Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Questão 68 de 88

Exercícios de Artrópodes

Listagem de exercícios

UFAM 2015

A evolução da vida multicelular tem intrigado os biólogos evolucionistas por muito tempo. Células estando próximas e cooperando para o beneficio da “comunidade” (o organismo) vai contra os princípios básicos Darwinistas. Para deixar o quadro mais complexo, acredita-se que a multicelularidade surgiu na natureza de forma independente dezenas de vezes e moldou nosso planeta como nós o conhecemos hoje. Nas colunas a seguir se encontram vários representantes multicelulares e suas características.

1) Porifera

2) Cnidaria

3) Platyhelminthes

4) Nematoda

5) Arthropoda

6) Echinodermata

A) Celomados. Simetria bilateral na fase larval. Endoesqueleto calcáreo. Simetria radial pentâmera nos adultos.

B) Celomados com corpos segmentados. Bilatérios e triploblásticos. Apêndices articulados. Exoesqueleto de quitina.

C) Pseudocelomados cilíndricos, não segmentados. Sem sistema circulatório. Corpo recoberto por cutícula. Sofrem ecdise.

D) São triploblásticos, acelomados e bilatérios. Corpo achatado dorsoventralmente. Possuem protonefrídeos. Geralmente
são hermafroditas.

E) Diploblásticos. Possuem nematocistos. Exibem alternância de gerações poliploide assexuada e medusóide sexuada.

F) Filtradores sésseis. Sem tecidos verdadeiros. Possuem coanócitos. Reprodução assexuada ou sexuada.

Assinale a alternativa que correlaciona corretamente as colunas: