Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Padrões entre os Seres Vivos

Voltar para Padrões entre os Seres Vivos

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Padrões entre os Seres Vivos dos maiores vestibulares do Brasil.

1. 1. UERJ 1999
    Muitos aspectos do desenvolvimento embrionário e das estruturas dos indivíduos adultos mostram a existência de semelhanças que evidenciam o processo evolutivo. A presença de fendas branquias e de múltiplos arcos aórticos nos embriões de vários grupos animais são exemplos desse fato. O registro fóssil indica que os vertebrados de respiração branquial precederam os de respiração terrestre aérea. Dessa maneira, podemos dizer que a sequência do aparecimento dos animais foi:
  2. 2. ENEM PPL 2013
    Em 1861 foi anunciada a existência de um fóssil denominado Arqueopterix, que revolucionou o debate acerca da evolução dos animais. Tratava-se de um dinossauro que possuía penas em seu corpo. A partir dessa descoberta, a árvore filogenética dos animais acabou sofrendo transformações quanto ao ancestral direto das aves. Nessa nova árvore filogenética, de qual grupo as aves se originaram?
  3. 3. PUCRS 2006
    INSTRUÇÃO: Responda a questão com base nas informações relacionadas ao desenho animado que tem como personagem Bob Esponja. "No coração do Oceano Pacífico, na cidade subterrânea da Fenda do Bikini, vive uma esponja do mar chamada Bob Esponja. Bob Esponja vive num abacaxi com sua mascote, o caracol Gary, e trabalha como cozinheiro de hambúrgueres na lanchonete do ganancioso Sr. Siriguejo. Quando não está incomodando seu vizinho mal-humorado Lula Molusco, Bob Esponja se diverte com seus melhores amigos, Patrick e Sandy Bochecha". Considerando as personagens apresentadas no quadro, qual alternativa apresenta a árvore que expressa corretamente as relações filogenéticas entre os animais personagens do desenho animado?
  4. 4. UFPA 2012
    Várias espécies de helmintos são agrupadas dentro do filo Nematoda, ou vermes cilíndricos. As principais novidades evolutivas que surgiram nesse filo, em comparação com os vermes achatados (Platelmintos), foram:
  5. 5. UDESC 2012
    Assinale a alternativa correta, quanto aos poríferos, cnidários, platelmintos e nematelmintos.
  6. 6. UNEB 2014
    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Atualmente, a comunidade científica admite que certos animais detectam e respondem a campos magnéticos, é que para muitos deles essa capacidade é útil para a sobrevivência. Um sentido magnético tem sido, de fato, bem documentado em muitas espécies - desde migrantes sazonais, como tordos e borboletas-monarcas, até mestres navegadores, como pombos-correios e tartarugas marinhas; desde invertebrados, como lagostas, abelhas e formigas, a mamíferos, como toupeiras e focas-elefante; é de minúsculas bactérias a corpulentas baleias. Nos anos 70, pesquisadores demonstraram que certas bactérias contêm filamentos de partículas microscópicas de magnetitas - uma forma fortemente magnética de óxido de ferro que orienta o organismo inteiro. (CASTELVECCHI. 2012. p. 29-33). Considerando-se as características presentes nos grupos animais mencionados no texto, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas. (  ) Pombos-correios e tartarugas marinhas apresentam semelhanças adaptativas básicas em relação ao ambiente terrestre, como a presença de fecundação interna, ovo de casca dura e anexos embrionários. (  ) A capacidade de voo dos tordos é das borboletas é considerada uma adaptação por analogia, já que é fruto de uma convergência evolutiva. (  ) Lagostas, abelhas é formigas apresentam um exoesqueleto quitinoso que acompanha o crescimento desses animais sem a necessidade de ecdises. (  ) Toupeiras e focas-elefante, apesar de serem mamíferos, se diferenciam em relação ao tipo de estrutura respiratória, já que a toupeira,que é terrestre, possui pulmões, é a foca, que é aquática, possui brânquias. (  ) Tanto as bactérias quanto as baleias apresentam determinadas propriedades que estão presentes em todos os seres celulares, tais como reprodução, evolução, metabolismo é nutrição. A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:
  7. 7. UFMG 2006
    Analise este esquema de parte de uma árvore evolutiva de invertebrados, em que I, II, III e IV representam grupos de organismos com as características destacadas nos quadros a que cada um deles se relaciona. Considerando as informações do esquema a seguir e outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa em que o animal mostrado NÃO representa o grupo indicado.
  8. 8. G2 1996
    Tubarão, perereca, jacaré, coruja e rato têm, respectivamente:
  9. 9. UFPR 2013
    Metameria é uma característica de espécies de alguns filos animais. Ela representa a divisão do corpo em segmentos e esta relacionada à repetição de estruturas internas, incluindo órgãos excretores e sistema nervoso. A metameria esta associada a especializações de partes do corpo, através de um processo conhecido como tagmatização, que pode representar a especialização ou a fusão de segmentos de uma região corporal para a realização de funções específicas. Sobre metameria e tagmatização, considere as seguintes afirmativas: 1. Cordados apresentam metameria especialmente visível na musculatura corporal. 2. Nos anelídeos, a segmentação é bastante evidente, formando anéis do corpo, e a tagmatização pode existir, como no caso do clitelo em minhocas. 3. Nos artrópodes, a segmentação existe, mas a tagmatização é observada apenas nos insetos (ex. tórax). 4. Moluscos apresentam segmentação e tagmatização limitadas às regiões localizadas no interior de suas conchas. Assinale a alternativa correta.
  10. 10. UNICAMP 2018
    Fósseis do organismo Spriggina (em vista dorsal na figura a seguir), que viveu há 550 milhões de anos, foram descobertos nas montanhas de Ediacara, na Austrália. Tais fósseis estão entre os mais antigos vestígios de seres multicelulares já encontrados. Esse animal primitivo, cuja classificação desafia os pesquisadores, possui algumas características ainda encontradas na maioria dos animais existentes hoje. Esse animal apresenta
  11. 11. PUCRS 2018
    Considerando os filos da escala evolutiva zoológica, pode-se afirmar que __________ e __________ são simultaneamente celomados, protostômios e segmentados.