Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Renascimento fora da Itália

Voltar para Renascimento fora da Itália

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Renascimento fora da Itália dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Arte com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UPE 2017
    Quais características do Renascimento estão presentes na obra?
  2. 2. UFSM 2007
    Quando Deus deixava lentamente o lugar de onde tinha dirigido o universo e sua ordem de valores, separado o bem do mal e dado um sentido a cada coisa, Dom Quixote saiu de sua casa e não teve mais condições de reconhecer o mundo. Este, na ausência do Juiz supremo, surgiu subitamente numa temível ambiguidade; a única Verdade divina se decompôs em centenas de verdades relativas que os homens dividiram entre si. Assim, o mundo dos Tempos Modernos nasceu e, com ele, o romance, sua imagem e modelo. KUNDERA, M. "A arte do romance". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p. 12. A partir do texto, é possível afirmar: I. Os Tempos Modernos estão relacionados à consolidação da Igreja Católica como eixo central do pensamento e da organização sociopolítica da Europa. II. O desenvolvimento do romance, com sua ênfase no indivíduo e na subjetividade, expressa uma possibilidade de reorganização do homem moderno com a sua realidade. III. Com os Tempos Modernos, as bases filosóficas da Civilização Ocidental entram numa crise irremediável, sem que se ergam novos valores capazes de organizar o mundo. IV. Dom Quixote é um símbolo das incertezas do homem moderno, e sua trajetória pelo mundo é o esforço de construir uma nova ordem de valores. Está(ão) correta(s)
  3. 3. UFRGS 2011
    A partir da impressão em metal, concebida pelo alemão Gutenberg, começam a multiplicar-se os textos e obras literárias. A esse respeito, considere as seguintes afirmações. I. A imprensa permitiu a difusão da Bíblia em línguas vernaculares, reduzindo o papel desempenhado pelo clero. II. Na obra Don Quijote de La Mancha, Miguel de Cervantes criou uma sátira aos ideais da cavalaria medieval. III. Luís Vaz de Camões, em sua obra Os Lusíadas, inspirada na viagem de Vasco da Gama,    narra os feitos marítimos portugueses. Quais estão corretas?
  4. 4. Stoodi
    “A imitação do belo na natureza concerne ou bem a um objeto único ou então reúne as notas de diversos objetos particulares e faz delas um único todo. O primeiro processo implica fazer uma cópia semelhante, um retrato; é o caminho que conduz às formas e figuras dos holandeses. O segundo é o caminho que leva ao belo universal e suas imagens ideais; esse foi o caminho seguido pelos gregos. […] [As] numerosas ocasiões de observar a natureza levaram os artistas gregos a ir ainda mais longe: começaram a formar certos conceitos universais – tanto a partir de partes isoladas do corpo, como de suas proporções de conjunto – que se erguiam acima da própria natureza; o seu modelo original, ideal, era a natureza espiritual concebida tão só pelo entendimento”. Winckelmann Considerando o texto acima e que Winckelmann refere-se aos pintores holandeses do século XVII e aos escultores gregos antigos, seguem as afirmativas abaixo: I. Os gregos, ao observarem a natureza, conseguiam captar algo pelo entendimento que, apenas pela observação visual, não seria possível. II. Os holandeses, ao imitarem a natureza, captavam apenas as características visuais de um objeto particular. III. O belo universal pode ser visto nos quadros pintados pelos holandeses. IV. As obras gregas estavam constituídas apenas com aquilo que era visto em um objeto particular. V. A imitação do belo na natureza só pode ocorrer pela maneira que os gregos faziam suas obras. Das afirmativas feitas acima
  5. 5. UFSCAR 2003
    Observe a figura. Bruegel, Os Provérbios Holandeses, 1559 [detalhe] Sobre esta obra, apresentam-se quatro afirmações. I. Faz parte da arte renascentista europeia. II. Contém uma dimensão de humor e de crítica aos comportamentos humanos. III. Narra a história das atividades de trabalho do camponês no início da Idade Média. IV. Apoia a ideia da Igreja católica de elevação espiritual humana para os pobres e humildes. Estão corretas as afirmações:
  6. 6. UFU 2007
    A imagem adiante foi concebida em 1434 pelo artista flamengo Jan Van Eyck (1390-1441). A cena foi encomendada pelo mercador italiano Giovanni Arnolfini - retratado na tela ao lado de sua noiva, Jeanne de Chenany - e testemunhava a união conjugal desse casal. Considerando o contexto social, econômico e artístico em que esse quadro foi pintado, assinale a alternativa INCORRETA.
  7. 7. Stoodi
    A pintura abaixo é do artista renascentista Hugo Van der Goes e é intitulada A queda do homem. Produzida no século XV ela representa:
  8. 8. ESPM 2018
    As telas apresentadas, do pintor alemão Hans Holbein, são:     
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login