UFPR 2009

O caramujo gigante africano (Achatina fulica) foi introduzido no Brasil em meados dos anos 80 para ser usado como alimento. Entretanto, foi descoberto posteriormente que este molusco pode ser vetor de nematóides que podem causar sérias doenças. Além da questão sanitária, este animal causa um desequilíbrio em nossos ecossistemas devido ao seu sucesso reprodutivo e de adaptação ao nosso ambiente. No litoral do Paraná, devido a grande população deste caramujo, pode ser considerado como praga. Em contrapartida, são cada vez mais raros os registros de ocorrência de caramujos do gênero Megalobulimus, típicos de nossa região. Várias ações educativas têm si do desenvolvidas para eliminação daespécie exótica,  entretanto é importante conhecer as diferenças entre as espécies, no intuito de evitar que a população elimine a espécie nativa.

 

A partir das informações apresentadas, considere as seguintes afirmativas:

 

1. O caramujo africano está dizimando o nativo por transmitir o nematóide causador da doença.

2. A diminuição da ocorrência do Megalobulimus em nada está relacionada a infestação do Achatina  fulica,  uma vez que são espécies que não competem pelo mesmo nicho ecológico.

3. Os nematóides são um grupo de protozoários que podem causar, entre outras doenças, a meningite e a malária.

4. Os impactos ecológicos causados pelo Achatina fulica fazem com que esta espécie exótica seja considerada também como uma espécie invasora.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.