Exercícios de Citoplasma

Voltar para Citoplasma

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Citoplasma dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 12000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UNEMAT 2007
    As células animais possuem corpúsculos citoplasmáticos arredondados, contendo grande quantidade de enzimas no seu interior, com funções heterofágica e autofágica. De acordo com essa descrição, indique a organela que possui tais características.
  2. 2. UNIMONTES 2015
    Atualmente, há evidências científicas sugerindo que o exercício físico intenso e contínuo é um importante estímulo à produção excessiva de radicais livres. Radicais livres são moléculas instáveis ou fragmentos de moléculas que não apresentam nas suas órbitas exteriores um par de elétrons. Seus efeitos englobam inúmeras alterações das membranas celulares, lesões no sarcômero, inflamação, alterações histológicas, dor muscular, envelhecimento precoce, entre outros. O excesso de radicais livres pode ser contrabalanceado com antioxidantes enzimáticos e nutricionais como as vitaminas C, E e A. Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta corretamente a organela e a enzima relacionada à atividade antioxidante enzimática.
  3. 3. UNEMAT 2011
    Quando ingerimos substâncias tóxicas as células do fígado (hepatócitos), realizam a metabolização dessas substâncias, para evitar danos ao organismo. Qual organela é responsável por essa função?
  4. 4. UNIOESTE 2014
    O tecido epitelial da traqueia apresenta um tipo celular que produz muco (glicoproteína), capaz de reter partículas em suspensão no ar inspirado. Com base na função dessas células, qual organela aparece bastante desenvolvida?
  5. 5. UNCISAL 2013
    As mitocôndrias normalmente são descritas como cilindros rígidos e alongados, com um diâmetro de 0,5 a 1 µm, assemelhando-se a bactérias. As microfilmagens de células vivas, entretanto, mostram que as mitocôndrias são organelas notoriamente móveis e plásticas. Grande progresso para o entendimento das especializações funcionais e estruturais desta organela ocorreu com a possibilidade de purificar os diferentes componentes e compartimentos mitocondriais. No fígado, por exemplo, foi observado que cerca de 70% das proteínas mitocondriais estão localizadas na matriz, 21% na membrana interna, 6% na membrana externa e 6% no espaço intermembranar. As sentenças abaixo descrevem características de alguns desses componentes e compartimentos mitocondriais.  I. Contém uma mistura  altamente concentrada de centenas de enzimas, incluindo aquelas necessárias à oxidação do piruvato e dos ácidos graxos e ao ciclo do ácido cítrico. Contém também várias cópias do DNA mitocondrial.  II. Contém proteínas que conduzem as reações de oxidação da cadeia respiratória.  III. Contém uma grande proteína formadora de canais (porina). Outras proteínas existentes neste componente incluem as enzimas envolvidas na síntese de lipídeos mitocondriais.  IV. É quimicamente equivalente ao citosol com respeito às pequenas moléculas que este contém.   Qual a sequência correta dos componentes/compartimentos descritos nas sentenças? 
  6. 6. OBB 2015
    Os ribossomos eucariontes diferem estruturalmente dos ribossomos procariontes. Os ribossomos eucariontes são formados por duas subunidades (maior e menor) classificadas em:
  7. 7. UFMS 2009
    Assinale a alternativa que representa uma estrutura do citoesqueleto celular.
  8. 8. UNICENTRO 2016
    O acrossomo é uma vesícula formada de membrana unitária. No interior dessa vesícula, há enzimas digestivas que, nos espermatozoides, são responsáveis pela perfuração do óvulo para possibilitar a fecundação. A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a estrutura celular responsável pela origem do acrossomo.
  9. 9. UNEMAT 2009
    Seres vivos como plantas, mamíferos e peixes são dotados de uma molécula de fundamental importância para a captura, armazenamento temporário e transferência subseqüente de energia necessária aos processos celulares. Com base nesse enunciado, assinale a alternativa que apresenta o nome e a definição corretos da molécula destacada.
  10. 10. UNICENTRO 2012
    Sobre as funções do retículo endoplasmático liso em uma célula eucariótica, é correto afirmar:
  11. 11. UNICENTRO 2008
    Ao se relacionarem os processos bioenergéticos com a estrutura da mitocôndria, constata-se que
  12. 12. PUC-RS 2013
    A vítima fatal, neste outro caso, foi um herbívoro selvagem, e o agressor, uma planta nativa. Ao se alimentar de suas folhas, o animal envenenou-se com uma toxina hidrossolúvel que não afeta a planta, mas mata o herbívoro. O vegetal se autoprotege armazenando o veneno no interior de um compartimento celular, o _________, o qual impede que o efeito tóxico atinja as demais organelas e os tecidos da planta.
  13. 13. UNICENTRO 2008
    As mitocôndrias são organelas responsáveis pela respiração aeróbica, possuem DNA, são capazes de sintetizar algumas de suas proteínas e se dividem independentemente do ciclo celular. Essas características indicam que as mitocôndrias
  14. 14. UNEMAT 2010
    Há dois tipos de retículos endoplasmáticos, o rugoso e o liso. Ambos transportam substâncias no interior das células, mas há diferenças morfológicas e funcionais entre eles. Sobre as funções dessas estruturas, foram feitas as seguintes afirmações: I. O Retículo Endoplasmático Liso participa principalmente da síntese de esteróides, fosfolipídios e outros lipídios como o colesterol. Atua também na degradação do álcool ingerido em bebidas. O Retículo Endoplasmático Rugoso participa principalmente na síntese de proteínas para a exportação como, por exemplo, células pancreáticas que produzem enzimas e hormônios protéicos. II. O Retículo Endoplasmático Rugoso participa principalmente da síntese de esteróides, fosfolipídios e outros lipídios como o colesterol. Atua também na degradação do álcool ingerido em bebidas. O Retículo Endoplasmático Liso participa principalmente na síntese de proteínas para a exportação como, por exemplo, células pancreáticas que produzem enzimas e hormônios protéicos. III. O Retículo Endoplasmático Rugoso participa principalmente das funções heterofágicas e o Retículo Endoplasmático Liso participa principalmente das funções autofágicas. Assinale a alternativa correta.
  15. 15. UFRGS 2015
    No bloco superior abaixo, são citados dois diferentes componentes estruturais do citoesqueleto; no inferior, suas funções. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.     1 - Microtúbulos   2 - Microfilamentos     ( ) locomoção do espermatozoide   ( ) ciclose em células vegetais   ( ) contração e distensão das células musculares   ( ) formação de centríolos     A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  16. 16. FCMMG 2012
    “As nove duplas de microtúbulos de um flagelo ou cílio deslizam, uma sobre as outras, impelidas pelas alterações cíclicas da conformação espacial de uma proteína motora. Esse mecanismo existe em todos os eucariotos. Isso significa que, por mais de dois bilhões de anos em que os eucariotos evoluíram, nenhuma outra estrutura foi favorecida pela seleção natural, em substituição ao microtúbulos”.     Uma alteração nesta proteína motora é responsável por um distúrbio genético com várias consequências. Nos portadores desse distúrbio podemos identificar, EXCETO:
  17. 17. FCMMG 2007
    O lisossoma é um componente citoplasmático considerado como uma verdadeira “Bolsa Suicida”, pois caso sua membrana perca a estabilidade, as enzimas hidrolíticas existentes em seu interior se espalham pela célula, provocando sua destruição. Um dos fatores que interferem na estabilidade do lisossoma é a diminuição do pH citoplasmático e isso pode ocorrer quando:
  18. 18. PUC-RJ 2015
    Vinblastina é um fármaco quimioterápico padrão usado para tratar câncer. Devido ao fato de ela interferir no alinhamento dos microtúbulos, sua efetividade está diretamente relacionada à inibição da
  19. 19. UFRGS 2016
    Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao complexo golgiense.   (  ) É local de síntese de lipídios e esteroides.   (  ) Empacota proteínas provenientes do retículo endoplasmático e as distribui para seus destinos.   (  ) Dá origem ao acrossomo nos espermatozoides.   (  ) Está ausente em células de plantas.   A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  20. 20. UECE
    Os isótopos radioativos permitem que se marque o trajeto de uma substância no interior da célula pela técnica da radioautografia. Considerando-se a ordem cronológica, um aminoácido marcado radioativamente, ao ser acompanhado no interior de uma célula, será encontrado, em primeiro lugar, no(a)
  21. 21. UFPR 2015
    Um pesquisador injetou uma pequena quantidade de timidina radioativa (3H-timidina) em células com o propósito de determinar a localização dos ácidos nucleicos sintetizados a partir desse nucleotídeo, utilizando uma técnica muito empregada em biologia celular, a autorradiografia combinada com microscopia eletrônica.    Assinale a alternativa que apresenta os dois compartimentos celulares nos quais o pesquisador encontrará ácidos nucleicos radioativos.
  22. 22. FUVEST
    Uma maneira de se obter um clone de ovelha é transferir o núcleo de uma célula somática de uma ovelha adulta A para um óvulo de uma outra ovelha B do qual foi previamente eliminado o núcleo. O  embrião resultante é implantado no útero de uma terceira ovelha C, onde origina um novo indivíduo. Acerca do material genético desse novo indivíduo, pode-se afirmar que o
  23. 23. UNCISAL 2016
    A teoria da invaginação propõe o surgimento de diferentes organelas membranosas. De algumas dessas organelas surgem outras estruturas membranosas. Dadas as afirmativas sobre a origem, a morfologia e as respectivas funções dessas organelas,   I. Da membrana externa do envoltório nuclear tem-se as cisternas do retículo endoplasmático. II. No peroxissomo, que comprovadamente tem sua origem a partir do complexo de Golgi, ocorre a beta-oxidação de ácidos graxos de cadeia muito longa. III. A glicosilação é um dos principais eventos de modificação química que ocorre no aparato de Golgi. IV. O lisossomo tem sua origem no aparelho de Golgi e dentre suas funções tem-se a autofagia. V. O transporte vesicular é responsável pelo mecanismo de excreção.   verifica-se que estão corretas apenas
  24. 24. UNEMAT 2006
    Nas células, todo o espaço existente entre o núcleo e a membrana plasmática é ocupado pelo citoplasma, que nas células eucarióticas, compreende organóides, inclusões e um fluido gelatinoso chamado citosol (ou hialoplasma). Assinale a alternativa CORRETA.
  25. 25. UNCISAL 2016
    A mitocôndria, organela membranosa onde são produzidas a quase totalidade das moléculas de ATP, foi descrita por Altmann (1890) como “bioblasto”. Passados 125 anos, muito se descobriu sobre essa organela. Dadas as afirmativas sobre fisiologia mitocondrial,   I. O piruvato, produzido no primeiro grupo de reações do metabolismo, gera, além dos 2 ATPs, duas moléculas de nicotinamida adenina dinucleotídeo reduzidas que irão participar da cadeia transportadora de elétrons. II. A morte celular programada por apoptose pode ter o envolvimento da organela quando a célula sofre alterações em seu funcionamento ou pela presença de vírus, bactérias ou parasitos intracelulares. III. A beta-oxidação de ácidos graxos é uma via metabólica capaz de produzir energia (ATP), tendo uma fonte de carbono diferente dos carboidratos. IV. A origem da organela segue a mesma teoria que sugere o surgimento de núcleo, retículo endoplasmático, Golgi e lisossomos. V. O ciclo de Krebs, além de fazer parte do metabolismo de energia, possui diferentes substratos que participam dos processos de síntese de aminoácidos.   verifica-se que estão corretas apenas
  26. 26. UFF 2001
    Os hormônios esteróides - substâncias de natureza lipídica - são secretados a partir de vesículas provenientes, diretamente, do:
  27. 27. UEG 2003
    As células eucariontes são constituídas de estruturas menores chamadas organelas. Cada uma das organelas celulares apresenta forma, tamanho e função(ões) definida(s). A seguir são enumeradas algumas organelas associadas a suas formas e funções.   I. Mitocôndrias – são organelas membranosas responsáveis pela respiração intracelular. Possuem DNA próprio e por isso se autoduplicam. II. Centríolos – são organelas não membranosas que auxiliam na formação de cílios e flagelos em células especiais e são constituídas principalmente de carboidratos. III. Ergastoplasma – também conhecido como retículo endoplasmático liso, é responsável pela síntese de lipídios e proteínas na célula. IV. Vacúolo – organela membranosa bastante comum nas células animais e rara nas células vegetais, é responsável pelo controle hídrico da célula.   Marque a alternativa CORRETA:
  28. 28. UFG 2009
    Leia a informação a seguir. Morre Lorenzo Odone, que inspirou o filme o Óleo de Lorenzo. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2009. Lorenzo Odone padecia de adrenoleucodistrofia, doença causada por uma mutação gênica que provoca a destruição do sistema nervoso por modificar a síntese de mielina. Esta mutação altera a membrana do peroxissoma, organela envolvida na
  29. 29. UFES 2006
    FALHA EM USINA CELULAR LEVARIA A ALZHEIMER   Quando se concluiu o sequenciamento do genoma humano, muito se falou do potencial do conhecimento recém-adquirido na busca pela cura de doenças hoje intratáveis, como o mal de Alzheimer. A causa desse mal pode não estar no material genético do núcleo celular, alvo principal do Projeto Genoma Humano, mas sim no DNA das mitocôndrias - as fábricas de energia da célula. As mitocôndrias são responsáveis epla respiração celular - o processamento de oxigênio para produzir calor e energia para a célula. Só que, nesse processo, são produzidas substâncias altamentes reativas, os chamados radicais livres, que acabam lesando o DNA da mitocôndria. Com o tempo, essas lesões acabam por inutilizar a usina de força. (NOGUEIRA, Salvador. Falha em usina celular levaria a Alzheimer. "Folha de São Paulo", 6 jul. 2004. Adaptado.)   As mitocôndrias   I - possuem DNA próprio, que é auto-replicante. II - estão presentes em todas as células procariontes e eucariontes. III - podem ter surgido por endossimbiose. IV - armazenam a clorofila, fundamental na fotossíntese.   É VERDADEIRO o que se afirma apenas em  
  30. 30. UNIOESTE 2007
    Com relação às estruturas e funções celulares, assinale a alternativa correta.  
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.