Mais adequadamente transmitida por múltiplas linguagens, como a escrita, a fotografia, o documento, o mapa, o filme, o vídeo, a corporal e, sobretudo, por meio da linguagem verbal. (IV) É uma linguagem que encontrou seu maior campo de ressonância na escultura. Trabalhando quase sempre com estruturas únicas, forma sistemas visuais, caracterizados principalmente pela utilização de formas primárias puras, sem conotação poética e ideológica. (V) Caracteriza-se pela alteração momentânea de um cenário usual, pela introdução de novos elementos e/ou materiais, procurando gerar uma tensão entre a obra e o meio urbano, entre a arte e o meio formal. Assinale a alternativa que contém a associação correta.  
  10. 10. FGV 2015
    As imagens apresentam, de diversos ângulos, a escultura de Marco Cianfanelli em homenagem ao 50º aniversário da captura e prisão de Nelson Mandela, em 1962. A obra é composta por hastes de aço de altura variável, cortadas a laser e Inseridas na Paisagem, na província de KwaZulu-Natal, onde Mandela foi detido pelo regime doapartheid. Ao comentar a sua obra, o artista afirmou: "As 50 colunas representam os 50 anos que se passaram desde a sua captura, mas também sugerem a ideia de que muitos compõem um conjunto; referem-se à solidariedade. Indicam a ironia de que o encarceramento de Mandela o transformou em um ícone de luta, alimentando a resistência que levou o país à democracia". As afirmações abaixo constituem aspectos da proposta política e estética do artista, EXCETO:
  11. 11. ENEM 2018
    TEXTO I  Disponível em: www.normagrimberg.com.br. Acesso em: 13 dez. 2017. TEXTO II Disponível em: www.museunacional.ufrj.br. Acesso em: 11 dez. 2017   As duas imagens são produções que têm a cerâmica como matéria-prima. A obra Estrutura vertical dupla se distingue da urna funerária marajoara ao
  12. 12. ENEM 2018
    TEXTO I ALMEIDA, H. Dentro de mim, 2000. Fotografia p/b. 132 cm x 88 cm. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. TEXTO II A body art põe o corpo tão em evidência e o submete a experimentações tão variadas, que sua influência estende-se aos dias de hoje. Se na arte atual as possibilidades de investigação do corpo parecem ilimitadas – pode-se escolher entre representar, apresentar, ou ainda apenas evocar o corpo – isso ocorre graças ao legado dos artistas pioneiros. SILVA, P R. Corpo na arte, body art, body modification: fronteiras. II Encontro de História da Arte: IFCH-Unicamp, 2006 (adaptado).   Nos textos, a concepção de body art está relacionada à intenção de
  13. 13. ENEM PPL 2011
    Como a ideia de gênero está fundada nas diferenças biológicas entre os sexos, ela aponta para o caráter implicitamente relacional do feminino e do masculino. Assim, gênero é uma categoria relacional porque leva em conta o outro sexo, em presença ou ausência. Além disso, relaciona-se com outras categorias, pois não somos vistos(as) de acordo apenas com nosso sexo ou com o que a cultura fez dele, mas de uma maneira muito mais ampla: somos classificados(as) de acordo com nossa idade, raça, etnia, classe social, altura e peso corporal, habilidades motoras, entre muitas outras. SOUSA, E. S.; ALTMANN, H. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cadernos Cedes. Ano XIX, nº 48, ago.1999.   Diante do exposto, é possível perceber que as diferenças entre sexo masculino e feminino se encontram em todos os campos de atividades. Atualmente, no campo da prática de atividades físicas, percebe-se 
  14. 14. ENEM CANCELADO 2009
    Luciana trabalha em uma loja de venda de carros. Ela tem um papel muito importante de fazer a conexão entre os vendedores, os compradores e o serviço de acessórios. Durante o dia, ela se desloca inúmeras vezes da sua mesa para resolver os problemas dos vendedores e dos compradores. No final do dia, Luciana só pensa em deitar e descansar as pernas. Na função de chefe preocupado com a produtividade (número de carros vendidos) e com a saúde e a satisfação dos seus funcionários, a atitude correta frente ao problema seria
  15. 15. UFMA 2009
    Na segunda metade do século XIX, o gênero musical ópera desenvolveu-se com grande força no Brasil. Antônio Carlos Gomes teve papel preponderante nesse processo. Que ópera, das relacionadas abaixo, foi composta por ele?
  16. 16. UEPG 2013
    A frequência cardíaca é o número de vezes que o coração bate por minuto; assim o coração de um sedentário (pessoa sem treinamento), em condições de repouso (sentado e conversando), apresenta, em média, cerca de 70 a 80 bpm (batimentos por minuto). Com relação aos batimentos cardíacos apresentados por uma pessoa bem condicionada fisicamente, nas mesmas condições de repouso, assinale a alternativa correta.
  17. 17. UEPG 2013
    Com relação à primeira ação ao prestar os primeiros socorros em uma situação de emergência, assinale a alternativa correta.
  18. 18. UEPG 2013
    Com relação aos desvios posturais que podem ocorrer na coluna vertebral, assinale a alternativa correta.
  19. 19. UNESPAR 2011
    A arte dos anos de 1990 se diversifica em função dos ritmos do mundo contemporâneo, trata da sociedade e suas mazelas e, sobretudo, da política: das pandemias, como a AIDS e problemas globais, como os ambientais, das migrações, da pobreza, do sexo e da violência. Correlacione os itens.   1) Artistas mulheres se utilizam de imagens divulgadas pela mídia para propor uma critica ao consumo e enfocar temas feministas. 2) O termo arte da reciclagem foi considerado por Strickland (2004) um conceito chave. 3) A publicidade e o cinema serviram de material para a criação de imagens artísticas, uma seleção de trabalhos que pretendia romper com a passividade do consumidor. 4) O termo italiano graffiti significa rabiscos, garatujas, expressões gráficas ou palavras e denominou uma ação que aparece em trabalhos de pintura, de desenho e, principalmente, nas ruas. 5) O uso de imagens fotográficas, facilitado pelas técnicas industriais, foi adotado por artistas em combinações inéditas.   I) Para Strickland (2004, p. 190): “Os artistas passaram a se apropriar de imagens de fontes diversas, como fizeram os artistas pop, mas recorrendo tanto à histó- ria da arte e à mitologia quanto à comunicação de massa”. II) A fotografia também foi usada para reinterpretar a história da arte e comentar temas políticos e sociais. III) As agressivas polêmicas criadas pelos trabalhos artísticos resultam do uso inteligente de imagens publicitárias e textos poéticos que refletem um discurso feminista. IV) Imagens ampliadas eram selecionadas pelos artistas do conteúdo veiculado pelos meios de comunicação de massa (cinema, televisão e mídia impressa) foram usadas para romper o ciclo de consumo da sociedade anestesiada. V) Uma expressão livre com uso de tintas spray para reproduzir imagens, palavras e símbolos, foi criada como arte das ruas por artistas e marcou a cena urbana de Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre os anos de 1970 e 1980.   A alternativa que apresenta a relação adequada é:
  20. 20. UNICENTRO 2016
    O estilo de vida corresponde ao conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, valores e oportunidades das pessoas. Essas ações têm grande influência na saúde geral e na qualidade de vida de todos os indivíduos. O pentáculo do bem-estar, base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos, contempla os seguintes componentes:
  21. 21. UNICENTRO 2016
    A postura corporal correta exige muita disciplina. Não é fácil seguir uma postura correta ao ficar de pé, sentar, deitar, andar ou levantar peso, principalmente se essas ações são realizadas durante muito tempo. Sobre postura corporal, pode-se afirmar:
  22. 22. ENEM - 3 APLICACAO 2016
    As lutas podem ser classificadas de diferentes formas, de acordo com a relação espacial entre os oponentes. As lutas de contato direto são caracterizadas pela manutenção do contato direto entre os adversários, os quais procuram empurrar, desequilibrar, projetar ou imobilizar o oponente. Já as lutas que mantêm o adversário a distância são caracterizadas pela manutenção de uma distância segura em relação ao adversârio, para não ser atingido pelo oponente, procurando o contato apenas no momento da aplicação de uma têcnica (golpe). Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares de educação física para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Curitiba: SEED, 2008 (adaptado). Com base na classificação presente no texto, são exemplos de luta de contato direto e de luta que mantêm o adversârio a distância, respectivamente,
  23. 23. ENEM - 3 APLICACAO 2016
    A técnica de jogos teatrais propõe uma aprendizagem não verbal, em que o aluno reúne os seus próprios dados, a partir de uma experimentação direta. Por meio do processo de solução de problemas, ele conquista o conhecimento da matéria. KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984 (adaptado). Sob orientação do professor, os jogos teatrais são realizados na escola de forma que o estudante:
  24. 24. ENEM - 3 APLICACAO 2016
    Se o dançarino já preparou toda a sensação antes, ele não está no vazio... já está acabado. Nesse momento (vazio) é o seu corpo que está dizendo algo, não é você. Quando o ator está nesse momento de desistir, é nesse momento que ele deve continuar; é nesse momento que chega algo para quem está assistindo. Não importa tanto a coreografia e todo esse trabalho. O mais importante é isso, o vazio, e como você continua com isso... COLLA, A. C. Caminhante, não há caminhos, só rastros. São Paulo: Perspectiva, 2013. O texto considera que um corpo vazio (de som, sentimento e pensamento) pode fazer qualquer coisa. Nessa concepção, a atuação do dançarino alcança o ápice de
  25. 25. ENADE 2011
    Os conteúdos da Educação Física envolvem jogos, esportes, ginásticas, lutas, atividades rítmicas, expressivas e conhecimentos sobre o corpo. Esses blocos de conteúdos possuem dimensões procedimentais, conceituais e atitudinais. No caso específico da Educação Física, os conteúdos se relacionam com o saber fazer, o saber sobre o saber fazer, e o ser.   Diante dessas premissas, o planejamento de ensino de Educação Física deve ter sua organização pautada em aulas que sejam  
  26. 26. ENEM 2010
    O folclore é o retrato da cultura de um povo. A dança popular e folclórica é uma forma de representar a cultura regional, pois retrata seus valores, crenças, trabalho e significados. Dançar a cultura de outras regiões é conhecê-la, é, de alguma forma, apropriar-se dela, é enriquecer a própria cultura. BREGOLATO, R. A. Cultura corporal da dança. São Paulo: Ícone, 2007. As manifestações folclóricas perpetuam uma tradição cultural, é obra de um povo que a cria, recria e a perpetua. Sob essa abordagem, deixa-se de identificar como dança folclórica brasileira
  27. 27. ENEM 2011
    A dança é um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de várias regiões do país. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras e caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares), figurinos e cenários representativos. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Educação Física, São Paulo 2008 (adaptado). A dança, como manifestação e representação da cultura rítmica, envolve a expressão corporal própria de um povo. Considerada como elemento folclórico, a dança revela
  28. 28. ENEM 2005
    A DANÇA E A ALMA A DANÇA? Não é movimento, súbito gesto musical. É concentração, num momento, da humana graça natural.   No solo não, no éter pairamos, nele amaríamos ficar. A dança – não vento nos ramos; seiva, força, perene estar.   Um estar entre céu e chão, novo domínio conquistado, onde busque nossa paixão libertar-se por todo lado...   Onde a alma possa descrever suas mais divinas parábolas sem fugir à forma do ser, por sobre o mistério das fábulas. (Carlos Drummond de Andrade. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964. p. 366.)   A definição de dança, em linguagem de dicionário, que mais se aproxima do que está expresso no poema é
  29. 29. ENEM PPL 2009
    A cultura corporal de movimento está expressa em jogos, esportes, danças, artes marciais, lutas, ginástica e outros movimentos que ainda são emergentes. Certos movimentos são significativos para determinada região do país, mas não para outras. Você, por exemplo, que nasceu e cresceu em determinada cidade pertencente a uma região do nosso país, aprendeu e praticou alguns jogos, esportes e dançou um tipo de música porque tais manifestações são parte integrante da sua comunidade. DARIDO, S. C; SOUZA JUNIOR, O. Para ensinar educação física. São Paulo: Papirus Editora, 2007 (adaptado). O Brasil tem características culturais embasadas na miscigenação de raças e etnias que influenciam as manifestações de movimento, como, por exemplo, 
  30. 30. ENEM PPL 2011
    O esporte, as ginásticas, a dança, as artes marciais, as práticas de aptidão física tornam-se, cada vez mais, produtos de consumo (mesmo que apenas como imagens) e objetos de conhecimento e informação amplamente divulgados ao grande público. Jornais, revistas, videogames, rádio e televisão difundem ideias sobre a cultura corporal do movimento. Betti, M.; Zuliani, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, 2002. Essa difusão possibilitou o acesso a uma diversidade de atividades físicas e esportes coletivos praticados ao redor do mundo, que
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login