Exercícios de Embriologia

Voltar para Embriologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Embriologia dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFPI 2001
    Os primeiros vertebrados a conquistar definitivamente o ambiente terrestre foram os répteis, apresentando fecundação interna e ovo revestido por uma casca impermeável. Isto, por sua vez, gerou problemas como as trocas gasosas respiratórias através da casca e a eliminação das excretas de nitrogênio. Esses problemas foram resolvidos pelo desenvolvimento de estruturas extra-embrionárias, tais como:
  2. 2. ACAFE 2014
    Durante o desenvolvimento embrionário de répteis, aves e mamíferos, formam-se estruturas associadas ao corpo do embrião denominadas anexos embrionários. A respeito desses anexos, associe a coluna da direita com a esquerda. Assinale a alternativa correta.
  3. 3. UFU 2012
    No estágio de gástrula da maioria das espécies animais, os blastômeros diferenciam-se em três conjuntos de células conhecidos por folhetos germinativos. Esses folhetos germinativos formam todos os tecidos corporais, sendo que
  4. 4. UEMG 2016
    (...)"A patroa de Natalina passou a viajar sozinha. O patrão ficava no quarto dele, de noite levantava e ia buscar Natalina no quarto da empregada. Não falavam nada, naqueles encontros de prazer comedido. (...) Um dia as regras de Natalina não desceram. A patroa aflita pediu a urina, fizeram o exame: positivo. Os três estavam grávidos. O pai sorriu, voltou a viajar sempre. A patroa ficava o tempo todo com ela. Contratou outra empregada. Levava Natalina ao médico, cuidava de sua alimentação e de distraí-la também." (...). EVARISTO, 2014, pp. 47- 48. Fragmentos.   O exame de gravidez dá resultado positivo quando detecta, na urina da mulher, a presença do hormônio 
  5. 5. ENEM 2010
    A utilização de células-tronco do próprio indivíduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regeneração de tecidos e órgãos cujas células perdidas não têm capacidade de reprodução, principalmente em substituição aos transplantes, que causam muitos problemas devido a rejeição pelos receptores. O autotransplante pode causar menos problemas de rejeição quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivíduos. Isso porque as:
  6. 6. UDESC 2012
    No estágio de gástrula, o embrião possui uma cavidade chamada arquêntero, que dará origem à cavidade do tubo digestório do animal. O arquêntero comunica-se com o exterior por um orifício, o blastóporo. Nos animais chamados protostômios, o blastóporo origina a boca do animal. Já nos animais deuterostômios, o blastóporo origina o ânus do animal, e a boca é originada posteriormente. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de animais protostômios e de deuterostômios, respectivamente.
  7. 7. PUC-RJ 2015
    Com relação ao desenvolvimento embrionário dos animais, NÃO é correto afirmar que
  8. 8. UFV 2001
    O gráfico a seguir representa a variação nos níveis de concentração de três hormônios durante o processo normal da gestação humana. Pelos dados do gráfico é INCORRETO afirmar que:
  9. 9. UPE 2012
    Com relação ao tipo de óvulo encontrado nos seres humanos, é correto afirmar que ele é :
  10. 10. PUC-RS 2014
    Durante o desenvolvimento dos animais, um processo morfogênico chamado de gastrulação origina os tecidos embrionários, coletivamente chamados de folhetos embrionários: a ectoderme, a endoderme e a mesoderme. Com base nessa afirmativa, relacione os folhetos embrionários com alguns de seus derivados em vertebrados adultos.   ( 1 ) ectoderme (     ) sistemas esquelético e motor ( 2 ) endoderme (     ) fígado ( 3 ) mesoderme (     ) sistema nervoso e glândula hipófise   (     ) pâncreas e glândula tireoide   O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo,
  11. 11. UNIFOR 2014
    Imagine que você é um cientista! Ao chegar a um laboratório de embriologia, verificou que havia um material a ser identificado no microscópio. O material tratava-se de um zigoto (ou ovo) e, com o passar dos dias, você foi observando as seguintes características: - pouco vitelo distribuído uniformemente nos polos vegetativo e animal; - clivagens do tipo holoblásticas iguais. De acordo com tais características, conclui-se que o ovo pode ser classificado como:
  12. 12. UEL 2007
    A placenta, uma das principais estruturas envolvidas no processo de desenvolvimento embrionário, surge precocemente, estabelecendo as relações materno-fetais até o nascimento. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.   I. O transporte de oxigênio e dióxido de carbono, através da placenta, se dá por simples difusão. II. O sangue materno e fetal se mesclam nas vilosidades coriônicas da placenta. III. A placenta é uma estrutura de origem mista, com um componente fetal e um materno. IV. O vírus da rubéola pode atravessar a placenta e causar anomalias congênitas no feto.   Estão corretas apenas as afirmativas:
  13. 13. UFRGS 2011
    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. A _______ é o processo no qual os folhetos germinativos embrionários são formados. Nos vertebrados, o folheto denominado _____________ originará o coração, os vasos e as células sanguíneas.
  14. 14. PUCPR 1999
    O desenvolvimento embrionário nos vertebrados leva à formação, em determinado estágio, de certas estruturas que não farão parte do futuro animal. Tais estruturas, os anexos embrionários, desempenham funções variadas. A seu respeito, poderíamos afirmar I - O saco vitelino, ligado ao tubo digestivo do embrião, tem função de absorção do material nutritivo (vitelo); é formado pela endoderme e pela ectoderme; pode ser encontrado somente nas aves e mamíferos. II - O alantoide, ligado ao intestino posterior do embrião, envolve e protege o embrião contra dessecação e choques mecânicos (pois sua cavidade é cheia de líquido); é formado pela endoderme e pela mesoderme visceral; pode ser encontrado em répteis, aves e mamíferos. III - O âmnio, formado pela ectoderme e pela mesoderme parietal, tem como principal função acumular os produtos de excreção produzidos pelo embrião; pode ser encontrado em peixes, répteis, aves e mamíferos. IV - O cório, formado pela endoderme e pela mesoderme parietal, envolve e protege todo o conjunto (embrião e demais anexos); nos peixes e mamíferos, o cório funde-se ao alantoide formando o alantocório, extremamente vascularizado, o que permite trocas gasosas e a retirada de sais de cálcio da casca do ovo. V - A placenta é um órgão formado por tecidos do cório e do alantoide reuni dos a porções do revestimento interno do útero. Produz hormônios e permite a ocorrência de trocas de nutrientes e gases respiratórios entre o embrião e o organismo materno. Só é encontrada nos mamíferos. Está ou estão corretas:
  15. 15. UERN 2013
    A flgura a seguir mostra o desenvolvimento embrionário de um ser humano e apresenta, numerados, os anexos embrionárlos que o feto necessita para o seu desenvolvimento. Analise as afirmativas. I. A vesícula vitelina, representada pelo número 1, não é necessária nos mamíferos, ela se atrofia gradativamente e desaparece. No parto, aparece junto com alantoide reduzida a vestígios no cordão umbilical. II. Os números 5 e 6 representam a cavidade amniótica e o córion. A cavidade amniótica protege o feto contra choques mecânicos e o córion envolve a cavidade amniótica. III. O número 3 indica a placenta, que é o principal contato do feto com a mãe, facilitando a entrada do oxigênio e dos nutrientes e eliminando as excretas do embrião na circulação materna. IV. O alantoide, representado pelo número 2, é bem reduzido, se une ao córion e à mucosa uterina para formar a placenta. V. O âmnio, representado pelo número 4, protege todo o feto e os anexos embrionários. Estão corretas apenas as afirmativas
  16. 16. ENEM 2015
    Um importante princípio da biologia, relacionado à transmissão de caracteres e à embriogênese humana, foi quebrado com a descoberta do microquimerismo fetal. Microquimerismo é o nome dado ao fenômeno biológico referente a uma pequena população de células ou DNA presente em um indivíduo, mas derivada de um organismo geneticamente distinto. Investigando-se a presença do cromossomo  foi revelado que diversos tecidos de mulheres continham células masculinas. A análise do histórico médico revelou uma correlação extremamente curiosa: apenas as mulheres que antes tiveram filhos homens apresentaram microquimerismo masculino. Essa correlação levou à interpretação de que existe uma troca natural entre células do feto e maternas durante a gravidez. MUOTRI, A. Você não é só você: carregamos células maternas na maioria de nossos órgãos. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado). O princípio contestado com essa descoberta, relacionado ao desenvolvimento do corpo humano, é o de que
  17. 17. UEL 2009
    Analise a figura a seguir. Com base na figura que ilustra a ovulação, fecundação e nidação (ou implantação) na espécie humana e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. As fímbrias da tuba uterina varrem o óvulo para a ampola, onde ele será fecundado. II. A medidada que um zigoto passa pela tuba em direção ao útero, sofre uma série de divisões mitóticas originando os blastômetros. III. Logo que se forma uma cavidade na mórula, esta é convertida em um blastômetro que consiste no embrioblasto, numa cavidade blastoocística e num trofoblasto. IV. O trofoblasto formará a parte embrionária da placenta enquanto o embrioblasto corresponderá à formação do primórdio do embrião. Assinale a alternativa CORRETA.
  18. 18. UFV 2004
    As células-tronco têm sido muito estudadas com o objetivo de produzir órgãos que possam ser utilizados em transplantes. Além dos problemas éticos envolvidos nesta questão, conceitos errôneos têm sido veiculados pela mídia não especializada. Em relação as células-tronco humanas, assinale a afirmativa CORRETA:
  19. 19. UEPB 2014
    Observe o esquema representativo do desenvolvimento dos anexos embrionários em aves e em seguida, analise as proposições apresentadas, colocando (V), para as Verdadeiras ou (F), para as Falsas. ( ) Em 1 está representada a cavidade amniótica. que funciona como um reservatório de alimentos para o embrião. ( ) Em 2 está representado o âmnio, que é uma membrana formada pelo crescimento conjunto do ectoderma e as somatopleura ao redor do embrião, constituindo a bolsa amniótica. ( ) Em 3 está representado o alantoide, cuja principal função é armazenar as substâncias excretadas pelos rins do embrião. ( ) Em 4 está representado o alantocório, que é formado peIa associação entre o cório e o alantoide, sendo ricamente vascularizado, o que permite a troca de gases entre os tecidos embrionários e o ar ao redor da casca. ( ) Em 5 está representado o saco vitelínico, bolsa de material nutritivo, cuja função é nutrir o embrião durante a etapa inicial de desenvolvimento. A alternativa que apresenta a sequência correta é:
  20. 20. ACAFE 2014
    Durante o desenvolvimento embrionário da maioria das espécies animais, no estagio da gástrula, os blastômeros reorganizam-se em três conjuntos de células: ectoderma, mesoderrna e endoderma. Quanto a esses conjuntos celulares, também chamados de folhetos germinativos, analise as afirmações a seguir. l. O ectoderma é o folheto mais externo que reveste o embrião. Origina a epiderme (camada externa da pele) e estruturas associadas a ela: peIos, unhas, glândulas sebaceas etc. Está presente em todos os filos animais. II. O mesoderrna se localiza entre o ectoderma e o endoderma e origina, entre outros, os músculos, ossos, sistema cardiovascular e sistema nervoso. Está presente em todos os filos animais, com exceção dos filos porífera e cnidâria. III. O Endoderma é o folheto germinativo mais interno e delimita a cavidade do arquêntero. Forma as estruturas glandulares associadas â digestão, como glândulas salivares, pâncreas e fígado. É encontrado em todos os filos animais, com exceção do porífera. Está(ao) correta(s):
  21. 21. FACTO 2017
    Os embriões possuem um conjunto de membranas que não fazem parte do corpo e não originam nenhuma estrutura do organismo, sendo denominados anexos embrionários. Em relação ao ser humano, responda nos itens abaixo a única resposta correta sobre os anexos embrionários.
  22. 22. UFAM 2016
    Anexos embrionários originam-se dos folhetos germinativos, constituindo-se em estruturas que auxiliam na proteção e nutrição do embrião durante seu desenvolvimento. Correlacione o anexo embrionário à sua respectiva função. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a ordem, de cima para baixo, da correlação entre as colunas:
  23. 23. UNESP 2018
    Ao longo da evolução dos vertebrados, alguns grupos passaram a explorar o ambiente terrestre, o que demandou adaptações que permitissem o desenvolvimento do embrião nesse novo ambiente. A mais emblemática dessas adaptações talvez seja o âmnio, razão pela qual os répteis (incluindo as aves) e os mamíferos são chamados de amniotas. A importância do âmnio está em
  24. 24. UNITINS 2016
    Os ___________ são animais ovíparos, considerados o primeiro grupo de vertebrados terrestres, e seus embriões mantêm seus produtos residuais, gerados durante seu desenvolvimento, dentro da casca. A amônia é convertida em ácido úrico armazenado por meio de uma estrutura chamada _________. A mesma estratégia é utilizada durante o desenvolvimento embrionário de ____________. Preenchem as lacunas, respectivamente,
  25. 25. UDESC 2014
    O desenvolvimento embrionário é diversificado entre os diferentes grupos animais, e ocorre, de maneira geral, em três fases consecutivas. Assinale a alternativa correta quanto ao desenvolvimento embrionário dos anfioxos.
  26. 26. CEFET-MG 2015
    Em 2013, um bebê nasceu na Grécia a partir de um parto do tipo cesárea, ainda envolvido em uma espécie de membrana translúcida. O médico que realizou o parto divulgou a seguinte foto desse evento raro. Para o feto, a função desse anexo embrionário é
  27. 27. UFAM 2016
    Durante o desenvolvimento embrionário, algumas estruturas endócrinas derivam a partir do tecido nervoso. Assinale a alternativa que apresenta estas estruturas:
  28. 28. UFRGS 2018
    No bloco superior abaixo, estão citados os três folhetos embrionários de mamíferos; no inferior, exemplos de epitélios. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior. 1. Ectoderme 2. Mesoderme 3. Endoderme (     ) Epitélio da membrana que envolve o coração (pericárdio). (     ) Epitélio que reveste o tubo digestório (exceto boca e ânus). (     ) Epiderme. (     ) Pulmões (epitélio respiratório).   A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  29. 29. UNICHRISTUS 2018
    Na figura abaixo, mostra-se, esquematicamente, o desenvol-vimento embrionário humano. Sobre o exposto e o assunto relacionado, pode-se afirmar que
  30. 30. UEPA 2015
    Nos vertebrados aparecem estruturas embrionárias que auxiliam no desenvolvimento do embrião desses animais. A estrutura presente na maioria dos mamíferos e em algumas espécies de peixes, formada pela união de vilosidades do córion com o endométrio é denominada de:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login