Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Realismo dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Arte com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    Stoodi

    A imagem acima mostra o quadro Fim do dia, de Jules Breton, produzido entre 1886 e 1887. Qual a escola de pintura (estilo) pode ser observado a partir desta obra?

  2. 2

    Stoodi

    Das características abaixo, assinale a que não pertence ao Realismo:

  3. 3

    Stoodi

    Assinale a única alternativa incorreta:

  4. 4

    UFPR 2000

    (Adaptado) Na Europa do século XIX: 01) As duas grandes escolas literárias da época foram o Romantismo e o Realismo. Este último utilizou como fonte de inspiração os problemas sociais resultantes das distorções criadas pela industrialização.    02) A "Segunda Revolução Industrial" caracterizou-se pelo estreito relacionamento entre ciência e técnica. Esta situação promoveu importantes mudanças na estrutura de produção das fábricas, mas também contribuiu para o agravamento de problemas sociais.    04) Nesse período, a Inglaterra pode ser tomada como o modelo ideal do nascente capitalismo industrial: economia forte e desenvolvida, poderio militar e regime político estável, assentado no crescimento da representatividade das camadas médias de sua população.    08) O final do século foi marcado pela suspensão das disputas políticas e econômicas entre as grandes potências europeias, levando ao internacionalismo e à progressiva pacificação do Continente.    16) As pesquisas e descobertas realizadas nos campos da física e da química tiveram aplicação prática e estética no desenvolvimento de novas formas artísticas, como a fotografia e o cinema.    32) A cultura popular viu-se ameaçada pelos movimentos migratórios em direção às cidades e pela adoção de políticas nacionais de educação.    Qual a somatória das afirmações verdadeiras?

  5. 5

    Stoodi

    Podemos verificar que o Realismo revela: I   – senso do contemporâneo. Encara o presente do mesmo modo que romantismo se volta para o passado ou para o futuro. II  – o retrato da vida pelo método da documentação, em que a seleção e a síntese operam buscando um sentido para o encadeamento dos fatos. III – técnica minuciosa, dando a impressão de lentidão, de marcha quieta e gradativa pelos meandros dos conflitos, dos êxitos e dos fracassos. Assinale:

  6. 6

    Stoodi 2020

    A pintura é uma poesia muda e a poesia uma pintura cega; e tanto uma quanto a outra tentam imitar a natureza segundo seus limites, e tanto uma quanto a outra permitem demonstrar diversas atitudes morais, como fez Apeles na sua Calúnia. DA VINCI apud LICHTENSTEIN, 2005, p. 19-20 Observe a pintura de Gustave Coubert, Mulheres peneirando trigo, e assinale a alternativa que corresponde a CORRETA relação entre o estilo e a pintura de Coubet.

  7. 7

    Stoodi 2020

    Gustave Coubet - “Os britadores de pedra” Todas as alternativas dizem respeito ao Realismo, exceto:  

  8. 8

    UFPB 2012

    A pintura é uma manifestação artística que pode ser utilizada como fonte histórica, reforçando uma versão da história. Nesse sentido, observe o quadro do pintor paraibano Pedro Américo: No campo da historiografia, essa imagem:      

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos