Exercícios de Introdução à Biologia

Voltar para Introdução à Biologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Introdução à Biologia dos maiores vestibulares do Brasil.

Darwin propôs, no polêmico livro "A Origem das Espécies", que os diferentes organismos que hoje existem teriam vindo de um ancestral comum, que aplicado aos vários fatores que o rodeiam, seria selecionado naturalmente e de forma diferencial dependendo dos fatores ambientais e de interação impostos. Apesar de várias provas que comprovam verdadeiramente o que Darwin propôs, é quase impossível a aplicação de testes ou experimentos que comprovem a hipótese, visto que o tempo é um fator essencial para determinar tal conclusão. Por tal razão, chama-se a proposição de Darwin de:
    Associe as proposições e assinale a alternativa correta I) Trata-se do estudo de um ecossistema, no ramo da Ecologia. II) Trata-se de um parasitismo, estudado no ramo da Parasitologia. III) Trata-se da hereditariedade, estudada no ramo da Genética. IV) Trata-se da seleção natural, estudada no ramo da Evolução. i) "Neste ambiente, os organismos mais adaptados à determinada pressão, passam suas características a prole". ii) "O agente etiológico Trypanosoma cruzi é o causador da doença de Chagas". iii) "A seca em regiões áridas, causa redução na população de sapos, e aumento da população de mosquitos". iv) "O ácido nucleico, portanto, confere à geração filial as mesmas características da geração parental".
    "João estava com cálculos renais, uma doença caracterizada pela formação de cristais nos rins. O médico que João consultou sugeriu que, desse dia em diante, ele consumisse muita água, para que isso melhorasse a problemática renal. No entanto, caso o quadro se agravasse, uma litotripsia poderia ser a solução como um procedimento de quebra dos cristais." Os principais ramos da Biologia que explicam o quadro de João, são:
    A célula é a unidade funcional de todos os organismos multicelulares, dotada de diferentes propriedades químicas, formas de reprodução, e especificidade. Várias propriedades moleculares e energéticas das células são estudadas na Bioenergética e Bioquímica, que são subdivisões da grande área de estudo:
    Analise as seguintes proposições. "Ramo em que são compreendidos os sistemas biológicos de forma cooperada, enfatizando os principais órgãos do corpo animal e suas funções" "O entendimento sobre a hereditariedade, cálculos de probabilidade de geração de prole e os mecanismos nucleares que envolvem os genes e cromossomos, por exemplo, são estudados neste módulo" "Desde a formação do zigoto, passando pela diferenciação celular, até a formação dos primeiros tecidos primários, o estudo da envolve estes temas de forma integrada entre espécies" As subdivisões biológicas tratadas acima são, respectivamente:
    Estômago, fígado, intestino e pâncreas são alguns dos vários __________ que compõem o __________ digestório. Este, juntamente com os __________ nervoso, endócrino e outros, compõem um __________ que e estudado no ramo da __________. A alternativa que completa corretamente a sentença é:
    Escolha a alternativa que apresenta os níveis de organização biológicos em ordem decrescente.
    Leia atentamente as proposições I) O estudo comparado feito entre caatinga e cerrado, sobre a interação entre pássaros de diferentes espécies, é visto na ecologia como um estudo entre biomas. II) Fatores bióticos e abióticos tratados em um mesmo plano de interação é um estudo feito na biologia de ecossistemas. III) Uma comunidade estável pode relacionar-se com outras comunidades, formando assim em um mesmo ambiente, uma população. Estão corretas as alternativas:
    A Biologia é, segundo a própria etimologia da palavra, o estudo da vida. Apesar da grande diversidade de organismos existentes, existem características comuns a todos eles. Todas as alternativas apresentam algumas dessas características, exceto:
  10. 10. PUC-PR 2016
    O diagnóstico da dengue pode ser feito com maior rapidez por um exame antígeno NS1, desenvolvido pelo laboratório Oswaldo Cruz, utilizando metodologia imunocromatográfica, que apresenta maior sensibilidade e especificidade. O teste diagnóstico é um instrumento utilizado para diagnosticar uma determinada doença com maior precisão. Para cada teste diagnóstico existe um valor de referência que define a classificação do resultado em positivo ou negativo. O quadro a seguir é um exemplo hipotético de teste diagnóstico. A sensibilidade é a capacidade de um teste diagnóstico identificar os verdadeiros positivos naqueles que estão doentes. Já a especificidade é a probabilidade de um teste ser negativo dado que não exista a doença. Para controlar ou eliminar determinada doença são necessárias medidas de profilaxia. A interpretação adequada de testes diagnósticos auxilia nos planos de controle das doenças. A interpretação do quadro anterior permite inferir que
    Apesar da segmentação da Biologia, que facilita o estudo em tópicos, os assuntos por vezes se relacionam. Ao interpretar a frase "As angiospermas fazem fotossíntese em um ambiente ensolarado graças a seus cloroplastos" pode-se identificar claramente as subdivisões:
  12. 12. UEA 2018
    Entre outubro e dezembro ocorre a época da seca na região do médio Rio Solimões, cerca de 600 quilômetros a oeste de Manaus, e as águas do lago vizinho Mamiraurá baixam tanto que um de seus habitantes mais famosos, o peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis), migra para outro lago, o Amanã, para garantir sua sobrevivência. Embora exista mais alimento disponível no Mamiraurá, o lago fica numa área de várzea, sujeita a cheias e vazantes. Já o Amanã situa-se em uma região perenemente alagada. Segundo pesquisadores, o peixe-boi adia ao máximo sua migração, quando as águas do lago começam a baixar, a fim de se alimentar por mais tempo das plantas aquáticas. É provável que o peixe-boi tenha algum sensor para acompanhar as mudanças químicas que ocorrem na água na época da seca. (Pesquisa Fapesp, fevereiro de 2017. Adaptado.) O fenômeno biológico que ocorre no peixe-boi, descrito no texto, está relacionado a uma característica comum a todos os seres vivos. Essa característica é
  13. 13. UERR 2016
    Em relação à capacidade ou a incapacidade dos seres vivos de produzir material orgânico a partir de substâncias simples, são classificados como? Assinale a alternativa CORRETA.
  14. 14. UNICHRISTUS 2018
    Ao estudar os seres vivos, os pesquisadores se deparam com duas ideias aparentemente contraditórias, que podem servir de motivação para uma discussão. Primeiramente e de forma bem visível, os organismos vivos podem ser muito diferentes uns dos outros. Por outro lado, por maiores que sejam suas diferenças, eles têm uma série de características em comum, que, de certa forma, “descrevem” o que é um ser vivo. Sobre essas características, pode-se afirmar que
  15. 15. VUNESP 2009
    Analise os itens a seguir.   I. Levantamento de deduções;  II. Formulação de hipótese;  III. Experimentos que podem ser realizados;  IV. Observação de um fato.   Os itens listados são etapas simplificadas do método científico. Pode-se prever que os passos lógicos desse método seria:
  16. 16. UNICENTRO 2010
    “A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o Universo). Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas. Sem estes meios, é impossível entender humanamente as palavras; sem eles nós vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto.” (GALILEU. Apud. COTRIM. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 16ª Ed., São Paulo: Saraiva, 2006 - p.133.)   De acordo com o texto acima, e com seus conhecimentos sobre a ciência da natureza em Galileu, assinale a alternativa correta.
  17. 17. UNESP 2009
    Analise os itens a seguir. I. Levantamento de deduções; II. Formulação de hipótese; III. Experimentos que podem ser realizados; IV. Observação de um fato. Os itens listados são etapas simplificadas do método científico. Pode-se prever que os passos lógicos desse método seria:
  18. 18. UNIMONTES 2015
    O que distingue a atitude científica da atitude costumeira ou do senso comum? Antes de mais nada, a ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. A ciência é uma forma sistemática e organizada do pensamento humano. Com relação à ciência, é INCORRETO afirmar:
  19. 19. UNICENTRO 2009
    Analise as afirmativas, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas. O conhecimento científico é um tipo de conhecimento ( ) assistemático. ( ) ambíguo e não rigoroso. ( ) que aspira à objetividade. ( ) que difere do senso comum. ( ) que tem suas bases na investigação sistemática. Após análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
  20. 20. UNIMONTES 2017
    Método, entre outras coisas, significa caminho para se chegar a um fim ou pelo qual se atinge um objetivo. Método científico poderia ser o caminho trilhado pelo cientista na busca de “verdades” científicas. Para se chegar a essas “verdades” científicas, tal caminho pode demorar anos para ser percorrido. Assinale a alternativa que representa uma característica existente num método científico, mesmo que nenhum caminho tenha sido percorrido.
  21. 21. UFPA 2011
    “A palavra tecnologia, aplicada atualmente com grande latitude (...), é uma expressão específica, em uso a partir de 1772, denotando um fenômeno moderno, que reprojetamos a condições distintas das de nosso tempo: a ligação da ciência com a técnica, ou seja, o ciclo do desenvolvimento da técnica embasada no conhecimento científico, e que evolve em função dele tanto quanto o faz progredir.” (NUNES, Benedito. “Cultura tradicional e cultura de massa” In: Ensaio, São Paulo, Ed. Ensaio, p. 106)   Tendo por base o texto, é correto afirmar que,
  22. 22. UEL 2005
     “As experiências e erros do cientista consistem de hipóteses. Ele as formula em palavras, e muitas vezes por escrito. Pode então tentar encontrar brechas em qualquer uma dessas hipóteses, criticando-a experimentalmente, ajudado por seus colegas cientistas, que ficarão deleitados se puderem encontrar uma brecha nela. Se a hipótese não suportar essas críticas e esses testes pelo menos tão bem quanto suas concorrentes, será eliminada”. (POPPER, Karl. Conhecimento objetivo. Trad. de Milton Amado. São Paulo: Edusp & Itatiaia, 1975. p. 226.)   Com base no texto e nos conhecimentos sobre ciência e método científico, é correto afirmar:
  23. 23. FUVEST 2000
    O tema “teoria da evolução” tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é
  24. 24. UNIMONTES 2015
    O texto abaixo apresenta dados de uma pesquisa científica sobre HIV. Analise-o. Este estudo avaliou prontuários de pacientes portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana-1 (HIV-1)/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) no Hospital Escola Emílio Carlos de Catanduva, Estado de São Paulo, Brasil, para descrição de características epidemiológicas e correlação de prováveis infecções ao perfil imunológico. É do tipo retrospectivo e inclui pacientes internados no ano de 2008. A idade média foi de 40,9 anos, sendo a maioria do sexo masculino. O comportamento heterossexual foi a via mais comum de transmissão. Não se observou diferença estatística significante entre o estado civil dos indivíduos. As infecções oportunistas que ocorreram com maior frequência foram: a toxoplasmose encefálica (34,1%), a retinite por citomegalovírus (32,89%) e a tuberculose (15,79%). A hepatite C se destaca como coinfecção (30,26%), enquanto as comorbidades relevantes foram a pneumonia de qualquer etiologia (22,37%) e a candidíase oroesofagiana (21,05%). Associação significativa foi observada apenas entre a candidíase oroesofágica e os níveis de LTCD4+ abaixo de 200 células/mm3 . Estudos sobre a Aids e sua ocorrência assumem importância para o conhecimento dos perfis regionais da doença no Brasil e, consequentemente, para a promoção efetiva da saúde. (Rev. Panam. Infectol. 2010;13(3):39-42) Considerando o texto apresentado e as características de uma pesquisa científica, analise as alternativas abaixo e assinale a que REPRESENTA o resultado mais adequado ao trabalho indicado acima.
  25. 25. UFMG 1998
    Observa-se que as bananeiras inibem o crescimento de outras espécies de vegetais plantadas próximo a elas. Para verificar se essa inibição é provocada por uma substância produzida pelas bananeiras, o melhor procedimento será
  26. 26. UEL 2009
    [...] chamamos esses lugares de regiões superiores. [...] Tais torres, conforme sua altura e posição, servem para experimentos de isolamento, refrigeração e conservação, e para as observações atmosféricas, como o estudo dos ventos, da chuva, da neve, granizo e de alguns meteoros ígneos. (BACON, F. Nova Atlântida. São Paulo: Nova Cultural. 1997. p. 246.) De acordo com o texto e os conhecimentos sobre os subtemas, pode-se afirmar que o pensamento de Francis Bacon:
  27. 27. UERJ 2004
    Desde o início, Lavoisier adotou uma abordagem moderna da química. Esta era sintetizada por sua fé na balança. (Strathern, Paul. O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.)   Do ponto de vista do método científico, esta frase traduz a relevância que Lavosier atribuía a:
  28. 28. UEL 2009
    [...] é necessário, ainda, introduzir-se um método completamente novo, uma ordem diferente e um novo processo, para continuar e promover a experiência. Pois a experiência vaga, deixada a si mesma [...] é um mero tateio, e presta-se mais a confundir os homens que a informá-los. Mas quando a experiência proceder de acordo com leis seguras e de forma gradual e constante, poder-se-á esperar algo de melhor da ciência. [...] A infeliz situação em que se encontra a ciência humana transparece até nas manifestações do vulgo.  Afirma-se corretamente que o verdadeiro saber é o saber pelas causas. E, não indevidamente, estabelecem- se quatro coisas: a matéria, a forma, a causa eficiente, a causa final. Destas, a causa final longe está de fazer avançar as ciências, pois na verdade as corrompe; mas pode ser de interesse para as ações humanas. (BACON, F. Novo Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. São Paulo: Abril Cultural. 1973. p. 72; 99-100.)   Com base no texto e no pensamento de Francis Bacon acerca da verdadeira indução experimental como interpretação da natureza, é correto afirmar.
  29. 29. UNIMONTES 2012
    A Revolução Industrial, no século XVIII, expressão do poder da burguesia em expansão, demonstrou a eficácia do novo saber inaugurado pela ciência moderna. A ciência e a técnica tornam-se aliadas, provocando modificações jamais vistas no ambiente humano. A exaltação desse novo saber e novo poder leva à concepção denominada de cientificismo. Das alternativas abaixo sobre a perspectiva cientificista, marque a INCORRETA.
  30. 30. UPE 2012
    Um dos períodos mais marcantes e significativos de crise de paradigmas é exatamente a revolução científica dos séculos XVI-XVII, que pode ser considerada um dos principais fatores desencadeantes do pensamento da Modernidade. Um dos grandes problemas do início da Modernidade é, assim, estabelecer os fundamentos dessa nova Ciência, de justificá-la como o verdadeiro modelo explicativo do real em oposição ao anterior (MARCONDES, Danilo. A Crise de Paradigmas e o Surgimento da Modernidade, 1994, p. 16).   Com relação a esse assunto, analise os itens abaixo:   I. A crise de paradigmas se opõe ao que se chama de ciência normal, períodos de estabilidade em que há uma aceitação generalizada de determinados modelos teóricos explicativos. II. A nova ciência, que hoje se constitui, pode ser ilustrada pelo modelo heliocêntrico de sistema solar, formulado por Nicolau Copérnico, aliado ao modelo geocêntrico do cosmo. III. A modernidade se caracteriza por uma ruptura com a tradição que leva à busca do sujeito pensante, de um novo ponto de partida alternativo para a construção e a justificação do conhecimento. IV. O paradigma newtoniano cartesiano se caracterizou como um erro histórico, como uma trajetória necessária no processo evolutivo do pensamento humano, na Antiguidade. V. Aliada ao pensamento cartesiano, a influência da proposição de Isaac Newton foi significativa na ciência moderna, propondo a mais completa sistematização matemática da concepção mecanicista da natureza.   Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS.