Exercícios de Nematelmintos

Voltar para Nematelmintos

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Nematelmintos dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 12000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UPE 2014
    Leia o texto a seguir A elevada prevalência de parasitos intestinais nos países subdesenvolvidos se deve, principalmente, às precárias condições de saneamento básico e ao baixo nível de escolaridade da população. Num estudo realizado com 200 escolares da periferia de Salvador (BA), os pesquisadores identificaram cinco parasitos com maior frequência. São eles: Entamoeba coli (43,5%), Ascaris Iumbricoides (25%), Endolimax nana (22%), Entamoeba histolytica/E. dispari (21,5°/a) e Giardia duodenalis (12,0%). O resultado apontou para a necessidade de implantação de programas de educação em saúde para a prevenção de infecções parasitárias e para a adoção de medidas que melhorem o estado nutricional das crianças. Disponível em: http://ww.revistas.ufg.br/index.php/iptsp/article/download/16762/10208. Adaptado. Sobre os parasitas mencionados no texto, observe a sequência a seguir que representa o seu Ciclo de Vida. 1. Ingerir água ou alimento contaminado. 2. Haver liberação dos ovos no intestino delgado. 3. As larvas penetram no revestimento intestinal e caem na corrente sanguínea, atingindo figado, coração e pulmões, onde sofrem algumas mudanças de cutícula e aumentam o tamanho. 4. As larvas permanecem nos alvéolos pulmonares, podendo causar sintomas semelhantes de pneumonia. 5. Ao abandonar os alvéolos, as larvas passam para os brônquios, a traqueia, laringe e faringe. 6. Em seguida, as larvas são deglutidas e atingem o intestino delgado, no qual crescem e se transformam em vermes adultos. 7. Após o acasalamento, a fêmea inicia a liberação dos ovos. 8. Os ovos são eliminados com as fezes. Dentro de cada ovo, ocorre o desenvolvimento de um embrião que, após algum tempo, origina uma larva. 9. Ovos contidos nas fezes contaminam a água de consumo e os alimentos utilizados pelo ser humano. É CORRETO afirmar que o ciclo de vida acima pertence, exclusivamente, a:
  2. 2. MACKENZIE 1996
    Conforme o ciclo evolutivo, os parasitas são classificados em monogenéticos e digenéticos. No primeiro caso, quando seu ciclo se passa num único hospedeiro e no segundo caso, quando se desenvolve em dois hospedeiros, o intermediário e o definitivo. Um parasita considerado monogenético é:
  3. 3. G1 - CFTMG 2015
    Analise o ciclo do nematódeo Dracunculus medinensis, causador da dracunculíase em Guiné, na África, cujos casos têm-se reduzido drasticamente. A estratégia que vem permitindo essa diminuição de casos da doença é a
  4. 4. UEL 2005
    Nematódeos são animais vermiformes de vida livre ou parasitária, encontrados em plantas e animais, inclusive no homem. Sobre as características presentes em nematódeos, considere as afirmativas a seguir. I. Corpo não segmentado coberto por cutícula. II. Trato digestório completo. III. Órgãos especializados para circulação. IV. Pseudoceloma. Estão corretas apenas as afirmativas:
  5. 5. UNIRIO 1996
    A elefantíase, ou filariose, e uma parasitose comum na região amazônica. Sua profilaxia pode ser feita através do combate ao inseto vetor e do isolamento e tratamento das pessoas doentes. O agente causador e o hospedeiro intermediário dessa parasitose são, respectivamente:
  6. 6. UNIRIO 1999
    Analise as informações abaixo sobre as características de uma verminose. I - O parasita se apresenta no interior dos vasos linfáticos da pessoa infestada. II - O hospedeiro intermediário pertence ao filo dos Artrópodes. III - Geralmente acarreta um derrame de linfa nos tecidos, provocando uma inchação. Tais características são pertinentes a:
  7. 7. MACKENZIE 2010
    As verminoses representam um grande problema de saúde, principalmente nos países subdesenvolvidos. A falta de redes de água e de esgoto, de campanhas de esclarecimento público, de higiene pessoal e de programas de combate aos transmissores, leva ao aparecimento de milhares de novos casos na população brasileira. Dentre as verminoses humanas causadas por nemátodos, citam-se, corretamente:
  8. 8. UFPA 2012
    Várias espécies de helmintos são agrupadas dentro do filo Nematoda, ou vermes cilíndricos. As principais novidades evolutivas que surgiram nesse filo, em comparação com os vermes achatados (Platelmintos), foram:
  9. 9. PUC-PR 2010
    Uma pessoa que vive na zona rural, foi ao posto médico da cidade. O médico observou que este paciente se encontrava descalço e mal vestido, apresentava magreza, palidez e seu intestino estava repleto de vermes. Dado esse contexto, identifique os vermes intestinais responsáveis pelo estado desse rapaz e identifique o que ele deve fazer para não adquiri-los:
  10. 10. FUVEST 1995
    No nematoide 'Ascaris', a pressão interna no repouso é de 70 cm de água e chega a 400 cm de água quando o animal se locomove. Essas pressões elevadas são mantidas, com economia de energia, pela existência ao longo do corpo do animal de uma:
  11. 11. UFRN 2001
    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Caros candidatos; Vocês estão convidados a fazer um passeio numa área de Mata Atlântica, onde verão um maravilhoso ecossistema. Nesse passeio, vocês estarão em contato com a natureza, verão de perto a diversidade da fauna e da flora, compreenderão como as espécies se inter-relacionam, se reproduzem e como se dão alguns fenômenos biológicos nos seres que vivem ali e até naqueles que visitam esse ambiente. Vocês terão a oportunidade de verificar de que maneira o homem pode interferir nesse meio, alterando-o, e quais as consequências disso. Também serão convocados a responder a questões básicas no campo da Biologia. Para tanto, contarão com a companhia de Ribossomildo, um experiente pesquisador, que lhes servirá de guia. Ele dispõe de material para ilustrar, quando necessário, essa atividade de campo. Fiquem tranquilos: vocês estão preparados, e o passeio será muito proveitoso, pois Ribossomildo só lhes dará informações cientificamente corretas. Vamos lá?!!! O grupo constata que, na área desmatada, há uma grande quantidade de lixo despejado por moradores das proximidades, o que certamente contribui para aumentar o número de casos de ascaridíase. Esse aumento acontece porque:
  12. 12. PUC-RS 2004
    Se considerarmos que o parasitismo é uma interação extremamente comum na natureza e que muitas espécies animais podem possuir parasitos específicos, isto é, espécies de parasitos adaptados a apenas uma espécie de hospedeiro, podemos supor que o filo ______________ deve apresentar uma diversidade de espécies muito maior do que a atualmente conhecida pela ciência.
  13. 13. UEL 1997
    Exemplos de moléstias causadas por parasitas, que se manifestam apenas na espécie humana e cuja transmissão independe de hospedeiro intermediário, são:
  14. 14. UECE 1997
    Nas alternativas indique a doença na qual o parasita causador NÃO necessita de um hospedeiro intermediário:
  15. 15. MACKENZIE 1997
    Assinale a alternativa que apresenta parasitoses humanas causadas por parasitas pertencentes, unicamente, ao filo dos Nematelmintos.
  16. 16. UNESP 1995
    Considere a afirmação: "O ciclo de vida se completa em um único hospedeiro". Trata-se de:
  17. 17. UEL 1999
    Um animal que só possui musculatura longitudinal e que usa a pressão hidrostática do líquido pseudocelomático como antagonista da musculatura pode ser uma
  18. 18. FUVEST 1996
    O 'Ancylostoma' é um parasita intestinal que provoca o "amarelão", doença que se pode adquirir:
  19. 19. MACKENZIE 2001
    Assinale a alternativa que apresenta parasitoses humanas causadas unicamente por vermes nematelmintos.
  20. 20. UEL 1998
    A figura a seguir representa o ciclo de vida de um verme parasita do organismo humano. O verme causador da parasitose e o transmissor são, respectivamente,
  21. 21. PUC-CAMP 2001
    Monteiro Lobato criou o Jeca Tatu, um personagem típico da zona rural, que era magro, pálido, andava descalço e mal vestido, além de ter o intestino cheio de vermes. Os vermes intestinais responsáveis pelo estado do Jeca e o que as pessoas devem fazer para não adquiri-los são, respectivamente,
  22. 22. UNITAU 1995
    Representantes da Classe Nematoda são encontrados parasitando o tubo digestivo e outros órgãos do homem. Das espécies a seguir, indique a que não pertence à referida classe:
  23. 23. UEL 1994
    A figura a seguir mostra a contaminação do homem por um parasita. A moléstia causada por esse parasita é a
  24. 24. MACKENZIE 2002
    O desenho representa o ciclo de vida de um parasita humano. Trata-se do:
  25. 25. FGV 1996
    Crianças que frequentavam um tanque de areia do condomínio onde residiam apresentaram, praticamente ao mesmo tempo, uma parasitose conhecida popularmente como "bicho-geográfico" ou "larva migrans", cujo agente etiológico é o 'Ancylostoma braziliense'. Quais os animais a seguir relacionados poderiam ter sido responsáveis pela contaminação da areia?
  26. 26. FEI 1995
    A parasitose que tem seu agente causador, quando adulto, alojado preferencialmente no sistema linfático é a:
  27. 27. MACKENZIE 1997
    Um analista clínico, ao fazer um exame de fezes de um paciente, observou, ao microscópio, ovos de um verme Asquelminto (ou Nematelminto). Seu diagnóstico estaria INCORRETO se afirmasse ter encontrado ovos de:
  28. 28. FUVEST 2017
    Procurando bem Todo mundo tem pereba Marca de bexiga ou vacina E tem piriri, tem lombriga, tem ameba Só a bailarina que não tem Edu Lobo e Chico Buarque, Ciranda da bailarina. A bailarina dos versos não contrai as doenças causadas por dois parasitas de importância para a saúde pública: a lombriga (Ascaris lumbricoides) e a ameba (Entamoeba histolytica). Todo mundo, porém, pode-se prevenir contra essas parasitoses, quando
  29. 29. UEL 1999
    Considere o esquema a seguir, referente a parasitoses humanas. I e II podem ser, respectivamente,
  30. 30. G1 - CPS 2016
    O ser humano pode conseguir muitos benefícios por meio do solo, mas também pode contrair vários tipos de doenças, se o solo estiver contaminado. Entre essas doenças, destacam-se as verminoses, causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro. Uma das verminoses mais comuns em todo o mundo é a ascaridíase, doença causada pelo verme Ascaris lumbricoides, conhecido popularmente como lombriga. Para prevenir a contaminação do organismo humano por esse verme, é importante
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login