Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Linkage

Voltar para Linkage

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Linkage dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFU 2015
    Uma espécie de tomateiro apresenta os genes A, D, E e F, ligados a um determinado cromossomo, que determinam a cor e textura das folhas, a morfologia do fruto e as cores do caule. As frequências de crossing-over encontradas nos cruzamentos testes para dois pares de genes foram: Entre F – E = 14% Entre D – A = 11% Entre F – D = 9% Entre F – A = 20% Entre D – E = 5% Entre E – A = 6% Qual é a sequência desses genes localizados no mesmo cromossomo?
  2. 2. PUC-MG 1999
    O cruzamento de dois indivíduos, um com genótipo AaBb e outro com genótipo aabb resultou numa F1 com as seguintes proporções: AaBb = 35% aabb = 35% Aabb = 15% aaBb = 15% Com esses resultados, pode-se concluir que os genes 'a' e 'b':
  3. 3. UDESC 2016
    A Drosophila melanogaster (mosca de frutas) possui em um dos seus cromossomos dois genes (A e B) que se encontram a uma distância de 28UR  (Unidades de recombinação). Considere um macho desta espécie com o genótipo AaBb em posição trans. Espera-se que ele produza espermatozoides com os genes AB, em um percentual de:
  4. 4. UEL-PR 1996
    Supondo-se que a distância entre locos gênicos seja de 16 morganídios, a taxa de recombinação entre eles é de
  5. 5. UFRGS 2005
    O esquema a seguir refere-se a uma célula diploide que, durante a meiose, sofrerá permutação entre os genes A e B. Assinale a alternativa que apresenta todos os tipos de gametas normais que podem ser formados por essa célula.
  6. 6. ACAFE 2014
    Um cruzamento entre uma fêmea duplo-heterozigota (AaBb) com um macho duplo recessivo revelou a seguinte proporção genotípica entre os descendentes: 40% AaBb, 40% aabb, 10% Aabb, 10% aaBb. Assim, assinale a alternativa correta.
  7. 7. UEL 2009
    Na cultura do pepino, as características de frutos de cor verde brilhante e textura rugosa são expressas por alelos dominantes em relação a frutos de cor verde fosco e textura lisa. Os genes são autossômicos e ligados com uma distância de 30 u.m. (unidade de mapa de ligação). Considere o cruzamento entre as plantas duplo heterozigotas em arranjo cis para esses genes com plantas duplo homozigotas de cor verde fosca e textura lisa. Com base nas informações e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir, com as proporções esperadas destes cruzamentos. I - 15% dos frutos serão de cor verde fosco e textura rugosa. II - 25% dos frutos serão de cor verde fosco e textura lisa. III - 25% dos frutos de cor verde brilhante e textura lisa. IV - 35% dos frutos serão de cor verde brilhante e textura rugosa. Assinale a alternativa CORRETA.
  8. 8. UFU 2016
    Nos camundongos, o gene  recessivo e, produz pelos encrespados, e seu alelo dominante, pelos normais. Em outro par de genes alelos, o gene recessivo a produz fenótipo albino, enquanto seu alelo dominante produz fenótipo selvagem. Quando camundongos diíbridos foram cruzados com camundongos albinos e de pelos encrespados, foram obtidos 79 camundongos de pelos encrespados e selvagens, 121 com pelos encrespados e albinos, 125 de pelos normais e selvagens e 75 com pelos normais e albinos. Qual esquema representa a posição dos genes no diíbrido?
  9. 9. FURG 1997
    Mendel, nas primeiras experiências sobre hereditariedade, trabalhou com apenas uma característica de cada vez. Posteriormente, ele acompanhou a transmissão de dois caracteres ao mesmo tempo, e os resultados levaram-no a concluir que: "fatores para dois ou mais caracteres são transmitidos para os gametas de modo totalmente independente". Esta observação foi enunciada como "2a Lei de Mendel" ou "Lei da Segregação Independente", a qual não é válida para os genes que estão em ligação gênica ou "Iinkage", isto é, genes que estão localizados nos mesmos cromossomos. Observando as seguintes proporções de gametas produzidos pelo diíbrido AaBb em três situações distintas. I - AB (25%); Ab (25%).- aB (25%).- ab (25%). II - AB (50%).- ab (50%). III - AB (40%).- Ab (10%); aB (10%); ab (40%), pode-se afirmar que:
  10. 10. UPE 2017
    (Adaptado) Um pesquisador tenta descobrir se pares de genes alelos, que atuam em duas características para cor (colorido - B e incolor - b) e aspecto (liso - A e rugoso - a) do grão do milho, se situam em pares de cromossomos homólogos ou no mesmo cromossomo (Linkage). Ele efetuou o cruzamento de um duplo-heterozigoto com um duplo-recessivo, ou seja, P: AaBb x aabb Assinale a alternativa que resulta na CORRETA  F1:  
  11. 11. UFPE 2005
    A frequência de recombinação entre os locos A e B é de 10%. Em que percentual serão esperados descendentes de genótipo AB // ab, a partir de progenitores com os genótipos mostrados na figura?
  12. 12. UFPEL 2006
    Uma determinada espécie vegetal apresenta variação para cor da flor - roxo e branco -, cor do hipocótilo - roxo e verde - e pilosidade no cálice da flor - com (piloso) e sem (glabro). A cor roxa da flor e do hipocótilo e a presença de pilosidade são dominantes. Em todos os cruzamentos realizados entre plantas fenotipicamente diferentes e após avaliações em várias gerações segregantes, foi observado que todas as plantas que apresentavam flores roxas, o hipocótilo era roxo e todas as plantas que apresentavam flores de cor branca, o hipocótilo era verde (situação 1). Entretanto, ao cruzarem um duplo heterozigoto para os caracteres cor da flor e pilosidade no cálice da flor com um duplo-recessivo, foi observada na progênie a seguinte proporção (situação 2): Com base no texto e em seus conhecimentos é correto afirmar que
  13. 13. UNICAMP 2011
    Considere um indivíduo heterozigoto para três genes. Os alelos dominantes A e B estão no mesmo cromossomo. O gene C tem segregação independente dos outros dois genes. Se não houver crossing-over durante a meiose, a frequência esperada de gametas com genótipo abc produzidos por esse indivíduo é de
  14. 14. PUCSP 2013
    O cruzamento entre um heterozigoto AaBb e um homozigoto recessivo aabb produziu uma descendência com as seguintes taxas: AaBb - 2,5% Aabb - 47,5% aaBb - 47,5% aabb - 2,5% Em relação ao resultado obtido, foram feitas cinco afirmações. Assinale a única INCORRETA.
  15. 15. MACKENZIE 1997
    Analisando-se dois pares de genes em ligamento fatorial ("linkage") representados pelo híbrido BR/br, uma certa espécie apresentou a seguinte proporção de gametas: BR - 48,5%  br   - 48,5%  Br  - 1,5%    bR - 1,5%     Pela análise dos resultados, pode-se concluir que a distância entre os genes B e R é de:
  16. 16. FGV 2013
    Em experimentos envolvendo cruzamentos de moscas Drosophila melanogaster, cujos alelos apresentam ligação gênica, estudantes analisaram insetos selvagens, insetos com asas vestigiais e insetos com corpo escuro. As características fenotípicas e genotípicas estão ilustradas no quadro a seguir. O cruzamento entre moscas duplo heterozigotas, VE/ve, com duplo recessivas, ve/ve, para essas características gerou cerca de 4 800 descendentes. Admitindo-se que não ocorreu permutação entre os alelos, espera-se que o número de descendentes selvagens; com asas vestigiais; com corpo escuro; e com asas vestigiais e corpo escuro seja, respectivamente, em torno de
  17. 17. UNICAMP 2013
    Considere um indivíduo heterozigoto para dois locos gênicos que estão em Iinkage, ou seja, não apresentam segregação independente. A representação esquemática dos cromossomos presentes em uma de suas células somáticas em divisão mitótica é:
  18. 18. UCS 2014
    Considerando que, em dois pares de genes AB e ab, em arranjo cis, durante a gametogênese (meiose) das células reprodutoras de um indivíduo, ocorra uma taxa de permutação de 24%, os gametas formados serão: AB__________%; Ab__________%; aB__________%; ab__________%. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima.
  19. 19. UEG 2015
    O processo de divisão celular é extremamente importante nos processos biológicos. Durante a prófase da primeira divisão da meiose, os cromossomos homólogos podem passar por permutações entre si (recombinação ou crossing over), gerando gametas com uma combinação de alelos diferentes das combinações existentes nos cromossomos dos pais. A soma desses recombinantes é chamada de taxa ou frequência de recombinação. A figura a seguir exemplifica um caso de três genes A, B e C situados em um par de cromossomos homólogos. Sobre as taxas de recombinação entre esses loci, verifica-se que a taxa de recombinação entre 
  20. 20. UFRGS 1998
    Com relação ao processo conhecido como crossing-over, podemos afirmar que o mesmo
  21. 21. UESC 2011
    A taxa ou frequência de permutação entre pares de genes que estão ligados é constante e depende da distância que esses genes se encontram uns dos outros. O geneticista Alfred Sturtevant imaginou que seria possível construir mapas gênicos, que mostrariam a distribuição dos genes ao longo do cromossomo e as distâncias relativas entre eles. O quadro a seguir mostra um exemplo desse tipo de mapa gênico. Com base nas informações contidas no quadro, é possível afirmar que os valores corretos para as taxas de permutação em X e Y são, respectivamente,
  22. 22. UEL 2000
    Quatro genes, A, B, C e D, localizados no mesmo cromossomo, apresentam as seguintes frequências de recombinação: A-B = 32% A-C = 45% A-D = 12% B-C = 13% B-D = 20% C-D = 33% A sequência mais provável desses genes no cromossomo é
  23. 23. UFPR 2011
    Admita que dois genes, A e B, estão localizados num mesmo cromossomo. Um macho AB/ab foi cruzado com uma fêmea ab/ab. Sabendo que entre esses dois genes há uma frequência de recombinação igual a 10%, qual será a frequência de indivíduos com genótipo Ab/ab encontrada na descendência desse cruzamento?  
  24. 24. UPE 2012
    Um dado indivíduo heterozigoto para os genes A e B (configuração cis) é submetido a um cruzamento-teste. Se os dois genes forem I. não ligados (segregação independente) II. separados por 40 centimorgam (cM) que porcentagem da prole desse cruzamento será aabb?
  25. 25. UEL 2000
    Em camundongos, o alelo dominante E condiciona pelos normais e o alelo recessivo e, pelos encrespados. O alelo dominante A determina pelagem selvagem e o alelo recessivo a, albina. Os indivíduos F1, obtidos a partir de cruzamentos EEAA×eeaa, ao serem cruzados com animais duplo-recessivos, originaram os seguintes descendentes: 160 com pelos normais e albinos 160 com pelos encrespados e selvagens 40 com pelos normais e selvagens 40 com pelos encrespados e albinos Assinale a alternativa que contém as porcentagens corretas de cada tipo de gameta produzido pelos indivíduos F1.
  26. 26. UFRRJ 1999
    Numa certa espécie de milho, o grão colorido é condicionado por um gene dominante B e o grão liso por um gene dominante R. Os alelos recessivos b e r condicionam, respectivamente, grãos brancos e rugosos. No cruzamento entre um indivíduo colorido liso com um branco rugoso, surgiu uma F1, com os seguintes descendentes: 150 indivíduos que produziam sementes coloridas e lisas, 150 indivíduos que produziam sementes brancas e rugosas, 250 indivíduos que produziam sementes coloridas e rugosas e 250 indivíduos que produziam sementes brancas e lisas. A partir desses resultados, podemos concluir que o genótipo do indivíduo parental colorido liso e a distância entre os genes B e R são
  27. 27. UFAM 2016
    O cruzamento AB/ab x ab/ab produziu 200 descendentes. Quantos indivíduos deverão apresentar o genótipo Ab/ab, sabendo-se que a frequência de permutação é de 20%?
  28. 28. UPE 2015
    O tomate Solanum lycopersicum tem 12 pares de cromossomos, e sua flor é hermafrodita, ocasionando percentual de cruzamento natural inferior a 5%. A geração parental foi submetida a cruzamento por meio de uma polinização cruzada artificial, utilizando a parte feminina da flor de uma planta selvagem para cruzamento com a parte masculina de outra, com características recessivas, resultando em uma F1 duplo-heterozigota. No quadro a seguir, observamos: a representação esquemática do cromossomo 2 de tomate com dois genes, seus respectivos alelos e características fenotípicas; os resultados da prole de um cruzamento de tomates duplo-heterozigotos (F1) com duplo-homozigotos. PERCENTUAL F2 FENÓTIPO 41% Fruto vermelho e flor amarela 41% Fruto amarelo e flor branca 9% Fruto vermelho e flor branca 9% Fruto amarelo e flor amarela Com base nessas informações, conclui-se que
  29. 29. UPE 2013
    Observe o esquema a seguir: Com base no esquema acima, analise as seguintes proposições: I. Gametas portadores dos alelos E/C e dos alelos e/c ocorrem em uma proporção maior que a dos gametas portadores dos alelos E/c e e/C, caracterizando um arranjo trans. II. Na descendência, as classes que surgem em maior frequência portam as combinações parentais dos alelos, e aquelas em menor frequência são, portanto, as recombinantes, caracterizando uma ligação gênica. III. O cruzamento-teste da fêmea duplo-heterozigótica com o macho duplo-homozigoto-recessivo mostra quatro tipos de genótipos na descendência, embora em proporções diversas das esperadas, segundo a lei de segregação independente. IV. O fenótipo dos descendentes é determinado pela constituição genética do espermatozoide, visto que o macho é homozigoto recessivo duplo, fornecendo alelos recessivos para os descendentes. Estão CORRETAS
  30. 30. UNIOESTE 2012
    Crossing over  ou permuta é um importante fenômeno que ocorre na prófase I meiótica, responsável pela recombinação entre os diferentes pares de genes de cromossomos homólogos. O desenho abaixo representa um par de cromossomos homólogos, com 3 genes: gene A, gene B  e gene C, cada um destes possuindo dois alelos (alelo dominante e alelo recessivo). A partir deste desenho, assinale a alternativa correta.
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login