Exercícios de Gimnospermas e Angiospermas

Voltar para Gimnospermas e Angiospermas

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Gimnospermas e Angiospermas dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 12000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UNICENTRO 2013
    Uma visita ao supermercado pode ser uma aula de botânica, já que em várias gôndolas podem ser encontrados diversos órgãos vegetais à venda. A este respeito, assinale a alternativa correta.
  2. 2. ACAFE 2014
    O gás carbônico necessário para a realização da fotossíntese vegetal penetra nas folhas através de estruturas denominadas estômatos (do grego stoma, boca). A abertura e o fechamento dos estômatos dependem de diversos fatores, principalmente da luminosidade, da concentração de gás carbônico e do suprimento hídrico. A respeito do comportamento dos estômatos, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.   Os estômatos tendem a fechar quando a intensidade luminosa é __________, ou a concentração de CO2 no mesófilo foliar é __________. Ao contrário, eles tendem a abrir quando o suprimento de água nas raízes é _________.
  3. 3. UFPR 2016
    Produtores de frutas utilizam permanganato de potássio para desencadear a reação representada pela seguinte equação:   Permanganato de potássio + Etileno → Óxido de manganês + Gás carbônico + Hidróxido de potássio     O objetivo de colocar as frutas em contato com o permanganato de potássio é:
  4. 4. UNEMAT 2009
    A água e os sais minerais penetram na planta através das extremidades das raízes, principalmente na zona dos pelos absorventes. Após atravessar a epiderme, a água e sais, nela dissolvidos, deslocam-se para a região central da raiz e são distribuídos a todas as células da planta. Sobre o deslocamento de água e sais minerais das raízes até as folhas nas Angiospermas, pode-se afirmar.
  5. 5. FUVEST 2002
    Os adubos inorgânicos industrializados, conhecidos pela sigla NPK, contêm sais de três elementos químicos: nitrogênio, fósforo e potássio. Qual das alternativas indica as principais razões pelas quais esses elementos são indispensáveis à vida de uma planta?
  6. 6. PUC-RJ 2015
    Os estômatos são estruturas formadas por um conjunto de células localizados geralmente na epiderme foliar, constituindo um canal para trocas gasosas e transpiração nos vegetais.   Considerando o processo de transpiração vegetal, marque a alternativa INCORRETA sobre os estômatos.
  7. 7. UFMS 2002
    Atualmente, são conhecidas cinco categorias de hormônios vegetais que atuam sobre o desenvolvimento das plantas. Sabendo-se que esses hormônios têm formas de atuação e funções distintas, identifique, entre as alternativas abaixo, aquela que está correta.
  8. 8. PUC-SP 2015
    Um estudante analisou dois grupos de plantas com as seguintes características:     Grupo 1 – apresentam sistema radicular fasciculado, folhas com bainha desenvolvida e nervuras paralelas, além de flores trímeras.   Grupo 2 – apresentam sistema radicular axial ou pivotante, folhas com bainha reduzida e nervuras reticuladas, além de flores pentâmeras.     As plantas analisadas
  9. 9. UFMS 2009
    Um estudante cortou ramos com rosas brancas e os colocou em um vaso com solução colorida (azul). Após algumas horas ele verificou que as pétalas das flores apresentavam-se com a coloração azul. Esse fenômeno é explicado por
  10. 10. UFMS 2009
    A folha é o órgão da planta responsável, entre outras funções, pelo processo de fotossíntese devido à presença de células clorofiladas em sua estrutura. Um dos principais produtos da atividade fotossintética é o amido. Para verificar a formação do amido nos cloroplastos, um grupo de estudantes realizou o seguinte experimento:     I. Inicialmente, os estudantes escolheram folhas que apresentavam porções clorofiladas e não clorofiladas (folhas variegadas).   II. Essas folhas foram lavadas, colocadas em um béquer com álcool e, posteriormente, deixadas em banho-maria até a sua total despigmentação.   III. Após a saída completa da clorofila, os estudantes retiraram as folhas do béquer e, numa placa de Petri, pingaram Lugol sobre elas.     Sabendo-se que o lugol é uma tintura à base de iodo que, na presença de amido, assume coloração azulada, assinale a alternativa correta.
  11. 11. PUC-SP 2016
    Uma determinada espécie do grupo das traqueófitas (plantas vasculares) tem grande área foliar, garantindo a absorção de energia luminosa para realizar com sucesso o processo de fotossíntese. Nesse processo, além da luz, há utilização de
  12. 12. UFES 2007
    Entre os anos de 1890 e 1920, o café representou mais de 90% do valor total das exportações capixabas, chegando a atingir, em 1903, 95% da receita do Estado. Do ponto de vista econômico, a cafeicultura dependia principalmente da exportação e grande parte do produto capixaba era exportado pelo porto do Rio de Janeiro.   O cafeeiro é uma planta Angiosperma. Com relação ao seu ciclo de vida, É INCORRETO afirmar que  
  13. 13. UFMS 2009
    Imagine uma planta com flores pequenas, pouco vistosas, reunidas em inflorescências, com grande quantidade de pólen e estigma piloso. A polinização nessa espécie provavelmente é realizada
  14. 14. ACAFE 2014
    As angiospermas apresentam como novidade evolutiva o aparecimento das flores e frutos.   Sobre a biologia reprodutiva desse grupo, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.   ( ) As flores são compostas basicamente por estruturas femininas, os pistilos, e masculinas, os estames, que podem ou não estar reunidas na mesma flor. Na base do pistilo está o ovário, unido ao estigma pelo estilete.   ( ) O ovário é formado por três camadas, o epicarpo, o mesocarpo e o endocarpo, que juntos formam o pericarpo. O desenvolvimento do ovário dará origem ao fruto, que poderá ser classificado como deiscente, fruto carnoso que não se abre sozinho, ou indeiscente, fruto seco que se abre após maduro.   ( ) A formação do gameta feminino ocorre através de sucessivas divisões mitóticas do megásporo, que vão gerar um conjunto de células diploides, sendo uma delas a oosfera, ou gameta feminino.   ( ) As anteras se desenvolvem e produzem os microsporócitos, que por divisão meiótica geram células haploides chamadas micrósporos. Após divisões celulares os micrósporos formam o grão de pólen, ou gametófito masculino.   A sequência correta, de cima para baixo, é:
  15. 15. FCMMG 2005
    A planta Mimosa pudica, popularmente conhecida como “sensitiva”  ou “dormideira”, possui folhas compostas em cujas bases, tanto das folhas quanto dos folíolos, existem células com vacúolos grandes, repletos de água, mantendo toda a folha ereta. Ao serem tocadas, as folhas se fecham, sofrendo um “murchamento” instantâneo (daí seu nome popular). Isso se deve ao estímulo mecânico, que provoca alterações especificamente nas referidas células da base foliar.   Todas as opções abaixo estão relacionadas com os fatos citados, EXCETO:
  16. 16. FCMMG 2007
    Tucum Bate Tucum Na garrafa de areia Sementes peludas Se penteiam Bate Tucum Bate... ( A. C. L. )     Pelos versos acima, pode-se afirmar que o Tucum é:
  17. 17. FCMMG 2007
    O que é, o que é? Alta como a torre, Branca como papel, Amarga como fel? (popular)     Quem já passou pelo interior de Goiás e experimentou do “empadão goiano” sabe que se trata do palmito da Gariroba, ou seja, a parte mais tenra e jovem localizada na porção central do ápice da planta.   Com relação ao tipo de tecido ali encontrado, podemos afirmar, EXCETO:
  18. 18. ENEM PPL 2010
    Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir seu sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das sementes (ex.: presença de ganchos e outras estruturas fixadoras que aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora.   CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun. 2004 (adaptado).   Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos? 
  19. 19. FUVEST
    Nas angiospermas, o fruto é uma estrutura formada a partir do desenvolvimento de uma peça floral. Essa peça é
  20. 20. UFABC 2009
    Maravilha da Amazônia   Alimento básico do nortista. Os índios comem com farinha há milênios. Nos anos 1980, surfistas do sul descobriram seu valor energético e nutritivo. Fala-se do açaí, fruto do açaizeiro, uma palmeira que se espalha pela Amazônia, mais nas margens dos rios. Sua fruta, dizem os estudiosos, parece que foi criada em laboratório sob encomenda da “geração saúde”. (Mylton Severiano. Adaptado)     O principal componente das fibras da polpa de açaí é a celulose, um polímero de glicose que possui função estrutural na célula vegetal, como um componente importante da parede celular.   Sobre esse tema, afirma-se que   I. a celulose é um polímero natural que resulta da união entre átomos de carbono pertencentes a duas moléculas de glicose. II. para formar fibras lineares de celulose, a polimerização da glicose se faz com eliminação de água. III. a glicose é também o monômero do amido, um polímero que os vegetais utilizam como reserva energética.   É correto o que se afirma apenas em
  21. 21. MACKENZIE 2015
    Nas plantas superiores (gimnospermas e angiospermas), a fase gametofítica é bastante reduzida e desenvolve-se no interior do próprio esporângio.   Os gametófitos masculino e feminino, nessas plantas, correspondem, respectivamente, ao
  22. 22. UFU 2014
    Considere as afirmativas a seguir.   I. Um fruto podre perto de outros frutos sadios provoca o apodrecimento de todos. II Pode-se induzir artificialmente a produção de frutos sem que ocorra a fecundação. III. Aplica-se para retardar o envelhecimento das verduras.   As alternativas I, II e III são atribuídas, respectivamente, à ação de quais hormônios vegetais?
  23. 23. UEL 2014
    Texto I Christos e espiciarias! – por Cristo e especiarias – foi o grito jubiloso dos marinheiros de Vasco da Gama quando, em maio de 1498, eles se aproximaram da Índia e da meta de ganhar uma fortuna incalculável com condimentos que durante séculos haviam sido monopólio dos mercadores de Veneza. A sua demanda e a das fragrantes moléculas da pimenta, da canela, do cravo-da-índia, da noz-moscada e do gengibre estimularam uma procura global que deu início à Era dos Descobrimentos. (Adaptado de: COUTEUR, P.; BURRESON, J. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p.23.)    Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o órgão da planta utilizado como especiarias: pimenta, canela, cravo-da-índia, noz-moscada e gengibre. 
  24. 24. PUC-RJ 2016
    As plantas xerófitas apresentam adaptações que possibilitam sua sobrevivência em ambientes secos.   Selecione abaixo quais são essas adaptações.
  25. 25. FUVEST 2011
    Desde que conquistaram a terra firme, há cerca de 500 milhões de anos, diversas outras plantas dominavam as paisagens. Primeiro as briófitas (incluindo os musgos), seguidas das samambaias e cavalinhas. Depois vieram as coníferas e cicadáceas, entre outras. As angiospermas só começaram a se fazer mais presentes na vegetação terrestre há aproximadamente uns 100 milhões de anos. Disponível em: http://www.cienciahoje.org.br. Acesso em: 8 maio 2011 (adaptado). É possível inferir que o grão de pólen surgiu
  26. 26. FCMMG 2015
    Um leigo, na tentativa de acabar com a "Erva de Passarinho" que se desenvolvia sobre um pé de caqui em seu pomar, ao invés de cortar o galho parasitado, arrancou os ramos do parasita, puxando­º pelas partes mais firmes. Entretanto esse procedimento não foi eficaz, pois, em pouco tempo, novos ramos se desenvolveram no mesmo local de antes. Pelo descrito, é possível afirmar que o reaparecimento da "Erva de Passarinho" deveu-se
  27. 27. UFRGS 2015
    Assinale a alternativa que apresenta uma estrutura reprodutiva exclusiva das angiospermas.
  28. 28. UNIFESP 2008
    No planeta, são referidas aproximadamente 800 espécies de gimnospermas e 220.000 espécies de angiospermas.  Essa diferença numérica 
  29. 29. UFRGS 2014
    As afirmações abaixo referem-se às plantas que se desenvolvem sobre as árvores.     I - Caracterizam-se pela presença de bulbos, tubérculos e rizomas.   II - Podem apresentar adaptações morfológicas como os haustórios nas raízes e as escamas nas folhas.   III- Apresentam sementes ou frutos com ganchos para facilitar a dispersão por mamíferos como capivaras e graxains.     Quais estão corretas?
  30. 30. UNICENTRO 2009
    Todas as estruturas citadas abaixo fazem parte de uma semente de angiosperma EXCETO
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.