Exercícios de Gimnospermas e Angiospermas

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  1. 1. UDESC 2012
    Analise as proposições abaixo, em relação às angiospermas. I. Apresentam órgãos vegetativos – raiz, caule e folha; e órgãos reprodutivos – flor, fruto e semente. II. São classificadas em dois grupos de estudos: monocotiledôneas e dicotiledôneas. III. O rizoide desaparece quando a planta atinge o clímax. IV. A raiz e o caule apresentam adaptações à intensidade de luz, à disponibilidade de água e a outros fatores ambientais. Assinale a alternativa correta.
  2. 2. UDESC 2013
    Assinale a alternativa que apresenta características de plantas gimnospermas.
  3. 3. UDESC 2009
    As angiospermas constituem um grande grupo de plantas, cujas características são:
  4. 4. UFSM 2006
    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: A história da maioria dos municípios gaúchos coincide com a chegada dos primeiros portugueses, alemães, italianos e de outros povos. No entanto, através dos vestígios materiais encontrados nas pesquisas arqueológicas, sabemos que outros povos, anteriores aos citados, protagonizaram a nossa história. Diante da relevância do contexto e da vontade de valorizar o nosso povo nativo, "o índio", foi selecionada a área temática CULTURA e as questões foram construídas com base na obra Os Primeiros Habitantes do Rio Grande do Sul (Custódio, L. A. B., organizador. Santa Cruz do Sul: EDUNISC; IPHAN, 2004). "Os habitantes das florestas subtropicais sobreviviam da coleta de plantas, da caça e da pesca realizada através de lanças." "Faziam parte da alimentação dessas habitantes, frutas (designação geral para fruto comestível, geralmente adocicado) e pinhões". (adaptado) Observe a figura. No texto destacado, o pinhão não foi considerado um fruto, porque;
  5. 5. UPF 2014
    Na reprodução dos vegetais com sementes, ocorre a denominada dupla fecundação. Isso significa que:
  6. 6. UNESP 2006
    Um estudante recebeu nove cartões, cada um apresentando uma característica ou o nome de uma estrutura presente em diferentes grupos de plantas (fig. 1). Sua tarefa era formar dois grupos de três cartões, de modo que no grupo I fossem incluídos apenas cartões com características ou estruturas encontradas em briófltas e, no grupo II, apenas cartões com características ou estruturas encontradas em angiospermas. Assinale a alternativa que apresenta possibilidades de formar corretamente os grupos I e II.
  7. 7. UFSM 2007
    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: A ciência e a tecnologia têm contribuído na busca de novas alternativas para o combate a diabete tipo 2, associada ao sedentarismo e à obesidade. Veja alguns avanços na área: - insulina inalada; - obtenção da exenatida, composto sintetizado a partir da saliva do "Monstro-de-Gila"; - uso da genipina, proteína extraída da gardênia. Revista Isto É, Junho de 2006, p. 77. (adaptado) Na figura, está representado um ramo de gardênia fértil. Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmativas a seguir. (  ) Pelos elementos representados no desenho, NÃO se pode afirmar que a gardênia é uma Angiosperma. (  ) As sépalas representadas caracterizam um dos verticilos de proteção. (  ) Em um dos verticilos reprodutivos, mais especificamente o gineceu, origina-se o fruto representado na figura. (  ) O tipo de nervação e o número de peças florais do verticilo representado são características das Monocotiledôneas. A sequência correta é :
  8. 8. PUC-RJ 2012
    Ao longo da evolução dos organismos, a meiose e a fecundação ocorreram em diferentes fases do ciclo de vida dos organismos. Quanto ao ciclo de vida de alguns grupos de plantas, é correto afirmar:
  9. 9. UFPR 2007
    Atualmente, as angiospermas dominam o ambiente terrestre. Para isso, essas plantas desenvolveram, ao longo do processo evolutivo, características que lhes permitiram colonizar os diferentes biomas terrestres. Identifique, nas características listadas a seguir, aquelas que foram importantes para o desenvolvimento do atual processo reprodutivo das angiospermas. 1. Fase gametofítica masculina reduzida. 2. Presença de elementos traqueais, como os elementos de vasos e respectivas placas de perfuração. 3. Presença da cutícula - uma estrutura de revestimento -, que é uma substância graxa, de composição química de natureza complexa. 4. O produto da reprodução sexuada é protegido pelo fruto. 5. Desenvolvimento da estrutura floral, concomitante com o processo de polinização biótica. Assinale a alternativa correta.
  10. 10. UFRGS 2006
    A 'Araucaria angustifolia', gimnosperma nativa da região sul do Brasil, produz anualmente cerca de 80 cones femininos, cada um originando em media 90 pinhões. Com base nessas informações, preencha as lacunas a seguir. As plantas femininas das araucárias produzem __________ cada um deles originando muitos pinhões. O pinhão corresponde __________, que é constituído(a) por casca, __________ e __________. Assinale a alternativa que preenche corretamente essas lacunas, na ordem em que aparecem.
  11. 11. FUVEST 2009
    Ao longo da evolução das plantas, os gametas:
  12. 12. UPE 2011
    As angiospermas compreendem uma ampla diversidade de plantas; os dois maiores grupos que as constituem correspondem às monocotiledôneas e às eudicotiledôneas, os quais são distintos por diversas características. Abaixo podemos ver, de forma aleatória, características que são observadas frequentemente em um ou outro grupo. I. Raiz axial; II. Pólen monoaperturado (possui um poro ou sulco) III. Folhas com nervuras paralelas; IV. Flores terâmeras ou pentâmeras; V. Vasos de condução ordenados regularmente. Assinale a alternativa que indica características que estão presentes apenas nas Monocotiledôneas.
  13. 13. UNESP 2012
    As figuras apresentam diferentes mecanismos que um agricultor pode empregar para promover a propagação vegetativa de algumas espécies vegetais. Sobre esses quatro métodos de propagação vegetativa, pode-se afirmar corretamente que:
  14. 14. UNICAMP 2016
    Segundo o modelo que determina a identidade de órgãos florais, os genes estão arranjados em três regiões sobrepostas, e cada região compreende dois verticilos adjacentes. Uma combinação única de genes determina a identidade do verticilo (imagem I). Se, por exemplo, a região de atividade B é ausente, os verticilos serão especificados apenas pelas regiões de atividade A e C, e a flor conterá apenas sépalas e carpelo (imagem II). Assinale a alternativa correta.  
  15. 15. PUC-MG 2003
    A interação planta/animal que ocorre na natureza representa um excelente exemplo de coevolução. Uma flor com pétalas grandes, vistosas, brancas, amarelas ou azuis, frequentemente perfumada com nectários pequenos na base da flor, é de polinização especialmente:
  16. 16. FUVEST 2013
    No morango, os frutos verdadeiros são as estruturas escuras e rígidas que se encontram sobre a parte vermelha e suculenta. Cada uma dessas estruturas resulta, diretamente,
  17. 17. CEFET-MG 2015
    Observe as estruturas vegetais indicadas a seguir. A estrutura que NÃO se relaciona diretamente nem com a reprodução sexuada, nem com a assexuada é a de número
  18. 18. UNESP 2015
    Na aula sobre morfologia vegetal, os alunos foram levados ao pátio da escola, para analisar um pé de Mussaenda alicia, ou mussaenda-rosa-arbustiva. A professora chamou a atenção dos alunos para algumas características da planta, cuja foto encontra-se a seguir. Além das folhas e do tronco, os alunos observaram estruturas cor-de-rosa e, no interior delas, as amarelas. A partir da observação, levantaram hipóteses sobre tais estruturas. Assinale a alternativa que contém a definição e o argumento corretos para a hipótese levantada.
  19. 19. UEPB 2014
    Uma das consequências da seca prolongada de 2013 foi a alta nos preços de frutas e verduras, em especial a do tomate (Solunum lycopersicum), que teve alta de 220% nos estados do Nordeste. Sobre essa espécie é correto afirmar, EXCETO  
  20. 20. UFC 2006
    O predomínio das Angiospermas em relação aos demais grupos vegetais relaciona-se:
  21. 21. UDESC 2012
    As primeiras plantas surgiram no mar e ao longo dos anos foram conquistando o ambiente terrestre. Assinale a alternativa correta quanto à evolução das plantas.
  22. 22. UEMG 2015
    [...]“O tempo não existe: tudo continua aqui, e cresce como uma árvore pesada de frutos que são máscaras, palavras, promessas, bocas ferozes.”[...] LUFT, 2014 (fragmentos) Na estrofe acima, “uma árvore pesada de frutos” poderia ser substituída pelo seu grupo botânico, que é o das
  23. 23. CEFET-MG 2015
    Na época de Natal é comum ornamentar as portas das casas com guirlandas dos mais diferentes tipos, como mostra a ilustração seguinte. As estruturas vegetais presentes nesse enfeite correspondem a
  24. 24. UFSM 2014
    Pode ser estranho para nossa espécie, que tanto orgulho sente de sua capacidade de criar e lidar com as novas tecnologias a seu favor, parar para pensar que, de certa forma, ainda temos semelhanças incontestáveis com as plantas angiospermas! Com relação a esse fato, avalie as alternativas a seguir e coloque verdadeira (V) ou falsa (F). Os humanos e as angiospermas (     ) têm corpos pluricelulares organizados em tecidos e órgãos. (     ) compartilham o mesmo tipo de nutrição. (     ) reproduzem-se de forma sexuada e assexuada. (     ) formam gametas masculinos e femininos. A sequência correta é 
  25. 25. UFRGS 2018
    Considere as estruturas esquematizadas abaixo, coletadas no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. Assinale a alternativa correta sobre essas estruturas.
  26. 26. UEPB 2012
    À beira de um riacho, ao fim do dia, um estudante observa a diversidade de vida do local. O terreno estava coberto por capim gordura e ele imaginou que ali viviam formigas saúvas, gafanhotos, preás e gatos do mato. Apesar da nuvem de pernilongos que sobrevoa a sua cabeça, vê, ouve e admira a sinfonia executada pelas aves na copa de um marmeleiro. Com base nesse texto, assinale a alternativa correta
  27. 27. UCS 2014
    Relacione as estruturas vegetais, apresentadas na COLUNA A, às suas respectivas definições, elencadas na COLUNA B. COLUNA A COLUNA B 1. Prótalo (     ) Reserva nutritiva encontrada nas sementes 2. Gineceu (     ) Gametófito das samambaias 3. Estróbilo (     ) Estrutura reprodutora feminina presente nas flores 4. Endosperma (     ) Estrutura reprodutora da maioria das plantas gimnospermas Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.
  28. 28. UDESC 2014
    Um aluno precisava organizar a coleção botânica da sua escola, e separar as plantas em monocotiledôneas e dicotiledôneas. Assim selecionou plantas de arroz, trigo e milho, as quais foram corretamente colocadas em um grupo; enquanto as de feijão, soja e ervilha foram colocadas em outro grupo. Analise as proposições em relação às características de plantas monocolitedôneas e de dicotiledôneas, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. (     ) As raízes das monocotiledôneas são fasciculadas (cabeleira) e encontradas nas plantas de arroz, trigo e milho. (     ) As sementes de monocotiledôneas são constituídas por dois cotilédones e encontradas nas plantas de trigo. (     ) As folhas das dicotiledôneas apresentam nervuras paralelas e podem ser observadas nas plantas de feijão e soja. (     ) As flores das dicotiledôneas apresentam, geralmente, as peças florais em número de três ou múltiplos de três e são comuns nas plantas de milho e trigo. (     ) As folhas das monocotiledôneas são constituídas por nervuras reticuladas, ou ramificadas, e são observadas nas plantas de arroz e milho. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.  
  29. 29. UNITINS 2016
    Orquídea, eucalipto, samambaia, milho e feijão são exemplos, respectivamente, de:
  30. 30. UEPB 2011
    As angiospermas são divididas em dois grandes grupos: o das monocotiledôneas e o das dicotiledôneas. A principal característica que permite distinguir esses dois grupos é o número de cotilédones presentes na semente. Além dessa diferença básica existem outras que estão listadas abaixo. I. Sistema radicular pivotante VI. Nervuras paralelas e folhas invaginantes II. Sistema radicular fasciculado VII. Flores trímeras III. Feixes vasculares espalhados pelo caule VIII. Flores tetrâmeras ou pentâmeras IV. Feixes vasculares dispostos em torno de um cilindro central IX. Frutos com 2 ou 5 lojas (ou múltiplos) V. Nervuras reticuladas e folhas pecioladas X. Frutos com 3 lojas (ou múltiplos) Assinale a alternativa que apresenta apenas características das dicotiledôneas.
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