Exercícios de O Gótico

Voltar para O Gótico

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de O Gótico dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Arte com esses e mais de 12000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UNIFESP 2008
    Houve, nos últimos séculos da Idade Média ocidental, um grande florescimento no campo da literatura e da arquitetura. Contudo, se no âmbito da primeira predominou a diversidade (literária), no da segunda predominou a unidade (arquitetônica). O estilo que marcou essa unidade arquitetônica corresponde ao
  2. 2. Stoodi
    “No coração da obra, esta ideia: Deus é luz. Desta luz inicial, incriada e criadora, participa cada criatura. Cada criatura recebe e transmite a iluminação divina segundo a sua capacidade, isto é, segundo o lugar que ocupa na escala dos seres, segundo o nível em que o pensamento de Deus hierarquicamente o situou.” DUBY, Georges. O tempo das catedrais. Lisboa: Estampa, 1979. p. 105. A citação resume o princípio norteador do estilo gótico, que predominou na arquitetura e na escultura religiosa da Europa Ocidental no século XIII. Sobre esse estilo e seus ideais, assinale a alternativa correta:
  3. 3. Stoodi
    Leia o texto a seguir: “A planta da igreja gótica era em forma de cruz latina. Sua implantação era feita de forma que a nave e a capela-mor se situassem no braço longitudinal no sentido Leste-Oeste. Assim o altar-mor ficaria a Leste, onde nasce o sol, o que costumou-se chamar de cabeceira. A fachada ocidental ficaria preferencialmente a Oeste, onde o sol se põe, numa nítida alusão à necessidade do homem de percorrer um longo caminho para chegar até Deus. Desta forma, o braço do transepto ficaria no sentido Norte-Sul, sendo o lado do Evangelho para o Norte e o lado da Epístola para o Sul. A parte inferior do braço longitudinal da cruz era normalmente dividida em três naves, sendo a central maior que as outras duas, tanto em altura quanto em largura”. (MAIOLINO, C. F. A arquitetura religiosa neogótica em Curitiba entre os anos de 1889 e 1930. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2007. p.12) A partir da descrição do plano arquitetônico de uma catedral gótica, como está expresso no trecho acima, é possível:
  4. 4. Stoodi
    OLIVEIRA, Clenir. Arte literária - Portugal e Brasil. São Paulo: Moderna, 1999. p. 10. Na ilustração, há três formas de representar a figura feminina através do tema "Maria e o Menino Jesus". Essas representações se vinculam a diferentes momentos históricos. Observe as gravuras e analise as afirmativas a seguir, assinalando verdadeira (V) ou falsa (F). (  ) "Madona e criança" se vincula ao ideal feminino estabelecido pela sociedade burguesa. (  ) "Madona da pera" corresponde ao momento histórico de afirmação do projeto católico de descaracterização da figura feminina. (  ) "A virgem castigando o menino" é expressão de uma sociedade onde a mulher se insere na vida pública e deixa de ser idealizada. (  ) "Madona da pera" é produto cultural marcado pelo naturalismo inspirado no ideário greco-romano. (  ) "A virgem castigando o menino" expressa o ideal da mulher dócil, adequada à estrutura familiar patriarcal. A sequência correta é  
  5. 5. Stoodi
    Sobre a arte europeia da Idade Média, assinale o que for correto.
  6. 6. Stoodi
    Sobre a pintura na Idade Média, assinale a alternativa correta:
  7. 7. Stoodi
    Uma das principais produções artísticas de nossa história foi a que se desenvolveu entre os séculos V a XV, período conhecido como Idade Média. A arte medieval estava intimamente ligada à religião, servindo de veículo para a difusão dos preceitos e das crenças religiosas. Qual das alternativas abaixo não corresponde ao que se conhece do repertório artístico medieval?   
  8. 8. Stoodi
    As imagens a seguir retratam a mesma passagem bíblica – a dúvida do apóstolo Tomé diante do Cristo ressurreto. A primeira é uma ilustração medieval do saltério de Saint Albans, do século XII (“A dúvida de São Tomé”, artista desconhecido), e a segunda, à direita, é a pintura de Caravaggio “A incredulidade de São Tomé”, de 1599. A partir da análise dessas ilustrações e dos conhecimentos sobre o papel das imagens no período medieval e no período moderno, assinale a alternativa incorreta.  
  9. 9. CESGRANRIO 2011
    Formas sinuosas, flores, folhagens, desenho delicado facilmente reconhecido em objetos, móveis, esculturas, pinturas e edifícios. Esse estilo, que, se estendendo a todas as formas de arte, procurou promover a unidade de todo o fazer artístico do início do século XX é denominado estilo
  10. 10. UNICANTO 2015
    Como todo movimento o período Gótico tem na arquitetura um de seus grandes representantes.   Sobre a arquitetura gótica, pode-se inferir que
  11. 11. UNESPAR 2011
    Correlacione as técnicas artísticas aos seus conceitos e os períodos da história da arte correspondentes nos quais foram preponderantemente originadas e empregadas.   1) Baixo-relevo. 2) Mosaico. 3) Tapeçaria. 4) Vitral.   I) Técnica com uso de pedrinhas (cubos ou tesselas de mármore ou vidro) aplicadas e coladas sobre uma superfície segundo um desenho. II) Técnica que resulta do uso de vidro colorido articulado por arestas (perfis) em chumbo para realizar composições e deixa passar a luz. III) Técnica de tecelagem, em lã e seda, com motivos copiados de pinturas que eram colocadas por trás da urdidura no tear. IV) Técnica usada pelo escultor para executar seus trabalhos, cujo tema predominante eram feitos militares, entalhados na rocha, com detalhes e precisão.   i) Arte Gótica ii) Arte Medieval iii) Arte Bizantina iv) Arte da Mesopotâmia   Assinale a alternativa que apresenta a relação adequada.
  12. 12. UNICANTO 2015
    Entre 1200 e 1500, os construtores medievais ergueram estruturas bastante elaboradas, com interiores atingindo uma altura sem precedentes no mundo da arquitetura. A devoção coletiva por estes prédios era tão intensa que todos os seguimentos da população participavam da construção dos edifícios. Este movimento foi denominado Gótico.     Sobre a arte gótica, observa-se que:
  13. 13. UNESPAR 2010
    Correlacione as técnicas artísticas (coluna 1) aos seus conceitos (coluna 2) e os períodos da história da arte correspondentes nos quais foram preponderantemente originadas e empregadas (coluna 3).   Coluna 1   1) Técnica de cera perdida. 2) Mosaico. 3) Afresco. 4) Vitral.   Coluna 2   I) Técnica com uso de pedrinhas (cubos ou tesselas de mármore ou vidro) aplicadas e coladas sobre uma superfície segundo um desenho. II) O trabalho resulta de uma composição com vidro colorido articulado por arestas (perfis) em chumbo que deixa passar a luz. III) Técnica de pintura com aplicação de pigmentos sobre massa fresca ou gesso numa superfície de acordo com uma composição. IV) Técnica usada pelo escultor que executava primeiro um modelo em cera, revestido em barro aquecido para derreter e remover o conteúdo interno, resultando em um objeto oco. O molde era preenchido por metal fundido e, depois do esfriamento, o barro era quebrado, restando uma peça idêntica ao modelo.   Coluna 3 i) Arte Gótica. ii) Arte Românica. iii) Arte Bizantina. iv) Arte Neolítica   A alternativa que apresenta a sequência correta é
  14. 14. UEM 2009
    “No medievo, os estilos românico e gótico e a arte bizantina se dirigiam a uma sociedade de analfabetos; era indispensável uma arte visual, dominada pelo tema da salvação” (ARRUDA, José J. de A.; PILETTI, Nelson. Toda a História: História Geral e História do Brasil. São Paulo: Ática, 1996, p.133). Sobre a arquitetura medieval na Europa Ocidental, verifica-se que:
  15. 15. UNICANTO 2015
    Entre 1200 e 1500, os construtores medievais ergueram estruturas bastante elaboradas, com interiores atingindo uma altura sem precedentes no mundo da arquitetura. A devoção coletiva por estes prédios era tão intensa que todos os seguimentos da população participavam da construção dos edifícios. Este movimento foi denominado Gótico.     Sobre a arte gótica, pode-se verificar que:
  16. 16. UNICANTO 2015
    A arte gótica surgiu na França e se espalhou rapidamente através da Europa ocidental. Ela foi um prosseguimento da arte românica e conseguiu um perfeito equilíbrio de expressão. Neste estilo o que mais se destaca é a arquitetura; o clima religioso da época favorecia a construção de igrejas, com linhas ascendentes que terminavam em abóbadas; os vitrais tiveram também grande importância, pois com seus coloridos e a variedade dos seus mosaicos de vidro, atenuavam a luz no interior. Entre as mais famosas igrejas góticas estão Notre Dame, na França, Wetsminster, na Inglaterra e a catedral de Colônia na Alemanha.    Segundo a arte gótica, observa-se que:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login