Quer ter acesso a todas as aulas de Arte?

Assine o Stoodi e estude tudo que você precisa para garantir sua aprovação!

UFBA 2011

Os Romanos mostraram-se extraordinariamente inventivos no domínio do urbanismo. As "cidades novas", construídas durante a época imperial, muitas vezes a partir de acampamentos militares, espalharam a ordem romana até aos confins do Império. Esta concepção de cidade planejada, edificada com uma finalidade muito concreta e, por vezes, quase simultaneamente em cada uma das suas partes, só a voltaremos a encontrar no século XX.

(UPJOHN et al., p. 48)

Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a arquitetura na Antiguidade Oriental e na Clássica, leia as afirmativas abaixo.

1 - A arquitetura romana concentrou-se na construção de edifícios com finalidade religiosa, descuidando-se das obras de infra-estrutura e de atendimento às necessidades das populações urbanas.
2 - A sobrevivência, até os dias atuais, de templos e palácios construídos pelos gregos e pelos egípcios decorre do uso de materiais resistentes e da aplicação de princípios arquitetônicos conhecidos na época, fazendo-os resistir à ação do tempo e dos homens.
3 - A arquitetura romana expressava o caráter bélico e pragmático da cultura dominante, enquanto a arquitetura grega se voltava para a representação dos elementos que fundamentavam sua mitologia e sua concepção de mundo.
4 - As catedrais de Colônia, na Alemanha, e de Notre Dame, em Paris, representam a arte gótica que predominou na Europa Medieval e reproduzem os princípios arquitetônicos construídos pelos gregos e pelos romanos.

Estão corretas:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login