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  1. 1

    PUC-PR 1999

    Observando a planta no vaso, conclui-se que se trata de um caso de:

  2. 2

    PUC-RS 2014

    A dormência é um período do ciclo da vida no qual o desenvolvimento de um organismo e temporariamente suspenso. Em geral, ela está associada às condições ambientais, quando o organismo necessita contornar situações adversas como, por exemplo, a alteração das condições de temperatura, umidade e luz. Um exemplo de estrutura que se apresenta em estado de dormência é:

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    UFG 2014

    Analise a figura a seguir. A figura ilustra a curva de crescimento da parte aérea de duas espécies vegetais (A e B) nativas do Cerrado, a partir da germinação da semente, durante o período de um ano. Considere que, nesse período, as condições climáticas e edáflcas foram típicas da região e que a taxa de crescimento foi calculada pelo quociente entre a variação da aItura (cm) e do tempo (meses do ano). A seta indica a ocorrência de queimada. Os dados apresentados mostram que o habito de crescimento das duas espécies é distinto, pois, na espécie A,

  4. 4

    UEL 1997

    A figura a seguir mostra parte de um pé de maracujá. A estrutura apontada pela seta, quando encontra um suporte, prende-se a ele. Essa resposta é um caso de

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    FATEC 2008

    Os hormônios vegetais são substâncias orgânicas produzidas em determinadas partes da planta e transportadas para outros locais, onde atuam, em pequenas quantidades, no crescimento e no desenvolvimento daquelas. Assim, uma planta colocada em um ambiente pouco iluminado, submetida a uma luz unilateral, por exemplo, uma janela entreaberta, apresenta seu desenvolvimento conforme o esquema a seguir. Acerca desse desenvolvimento e da ação dos hormônios vegetais foram feitas as seguintes afirmações: I. Esse crescimento é resultado da ação direta de hormônios vegetais conhecidos como citocininas, que estimulam as divisões celulares e o desenvolvimento das gemas laterais, fazendo com que o caule cresça em direção à fonte de luz. II. Nessa planta, o hormônio conhecido como auxina fica mais concentrado do lado menos iluminado, o que faz com que as células desse lado alonguem-se mais do que as do lado exposto à luz, provocando a curvatura da planta para o lado da janela entreaberta. III. O movimento de curvatura apresentado por essa planta e denominado tigmotropismo e pode ser explicado pela ação do hormônio giberelina, que se concentra no lado iluminado do caule, como uma resposta ao estímulo luminoso da janela entreaberta. Dessas afirmações, somente está (estão) correta(s):

  6. 6

    UFU 2006

    O esquema a seguir mostra o movimento dos folíolos de "Mimosa pudica", comumente chamada de "sensitive" ou "dormideira", que ao ser tocada reage dobrando os folíolos para cima. Com relação ao movimento dos folíolos desta planta, analise as afirmativas a seguir. I - Os folíolos apresentam geotropismo negativo ao serem tocados. II - O fechamento dos folíolos é um exemplo de nastismo, ou seja, movimento não orientado, independente da direção do estímulo. III - O toque na planta desencadeia um impulso elétrico, que provoca a saída de íons potássio das céIulas dos púIvinos, as quais perdem água por osmose. Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas corretas.

  7. 7

    UNESP 2008

    A figura reproduz um experimento em que uma planta colocada em um vaso transparente recebe luz lateralmente, no caule e nas raízes, conforme indicam as setas. Após alguns dias, o caule apresenta-se voltado para a fonte de luz e as raízes encontram-se orientadas em sentido oposto. Isso se deve a ação das auxinas, hormônio vegetal que atua no controle do crescimento de caules e raízes, promovendo o alongamento das celulas. Podemos afirmar corretamente que, no caule, as auxinas promoveram o crescimento do lado

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    FGV 2006

    O esquema apresenta 4 plântulas de trigo em início de germinação, colocadas ao lado de uma fonte luminosa. Contudo, cada uma das plântulas recebeu um tratamento: Plântula I permaneceu intacta. Plântula II teve o ápice do caule coberto e protegido da luz. Plântula III teve o ápice do caule removido. Plântula IV teve o ápice do caule removido e recolocado unilateralmente. Haverá crescimento em direção da fonte luminosa

  9. 9

    UFMG 2009

    Considere o processo representado nesta figura: É incorreto afirmar que, para esse processo ocorrer, é preciso haver, no solo:

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    UFV 2001

    A figura a seguir representa a espécie "Mimosa pudica". Essa planta, conhecida popularmente como "dormideira", reage ao toque com o movimento de fechamento das folhas, conforme indicado pela seta. Esse exemplo de reação nas plantas é conhecido como:

  11. 11

    UEMA 2015

    Sabendo-se que os movimentos dos vegetais respondem à ação de hormônios, de fatores ambientais, de substâncias químicas e de choques mecânicos, observe as informações abaixo sobre esses movimentos relacionando-os às plantas 1 e 2. Movimentos dos vegetais - Tigmotropismo é o encurvamento do órgão vegetal em resposta ao estímulo mecânico. - Gravitropismo é também chamado de geotropismo por muitos. O fator que estimula o crescimento do vegetal é a força da gravidade da terra, podendo ser negativo e positivo. - Hidrotropismo é o movimento orientado para a água, enquanto que o quimiotropismo é o movimento orientado para determinadas substâncias. - Fototropismo é a resposta do vegetal quando o estímulo é a luz. Os caules tendem a crescer em direção à luz, assim apresentando fototropismo positivo. Fonte: SANTOS, F. S. dos; AGUILAR. J. B. V.; OLIVEIRA, M. M. A. de. Ser protagonista, Biologia Ensino Médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010. (adaptado) Os movimentos que ocorrem nas plantas 1 e 2 são, respectivamente,  

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    FUVEST 2012

    Dez copos de vidro transparente, tendo no fundo algodão molhado em água, foram mantidos em local iluminado e arejado. Em cada um deles, foi colocada uma semente de feijão. Alguns dias depois, todas as sementes germinaram e produziram raízes, caules e folhas. Cinco plantas foram, então, transferidas para cinco vasos com terra e as outras cinco foram mantidas nos copos com algodão. Todas permaneceram no mesmo local iluminado, arejado e foram regadas regularmente com água destilada. Mantendo-se as plantas por várias semanas nessas condições, o resultado esperado e a explicação correta para ele são:

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    ENEM 2010

    A produção de hormônios vegetais (como a auxina, ligada ao crescimento vegetal) e sua distribuição pelo organismo são fortemente influenciadas por fatores ambientais. Diversos são os estudos que buscam compreender melhor essas influências. O experimento seguinte integra um desses estudos. O fato de a planta do experimento crescer na direção horizontal, e não na vertical, pode ser explicado pelo argumento de que o giro faz com que a auxina se

  14. 14

    UFAL 1999

    Considere o texto a seguir. "Sementes profundamente enterradas no solo germinam produzindo plantas ...I... que crescem rapidamente em direção à superfície. Atingindo a luz, as plantas passam a ter desenvolvimento ...II... ." Para completá-lo corretamente, basta substituir I e II, respectivamente, por

  15. 15

    UERJ 2000

    A germinação de algumas sementes, como a da alface, é estimulada por radiação luminosa na faixa do vermelho curto ou inibida por radiação na faixa do vermelho extremo, mesmo quando expostas por breve período de tempo. Outras, como a do milho, germinam normalmente - com rendimento superior a 60% - em presença ou ausência de luz. Sementes de alface colocadas em câmara escura, em condições adequadas para germinação, foram iluminadas, apenas por 1 minuto, com radiação de comprimento de onda de 730nm (vermelho extremo) e, daí por diante, permaneceram no escuro. Em outra câmara idêntica, sementes de milho foram mantidas sempre no escuro. Após o intervalo de tempo adequado, contou-se o número de sementes de cada espécie que germinaram ou não. Analise os gráficos abaixo, que mostram diferentes possibilidades de percentagens de germinação. Aquele que apresenta os valores compatíveis com o resultado do experimento é o de número:

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    UEL 2009

    O Cio da Terra Debulhar o trigo Recolher cada bargo do trigo Forjar no trigo o milagre do pão E se fartar de pão Decepar a cana Recolher a garapa da cana Roubar da cana a doçura do mel Se lambuzar de mel Afagar a terra Conhecer os desejos da terra Cio da terra, a propícia estação E fecundar o chão NASCIMENTO, M.; HOLLANDA, C. B. Cio da Terra, 1976. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2008. O texto remete a alguns elementos e fenômenos biológicos. Sobre eles é CORRETO afirmar.

  17. 17

    UFG 2009

    Mesmo após o término da viagem, Darwin continuou intensamente seus estudos. Em um deles, juntamente com seu filho Francis, observou o crescimento de plantas jovens em direção a um estímulo luminoso, sugerindo, então, a existência de um agente regulador do crescimento. Os relatos feitos por Darwin a esse respeito colaboraram para a base de estudos que culminou em suporte para o desenvolvimento biotecnológico de

  18. 18

    UERN 2015

    Pode-se observar na figura o aprisionamento de um inseto, pelas folhas articuladas da espécie de planta carnívora do gênero Dionaea. Esse movimento, em resposta do toque feito pelo animal, é um exemplo de

  19. 19

    UFPB 2010

    Os seres vivos apresentam diversas características que lhes permitem, por exemplo, apresentar uma grande diversidade morfológica e sobreviver em diferentes ambientes. Uma dessas características está ilustrada na figura a seguir, que mostra a Dionaea muscipula, um tipo de planta insetívora, que captura e digere insetos como forma de obtenção de energia. O mecanismo pelo qual a D. muscipula captura o inseto pode ser definido como:

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    UFMG 2006

    Analise as situações representadas nestas figuras: Considerando-se as informações dessas figuras, é CORRETO afirmar que NÃO ocorre tropismo na situação

  21. 21

    CEFET-MG 2014

    Analise a imagem seguinte que mostra um vaso de planta submetida à iluminação difusa que tombou, sem prejudicá-la, permanecendo por alguns dias nessa posição. Nessas condições, a mudança de orientação da planta, explica-se pela (o)

  22. 22

    UFG 2014

    A planta sensitiva, Mimosa pudica, responde ao toque, um estímulo mecânico, fechando os folíolos. Esse fechamento consiste de uma resposta iônica que promove a queda da pressão osmótica devido à

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    UFMG 2001

    Observe esta figura: Nessa figura, podem-se observar marcações feitas com tinta, por um estudante, no embrião de uma semente em germinação, para verificar a taxa de crescimento por região. Após uma semana de observação, ele verificou que a taxa de crescimento tinha sido maior nas regiões identificadas, na figura, pelos algarismos

  24. 24

    UFSJ 2013

    Considere uma angiosperma hipotética que apresente sementes sem albúmen, germinação epígea e que o aparecimento das folhas iniciais surja em média após dez (10 ± 2) dias de germinação. A figura abaixo mostra a velocidade de reação dos processos de fotossíntese e respiração em diferentes intensidades luminosas que ocorrem nessa planta hipotética Se colocarmos experimentalmente uma semente dessa planta para germinar em condições adequadas para germinação, porém em uma intensidade luminosa no nível dois, durante sete dias, é CORRETO afirmar que

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    UFPI 2009

    As plantas possuem a capacidade de responder e fazer ajustes a uma ampla faixa de alterações em seu ambiente externo. Essa capacidade é manifestada principalmente nas mudanças dos padrões de crescimento. Com relação aos principais tipos de movimentos ou respostas de crescimento aos estímulos externos nas plantas, é correto afirmar:

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