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  1. 1

    UFC 2000

    Os seres vivos são, atualmente, divididos em cinco reinos. Essa divisão baseia-se, principalmente, no tipo de nutrição e na organização celular dos organismos. Assinale a alternativa que mostra corretamente como são considerados os organismos pertencentes ao reino Animalia.

  2. 2

    UPE 2013

    Uma aranha denominada Aranha-azul ou Tarântula-azul foi descoberta em 2011 por pesquisadores brasileiros e esta entre as dez maiores descobertas, segundo a lista produzida anualmente pelo Instituto Internacional de Exploração das Espécies da Universidade do Estado do Arizona. Para que ela fosse catalogada como uma nova espécie. os cientistas analisaram suas características e classificaram a espécie com um nome científico, de acordo com a nomenclatura binomial. Marque a alternativa que apresenta o nome científlco escrito CORRETAMENTE.

  3. 3

    UCS 2012

    Analisando um organismo em laboratório, um biólogo constatou nele as seguintes características: — organismo multicelular com tecidos verdadeiros; — ausência de clorofila; — obtenção de alimento por ingestão; — organismo heterotrófico. O organismo analisado pertence a qual dos seguintes reinos?

  4. 4

    UNESP 2003

    No ano de 1500, os portugueses já se referiam ao Brasil como a 'Terra dos Papagaios', incluindo nessa designação os papagaios, araras e periquitos. Estas aves pertencem a uma mesma família da ordem Psittaciformes. Dentre elas, pode-se citar: O grupo de aves relacionadas compreende :

  5. 5

    UFSM 2013

    “Camarão” é o nome usado popularmente para designar muitos tipos de crustáceos aquáticos, como — camarão-cinza (nome científico: Litopennaeus vannamei); — camarão-branco (nome científico: Litopennaeus schmitti); — camarão-de-água-doce (nome científico: Cryphiops brasiliensis). Fonte: AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R... Fundamentos da Biologia Moderna. Volume único. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2006. p. 238. Com relação aos camarões exemplificados no texto, pode-se afirmar que I. estão classificados em dois Filos diferentes. II. são três espécies de um mesmo gênero. III. representam três espécies diferentes. Está(ão) correta(s)

  6. 6

    UFG 2012

    Leia a tirinha a seguir. Para nomear cientificamente seus insetos de acordo com o sistema binominal de nomenclatura estabeIecido por Lineu, Calvin deverá utilizar primeiro um epíteto:

  7. 7

    UFES 1996

    Em um trabalho de pesquisa, foram classiflcados dois mosquitos como sendo: 'Aedes (Stegomyia) aegypti' e 'Anopheles (Myzomya) gambiae'. O grau de semelhança entre esses mosquitos permite que sejam colocados no(a) mesmo(a) :

  8. 8

    UFPR 2008

    O conhecimento da biodiversidade é fundamental para sua conservação e para o uso sustentável. No entanto, a biodiversidade sobre a Terra é tão grande que, para estuda-Ia, faz-se necessário inicialmente nomeá-Ia. Os seres vivos não podem ser discutidos ou tratados de maneira científica sem que sejam denominados e descritos previamente. Os nomes científicos dão um significado universal de comunicação, uma linguagem essencial do conhecimento da biodiversidade, servindo também como um banco de dados único de informação. É inerente ao ser humano a necessidade de organização dos objetos em grupos, simplificando a informação a fim de facilitar seu entendimento. Nesse contexto se insere a classificação biológica. Considere as afirmativas a seguir, correlacionadas com o texto acima: 1. As categorias taxonômicas são, em ordem hierárquica: Reino, Filo, Família, Ordem, Classe, Gênero e Espécie. 2. Os seres vivos estão distribuídos nos seguintes reinos: Monera, Protista, Fungi, Metaphyta (Plantae) e Metazoa (Animalia). 3. A partir do texto, deduz-se que as regras de nomenclatura garantem uma única linguagem universal da informação biológica. 4. O processo de identificação de um ser vivo consiste em estabelecer uma correlação de identidade entre o exemplar objeto da identificação e aquele que já foi classificado, definindo assim seu nome científico. Assinale a alternativa correta.

  9. 9

    UFSJ 2013

    Considere as fichas taxonómicas abaixo apresentando os táxons, sendo que sempre a linha superior refere-se a uma categoria mais abrangente que a linha inferior. Analise as afirmativas abaixo, baseando-se nas informações apresentadas nas fichas. I. Independente do hábito alimentar de cada um dos animais e embora nem todos possam ser considerados carnívoros, todos pertencem à ordem Carnivora. II. Os indivíduos 2 ,3 e 4 pertencem ao mesmo gênero, embora sejam de famílias distintas. III. Os indivíduos 3 e 4 pertencem ao mesmo gênero. Esses animais pertencem à mesma família do indivíduo 2. IV. Todos os indivíduos apresentam a mesma ordem e à mesma família, variando apenas as subfamílias. Com base nessa análise, estão CORRETAS apenas as afirmativas:

  10. 10

    UNICAMP 2017

    O cladograma abaixo representa relações evolutivas entre membros da Superfamília Hominoidea, onde se observa que

  11. 11

    UFU 2011

    Observe a árvore filogenética adiante. Espera-se encontrar maior semelhança entre os genes de:

  12. 12

    UFV 2000

    Com relação ao nome científico do crustáceo 'Diacyclops bicuspidatus thomasi' e as regras de nomenclatura biológica, é INCORRETO afirmar que:

  13. 13

    UFSM 2015

    Considerando-se que as classificações atuais dos seres vivos procuram refletir seu relacionamento evolutivo ('parentesco') e considerando-se que nem toda semelhança se deve à herança por meio de um ancestral comum (há semelhanças devido a pressões ambientais e adaptações a ambientes similares), avalie a correção dos itens a seguir. I. Organismos pertencentes a mesma classe, como o urso-polar e o golfinho (Mammalia), são mais próximos evolutivamente do que organismos de diferentes classes do mesmo filo, mesmo que estes sejam superficialmente mais semelhantes. Esse é o caso do tubarão (Chondrichthyes), que tem o formato hidrodinâmico semelhante ao do golfinho, porém apresenta parentesco mais distante. II. Organismos pertencentes à mesma família, tais como o lobo-guará e o cão (Canidae), são menos aparentados entre si do que organismos pertencentes a famílias diferentes, porém da mesma ordem, como a lontra (Mustelidae). III. Plantas de diferentes famílias são mais aparentadas entre si do que plantas do mesmo gênero, sendo o ambiente ao qual estão adaptadas, imprescindível para estabelecer seu parentesco. Esse é o caso das plantas suculentas de regiões desérticas, consideradas mais aparentadas por apresentarem adaptações similares diante da falta d'água. Está(ão) correta(s):

  14. 14

    UFG 2013

    Analise o cladograma a seguir. Pelo cladograma, o:

  15. 15

    FATEC 2012

    A figura a seguir representa uma árvore filogenética, referente à classificação dos seres vivos em cinco reinos, bem como alguns seres vivos pertencentes a cada um desses reinos. Pensando nas características de alguns seres representados na árvore filogenética, é correto afirmar que o reino

  16. 16

    FGV 2014

    Os cladogramas a seguir ilustram os conceitos de grupos parafiléticos e monofiléticos. É correto afirmar que:

  17. 17

    UFPEL 2005

    Carl von Linné (1707-1778), denominado Lineu, em Português, através de sua obra 'Systema Naturae', propôs uma forma de denominar os seres vivos por intermédio do que chamou de 'unidade básica de classificação' ou ESPÉCIE. Como exemplo, a ave conhecida popularmente como quero-quero é classificada, segundo o modelo de Lineu, como 'Vanellus chilensis'. De acordo com esses conceitos, analise as afirmativas a seguir. I. O nome específico de um organismo é sempre composto de duas palavras: a primeira designa o gênero e a segunda, a espécie. II. O nome específico do quero-quero é 'chilensis' e o nome genérico é 'VaneIlus'. III. O nome específlco do quero-quero é binominal, e 'VaneIlus' é seu epíteto específlco. IV. O nome específico do quero-quero é binominal, e Chilensis, assim escrito, é seu epíteto específico. V. A espécie 'VaneIIus chilensis' inclui o gênero seguido de seu epíteto específico: 'chilensis'. Estão corretas apenas as aflrmativas

  18. 18

    UERN 2012

    Analise o cladograma, que representa o estudo filogenético dos três grandes domínios ou super-reinos denominados Bactéria, Archaea e Eukarya. Com base no diagrama, pode-se concluir que:

  19. 19

    CEFET-MG 2014

    Analise o cladograma de evolução dos Tetrapoda. A irradiação adaptativa das aves ocorreu a partir do grupo dos:

  20. 20

    UERJ 1998

    A enorme diversidade das formas de vida sempre encanta aqueles que tentam descrever e classificar espécies. A taxonomia moderna não leva em consideração apenas as características do animal, mas procura correlacioná-las a outros organismos, baseando-se em estruturas hereditárias. Desse modo, à medida que se analisam as variações ocorridas na passagem do nível de ESPÉCIE para o nível do REINO, é possível observar que:

  21. 21

    UFSM 2013

    “Camarão” é o nome usado popularmente para designar muitos tipos de crustáceos aquáticos, como — camarão-cinza (nome científico: Litopennaeus vannamei); — camarão-branco (nome científico: Litopennaeus schmitti); — camarão-de-água-doce (nome científico: Cryphiops brasiliensis). Fonte: AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R... Fundamentos da Biologia Moderna. Volume único. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2006. p. 238. Com relação aos camarões exemplificados no texto, pode-se afirmar que I. estão classificados em dois Filos diferentes. II. são três espécies de um mesmo gênero. III. representam três espécies diferentes. Está(ão) correta(s)

  22. 22

    FUVEST 2016

    Atualmente, os seres vivos são classificados em três domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Todos os eucariotos estão incluídos no domínio Eukarya, e os procariotos estão distribuídos entre os domínios Bacteria e Archaea. Estudos do DNA ribossômico mostraram que os procariotos do domínio Archaea compartilham, com os eucariotos, sequências de bases nitrogenadas, que não estão presentes nos procariotos do domínio Bacteria. Esses resultados apoiam as relações evolutivas representadas na árvore

  23. 23

    UNESP 2013

    Em um jogo de tabuleiro, cada jogador escolhe um rosto. O objetivo é, por meio de perguntas que serão respondidas com 'sim' ou 'não', descobrir a personagem escolhida pelo adversário. A figura apresenta as peças de uma das versões desse jogo. Um professor de biologia adaptou esse jogo para o contexto de uma aula. Nos tabuleiros e fichas, no lugar de rostos, foram inseridos animais. Os alunos foram divididos em dois grupos, o primeiro escolheu o animal A e o segundo o animal B. Os grupos fizeram as seguintes perguntas, na tentativa de descobrir o animal escolhido pelo seu oponente: Os animais A e B são, respectivamente,

  24. 24

    PUCRS 2014

    Para responder à questão, analise o texto e os diagramas a seguir. Entomologia, carcinologia e aracnologia são ramos da Biologia que estudam os insetos, os crustáceos e os aracnídeos, respectivamente. Dois desses grupos incluem organismos mais aparentados evolutivamente um com o outro do que com o terceiro, por compartilharem a condição de possuírem antenas e mandíbulas. Os diagramas que representam corretamente a relação de parentesco mencionada no texto são apenas:

  25. 25

    MACKENZIE 2003

    A respeito do esquema acima, assinale a alternativa correta.

  26. 26

    ENEM 2017

    A classificação biológica proposta por Whittaker permite distinguir cinco grandes linhas evolutivas utilizando, como critérios de classificação, a organização celular e o modo de nutrição. Woese e seus colaboradores, com base na comparação das sequeências que codificam o RNA ribossômicos dos seres vivos, estabeleceram relações de ancestralidade entre os grupos e concluíram que os procariontes do reino Monera não eram um grupo coeso do ponto de vista evolutivo. Whittaker (1969) Cinco reinos Woese (1990) Três domínios   Monera Archaea Eubacteria Protista   Eukarya Fungi Plantae Animalia A diferença básica nas classifiações citadas é que a mais recente se baseia fundamentalmente em

  27. 27

    UFRGS 2013

    Na figura abaixo, os números a esquerda indicam a porcentagem da diferença entre os DNAs de primatas superiores; os números à direita, uma estimativa dos milhões de anos transcorridos desde que eles tiveram um ancestral em comum. DIAMOND, Jared. O terceiro chimpanzé. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, 2010. Com base nos dados apresentados na figura; assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. (  ) O parentesco entre os humanos e os chimpanzés e mais próximo do que o de qualquer um dos dois com os macacos do Velho Mundo. (  ) Gorilas e chimpanzés são mais similares entre si do que com os humanos, uma vez que os humanos se separaram antes da divergência ocorrida entre gorilas e chimpanzés. (  ) Humanos, gorilas e chimpanzés são equidistantes em sua estrutura genética geral. (  ) A distância genética que separa os humanos dos chimpanzés é menor do que a existente entre as duas espécies de gibões, mostradas na figura. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  28. 28

    FUVEST 2013

    A figura representa uma hipótese das relações evolutivas entre alguns grupos animais. De acordo com essa hipótese, a classificação dos animais em Vertebrados e Invertebrados

  29. 29

    PUCPR 2015

    Leia o texto abaixo publicado na revista Veja: Uma homenagem a série de livros Harry Potter, escrita pela britãnica J. K. Rowling, foi feita no mundo animal. Visitantes do Museu de História Natural de Berlim, na Alemanha, escolheram em votação o nome Ampulex dementor para uma espécie de vespa recém-descoberta. A escolha do nome foi divulgada em um artigo publicado no periódico PIos One. O nome faz referência aos 'dementadores', guardas de uma prisão de aIta segurança, temidos por serem capazes de sugar a alma de suas vítimas com um 'beijo'. O motivo da comparação é o modo como as vespas atacam suas presas: elas injetam na cabeça de outros insetos substâncias que as transformam em 'zumbis', para então leva-las ao seu ninho, onde serão devoradas. Na descrição de J. K. Rowling, uma pessoa que tem a alma sugada pelos dementadores se torna uma 'concha vazia', em 'estado vegetativo permanente'. Disponível em: . Acesso em: 28/08/2014 Considerando o termo Ampulex dementor e os seus conhecimentos sobre regras báSIcas de classmcação e nomenclatura, responda: I. Ampulex é o nome do gênero desse organismo e dementor seria o nome da espécie. II. A nomenclatura utilizada pela revista está grafada de forma incorreta, pois o binômio deveria estar destacado. III. A vespa-joia (Ampulex compressa) é do mesmo gênero do animal recém-descoberto, mas não é necessáriamente da mesma família. IV. Um dos motivos utilizados para classificá-la nesse grupo pode ter sido a presença de cefalotórax e abdômen.

  30. 30

    UNITINS 2016

    Há diferenças entre a organização dos seres vivos. A partir disso, associe as colunas. A sequência correta da associação das colunas é

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