Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Arte Pré-Colombiana dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Arte com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    Stoodi

    As civilizações pré-colombianas que se desenvolveram na região da Mesoamérica (onde hoje está parte do México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua) – civilização asteca e civilização maia – foram consideradas bastante avançadas para os europeus que com elas travaram o primeiro contato. Aponte a alternativa abaixo que contenha alguns dos aspectos definidores desta característica de “civilização avançada”:

  2. 2

    UFSM

    (Adaptada) "Os guerreiros constituíam um dos grupos mais importantes na civilização asteca. No início, eram escolhidos entre os indivíduos mais corajosos e valentes do povo. Com o tempo, entretanto, a função de guerreiro começou a ser passada de pai para filho, e apenas algumas famílias, privilegiadas, mantiveram o direito de ter guerreiros entre os seus membros."(KARNAL, Leandro. A conquista do México. São Paulo: FTD, 1996, p. 13.) O texto faz referência à sociedade asteca, no século XV, a qual era:

  3. 3

    Stoodi

    Leia o texto a seguir: “Os cantos, as danças, as oferendas, os sacrifícios de animais que se sucedem, os banquetes e as bebedeiras, autorizados nessa oportunidade, marcam a festa do Sol, a mais bela do ano. […] Num cômodo longe do olhar da multidão, Tupac Inca deflora Tanta Carua e transmite para seu corpo tão jovem e tão belo a sua mácula que carregara durante quatro longos anos. De agora em diante, ela é toda impureza, capac hucha, e precisa morrer para que o Inca e o mundo inteiro possam continuar a viver sem temor. Cercada pelos seus, Tanta Carua retoma o caminho que a leva de volta para a vila de seu pai. Enquanto na ida todos acorriam para vê-la e louvá-la, agora não encontra mais ninguém, pois as pessoas sabem o peso que ela está carregando e afastam-se de seu caminho, baixando os olhos. Chegando à sua casa, ela recusa a festa que Vilca Xagua preparara: 'Acabe comigo', pede ao pai, 'já tive festas suficientes em Cuzco'. Então dão-lhe para beber uma infusão que a faz adormecer. Com cuidado, descem seu pequeno corpo até o fundo de um poço seco e colocam vasos e pratos de ouro, assim como os mais suntuosos vestidos. Em seguida, o poço é coberto com pedras e todos vão embora.” (BERNARD, C.; GRUZINSKI, S. História do Novo Mundo. São Paulo: Edusp, 1997, p.34-41.) Na narrativa lida acima, há descrição de um ritual do sacrifício de uma virgem, que era realizado pela antiga civilização inca. Com base no texto, indique a alternativa CORRETA:

  4. 4

    UGF-RJ

    (Adaptada) A civilização maia, floresceu na região que hoje corresponde ao(s):

  5. 5

    Stoodi 2020

    As civilizações pré-colombianas astecas, maias e incas, se desenvolveram em uma região do continente americano que inclui aproximadamente o sul do México. Apesar de terem constituídos grandes impérios essas civilizações desconheciam a existência uma da outra. Esses impérios, embora tivessem muitas características próprias, também apresentavam alguns pontos em comuns.  Sobre os aspectos comuns dessas civilizações são apresentadas as seguintes afirmativas. Leia-as e marque a alternativa correta. I - Estado organizado com o auto grau de interferência na vida da população; II - Sociedade igualitária, sendo os meios de produção comum a todos; III - Prática de rituais e sacrifícios humanos; IV - Construção de Pirâmides e produção de uma arte sofisticada.  

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos