Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Questão 62 de 88

Exercícios de Artrópodes

Listagem de exercícios

UNIFOR 2010

Os animais têm diferentes estratégias para que seus filhotes comecem a vida bem. Em muitos grupos de mamíferos, a mãe, depois de gerar o bebê na sua barriga, toma conta dos filhotes, dando-lhes comida, calor e proteção. As galinhas, por outro lado, chocam seus ovos para que eles fiquem quentinhos e protegidos, até que de lá saiam pintinhos bem saudáveis. Até os mosquitos têm estratégias para proteger a cria. O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, tem uma forma muito eficaz para garantir a segurança de seus filhotes: o ovo em que eles permanecem até estarem prontos para sair para o ambiente é uma verdadeira fortaleza! Embora as larvas, quando saem do ovo, não possam se desenvolver fora da água, os embriões (que darão origem às larvas) permanecem seguros dentro do ovo, podendo sobreviver por mais de um ano em ambientes secos. Quando a fêmea do Aedes aegypti põe seus ovos, eles começam a aumentar de volume absorvendo água e, cerca de três horas depois de terem sido colocados, formam uma casca escura e rígida. Porém, nas primeiras 15 horas de desenvolvimento, os ovos ainda permanecem permeáveis. Só após as 15 primeiras horas de desenvolvimento, ocorre uma mudança nos ovos que os torna impermeáveis: é a formação, por baixo da casca, de uma membrana bem fina, chamada cutícula serosa, que envolve o embrião e ajuda a protegê-lo da perda de água, mesmo em ambientes muito secos.

REZENDE, Gustavo Lazzaro. O mosquito da dengue e sua fortaleza em forma de ovo. In: Ciência Hoje das Crianças, ano 22, n.199, março 2009 (com adaptações)

 

Considerando as informações contidas no texto sobre a estratégia utilizada pelo mosquito Aedes aegypti para garantir a segurança de seus filhotes, pode-se inferir que

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login