Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Renascimento Italiano

Voltar para Renascimento Italiano

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Renascimento Italiano dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Arte com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. Stoodi
    "A capela proporciona uma clara percepção do espaço contido dentro de suas paredes [...]. O traçado geométrico do conjunto enfatiza a clareza e a funcionalidade que se deve esperar das decisões de um capitulo. A famosa fachada da capela Pazzi, que repousa, esbelta e ágil, sobre seis colunas coríntias, é um modelo de elegância, de comedimento decorativo e de sutil manipulação de espaços. Também exemplifica o apreço, tão comum nos primeiros tempos do Renascimento, pela clareza e pela simplicidade, pela ordem e pela medida, na mente e no corpo. O artista dividiu a fachada numa série de quadrados relacionados entre si por suas proporções geométricas. [...] Os quadrados inferiores dessa área também são subdivididos em quatro painéis. A lateral desses painéis é o chamado número de ouro do edifício, ou seja, a unidade de medida em que se divide exatamente qualquer outra parte dele [...]". (LETTS, Rosa Maria. "O Renascimento". 1982.) Com base na descrição da Capela Pazzi, obra arquitetônica de Filippo Brunelleschi, e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. Os elementos utilizados na descrição da capela Pazzi (equilíbrio, harmonia e clareza) compõem as representações culturais típicas da Europa Renascentista. II. A Capela Pazzi, em Florença, é um exemplo típico da arquitetura gótica, cuja forma era envolvida por uma dimensão mais mítica do que racional. III. Na arquitetura renascentista, o edifício ocupa o espaço baseando-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto que se coloque. IV. A harmonia renascentista na arquitetura, representada pela complexidade e rebuscamento das formas, objetivava suscitar emoções que fortalecessem a religiosidade medieval. Estão corretas apenas as afirmativas:
  2. 2. Stoodi
    Sobre as artes no Renascimento, assinale o que for correto.
  3. 3. UFSCAR 2000
    Leonardo da Vinci foi, além de artista, um dos teóricos de arte do Renascimento italiano. Em seu TRATADO DE PINTURA escreve que a beleza consiste numa gradação de sombra - "Demasiada luz é agressiva; demasiada sombra impede-se que se veja" - e, mais à frente, define a pintura como imitação de "todos os produtos visíveis da natureza (...) todos banhados pela sombra e pela luz." A partir destes fragmentos do TRATADO DE PINTURA, pode-se concluir que a concepção artística do Renascimento pressupõe 
  4. 4. UFSM 2001
    Davi, de Michelangelo, é expressão do(a) 
  5. 5. UEM 2007
    Desde o fim do século XIV, na Itália, um certo número de homens cultos, os humanistas (da palavra latina ‘humanus’, polido, culto), havia-se apaixonado pela recordação da Antiguidade Greco-Latina. Esforçaram-se por reencontrar e reunir as obras dos autores antigos, quase todas dispersas nos conventos e mosteiros onde os monges as haviam conservado e copiado ao longo da Idade Média” (GIRARDET, R.; JAILLET, P. apud RUBIM, A. et al. História das Sociedades. Rio: Ao Livro Técnico,1988, p. 70). Tendo em vista o exposto acima, assinale a alternativa correta a respeito da cultura da Antiguidade Clássica, do Humanismo e do Renascimento.
  6. 6. UNIOESTE 2013
    “A imitação do belo na natureza concerne ou bem a um objeto único ou então reúne as notas de diversos objetos particulares e faz delas um único todo. O primeiro processo implica fazer uma cópia semelhante, um retrato; é o caminho que conduz às formas e figuras dos holandeses. O segundo é o caminho que leva ao belo universal e suas imagens ideais; esse foi o caminho seguido pelos gregos. […] [As] numerosas ocasiões de observar a natureza levaram os artistas gregos a ir ainda mais longe: começaram a formar certos conceitos universais – tanto a partir de partes isoladas do corpo, como de suas proporções de conjunto – que se erguiam acima da própria natureza; o seu modelo original, ideal, era a natureza espiritual concebida tão só pelo entendimento”. Winckelmann. Considerando o texto acima e que Winckelmann refere-se aos pintores holandeses do século XVII e aos escultores gregos antigos, seguem as afirmativas abaixo: I. Os gregos, ao observarem a natureza, conseguiam captar algo pelo entendimento que, apenas pela observação visual, não seria possível. II. Os holandeses, ao imitarem a natureza, captavam apenas as características visuais de um objeto particular. III. O belo universal pode ser visto nos quadros pintados pelos holandeses. IV. As obras gregas estavam constituídas apenas com aquilo que era visto em um objeto particular. V. A imitação do belo na natureza só pode ocorrer pela maneira que os gregos faziam suas obras. Das afirmativas feitas acima
  7. 7. UEL 2009
    No Renascimento, arte, ciência e vida cotidiana guardam estreita relação. Nesse sentido, Leonardo da Vinci é considerado um dos mais representativos artistas deste período, uma vez que ele I. concebe a arte como representação de universos imateriais e simbólicos. II. substitui os temas religiosos comuns na pintura medieval por temas laicos. III. acredita no valor da experimentação e da observação metódica da natureza. IV. entende a pintura como uma ciência, que utiliza a matemática e a geometria. Assinale a alternativa correta.
  8. 8. UEM 2009
    “Os homens do Renascimento tinham consciência de viver em uma época diferente da medieval, que repudiavam como a Idade das Trevas” (ARRUDA, José J. de A.; PILETTI, Nelson. Toda a História: História Geral e História do Brasil. São Paulo: Ática, 1996, p.132). Com base nessa asserção acima, assinale a alternativa correta sobre a arte renascentista.
  9. 9. Stoodi
    A imagem abaixo, denominada Madonna de Brera, de Piero della Francesca (1415-1492), apresenta características que o inserem no contexto da arte renascentista. As mais evidentes neste quadro são:  
  10. 10. UEPG 2013
    Com relação à arte no Renascimento, marque as sentenças abaixo com V (quando verdadeira) ou F (quando falsa). Em seguida, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.   ( ) O humanismo foi a mola propulsora das características da arte nesse período.   ( ) Na pintura renascentista aparecem a perspectiva, o "sfumato" (técnica que possibilita o sombreado de claros e escuros) e o realismo.   ( ) No teatro renascentista, a mímica, a comédia e a tragédia são as formas mais importantes de representação.   ( ) Na escultura há preocupação com a proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade, profundidade e perspectiva.   ( ) A pintura renascentista volta-se exclusivamente para os temas religiosos e para a representação divina.
  11. 11. UFU 2016
    Depreende-se, da leitura de O santo e a porca, que Ariano Suassuna, ao dialogar com a tradição, retomando a comédia Aululária, de Plauto, e O avarento, de Moliére, recriando-as a partir de aspectos regionais e universais, associa
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login