Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Barroco Europeu

Voltar para Barroco Europeu

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Barroco Europeu dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Arte com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UNICAMP 2011
    A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais. (Adaptado de Camila F. G. Santiago, “Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica. Europa, América e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.)   Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como
  2. 2. FUVEST
    O Estado moderno absolutista atingiu seu maior poder de atuação no século XVII. Na arte e na economia suas expressões foram respectivamente:
  3. 3. UNICANTO
    Sobre o barroco, assinale a alternativa correta:
  4. 4. Stoodi
    Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
  5. 5. UFF 2000
    Na cultura barroca do século XVII observam-se, entre outras, as características: I) Crise da vontade humana e constatação da dúvida em torno do melhor caminho para se obter a salvação. II) Presença de valores políticos que orientavam a subordinação da sociedade ao rei e efetivavam a monarquia constitucional. III) Ambiente social envolvido pelas dúvidas acerca do futuro, transformando o homem barroco em melancólico, cético e místico. A frase "Ser ou não ser, eis a questão" de William Shakespeare é mais bem interpretada pelas características:
  6. 6. UNICANTO
    Quanto a Pintura Barroca analise itens abaixo e em seguida marque a ÚNICA alternativa CORRETA.
  7. 7. UNICANTO
    Quanto à arte do período Barroco, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso: (  ) Na pintura utilizava de uma técnica conhecida como claro e escuro. (  ) A expressão dramática e os gestos amplos são marcas da escultura barroca. (  ) O dourado é banido da escultura como uma forma de entrega dos bens materiais. (  ) É na arquitetura barroca que surgem os arcos e cúpulas. A sequência correta é:
  8. 8. Stoodi
    O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta:
  9. 9. UFPR
    Sobre o Barroco, pode-se afirmar que
  10. 10. UFV 2005
    Observe a figura a seguir: A Leiteira (c.1658-1660), de Johannes Veermer, é uma das obras-primas da pintura holandesa do século XVII, que gradativamente define um estilo próprio, representando com austero realismo cenas familiares, paisagens urbanas, situações da vida cotidiana e retratos de pessoas comuns. A vida urbana e comercial é o cenário dessa nova forma de representação do mundo, que caracteriza a cristalização de uma cultura burguesa. Das características a seguir, assinale aquela que NÃO se aplica à cultura burguesa urbana da era moderna.
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login