Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Arte Românica dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Arte com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    UFSM 2003

    Os estilos arquitetônicos românico e gótico caracterizaram as construções na Baixa Idade Média. O estilo românico, que precede o gótico, caracterizou-se pela grandeza e solidez das construções de templos identificados como "fortalezas de Deus". O gótico propiciou a ornamentação das Igrejas com esculturas e vitrais e valorizou a altura e a verticalidade das construções, dando a impressão de "contato com os céus". Levando em conta que esses templos podem ser considerados testemunhos históricos, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmações a seguir. ( ) O templo românico identifica uma sociedade rural na qual a Igreja foi o centro de poder, e o estilo gótico reflete o desenvolvimento urbano e do comércio. ( ) Esses estilos arquitetônicos testemunham uma sociedade hierarquizada, fundamentada na doutrina cristã, onde o "templo" também representa o lugar e o poder que a instituição "Igreja" exerceu. ( ) A expressão "fortalezas de Deus" justifica-se por serem grandiosas construções que serviram, em primeiro lugar, como espaço reservado aos exércitos nacionais dos estados absolutistas modernos. A sequência correta é:

  2. 2

    UFPE 2005

    Os estilos arquitetônicos românico e gótico destacaram-se na arte medieval. O estilo românico, por exemplo, presente em numerosas edificações do século XI, expandiu-se pela Europa católica e:

  3. 3

    PUCRS 2002

    Responder à questão relacionando as figuras a seguir ao quadro comparativo do contexto medieval.

  4. 4

    Stoodi

    Sobre a pintura na Idade Média, assinale a alternativa correta:

  5. 5

    Stoodi

    Uma das principais produções artísticas de nossa história foi a que se desenvolveu entre os séculos V a XV, período conhecido como Idade Média. A arte medieval estava intimamente ligada à religião, servindo de veículo para a difusão dos preceitos e das crenças religiosas. Qual das alternativas abaixo não corresponde ao que se conhece do repertório artístico medieval?   

  6. 6

    UEM 2017

    Sobre a arte na Europa durante a Alta e a Baixa Idade Média, é correto afirmar que  

  7. 7

    UFPE 2005

    Os estilos arquitetônicos românico e gótico destacaram-se na arte medieval. O estilo românico, por exemplo, presente em numerosas edificações do século XI, expandiu-se pela Europa católica e:  

  8. 8

    MACKENZIE 2017

    A partir do século XII ao XV, na Europa, algumas catedrais passaram a ser construídas adotando um novo estilo arquitetônico: o gótico. Ao contrário do estilo românico, tais igrejas primavam pela verticalidade, leveza, harmonia dos traços e luminosidade, através dos vitrais coloridos. O surgimento do estilo gótico está ligado ao    

  9. 9

    UEM 2009

    “No medievo, os estilos românico e gótico e a arte bizantina se dirigiam a uma sociedade de analfabetos; era indispensável uma arte visual, dominada pelo tema da salvação” (ARRUDA, José J. de A.; PILETTI, Nelson. Toda a História: História Geral e História do Brasil. São Paulo: Ática, 1996, p.133). Sobre a arquitetura medieval na Europa Ocidental, verifica-se que:

  10. 10

    UNICANTO 2015

    A arte gótica surgiu na França e se espalhou rapidamente através da Europa ocidental. Ela foi um prosseguimento da arte românica e conseguiu um perfeito equilíbrio de expressão. Neste estilo o que mais se destaca é a arquitetura; o clima religioso da época favorecia a construção de igrejas, com linhas ascendentes que terminavam em abóbadas; os vitrais tiveram também grande importância, pois com seus coloridos e a variedade dos seus mosaicos de vidro, atenuavam a luz no interior. Entre as mais famosas igrejas góticas estão Notre Dame, na França, Wetsminster, na Inglaterra e a catedral de Colônia na Alemanha.    Segundo a arte gótica, observa-se que:

  11. 11

    UEM 2009

    “(...), a arte romana assimilou, da arte greco-helenística, a busca por expressar um ideal de beleza, e da arte etrusca, mais popular, a preocupação em expressar a realidade vivida” PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2007, P. 43.   A partir do trecho e, considerando a arte românica, observa-se que:

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos