Quer ter acesso a todas as aulas de Biologia?

Assine o Stoodi e estude tudo que você precisa para garantir sua aprovação!

UPE 2015

A figura a seguir mostra imagens de um experimento utilizando técnicas de recombinante. Observe-a.

O texto a seguir descreve as seis etapas, identificadas com algarismos romanos, do processo de produção do biopolímero, imitando teias de aranha.

I. Pesquisadores da Embrapa isolaram os genes das glândulas de seda de cinco espécies de aranhas da biodiversidade brasileira.
II. Por meio de analises moleculares, bioquímicas, biofísicas e mecânicas, estudaram esses genes e suas funções e construíram sequências sintéticas de para a produção de fios.
III. Os genes modificados foram clonados e introduzidos no genoma de bactérias Escherichia coli, programadas para atuar como biofábricas.
IV. As bactérias transgênicas Escherichia coli passaram a produzir, em larga escala, as proteínas recombinantes, que formam os fios das aranhas.
V. O passo seguinte consistiu na extração das proteínas. Para isso, a massa de bactérias foi diluída em meio líquido e purificada para a separação das proteínas do restante do material.
VI. Com o auxílio de uma seringa, que imita o órgão das aranhas responsavel pela fabricação do flo, eles utilizaram as proteínas para produzir os fios sintéticos em laboratório.

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/02/12/teias-de-Iaboratorio. Adaptado

Sobre isso, correlacione as etapas citadas no texto com as figuras enumeradas acima e assinale a alternativa que indica a CORRETA correspondência.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login